Exaeretodon riograndensis

O maior cinodonte de todos

Ilustração: Nobu Tamura.

O gênero “Exaeretodon” vem do grego “exaireto” que significa “excelente” e “odon” que significa “dente”, sendo assim, o nome significa “dente excelente”, devido a ser o gênero com uma das dentições mais especializadas do grupo; a espécie “riograndensis” se refere ao estado do Rio Grande do Sul, onde a espécie é encontrada.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota; Sinapsida; Cynodontia; Cynognathia; Traversodontidae

Alimentação: Herbívoro

Comprimento: até 1,8 metros

Peso: até 200kg

Época: Triássico Superior, aproximadamente 233 Ma (Carniano).

Distribuição: Brasil

Sítios onde foram encontrados: Sesmaria do Pinhal, Linha Bernadino e Linha Facão, no interior de Candelária (ver mapa), e outros locais do Rio Grande do Sul.


É uma das maiores espécies de traversodontideo e também uma das mais abundantes do Triássico, aqui no Brasil. É bastante característico pelos seus dentes bastante especializados, as costelas não possuem placas costais (que são uma expansão da costela, formando uma placa) além de um processo arredondado localizado abaixo da órbita. O gênero Exaeretodon é tambem muito comum no Triássico da Argentina, onde é encontrada uma outra espécie, Exaeretodon argentinus. Um espécime coletado na Índia foi descrito como uma espécie diferente, Exaeretodon statisticae, sendo este o único registro do gênero fora da Argentina e Brasil. Ao longo dos anos já foram descritas outras espécies relacionadas com o gênero Exaeretodon, como Proexaeretodon vincei, Ischignathus sudamericanus, Belesodon argentinus e Exaeretodon frenguellii, que são todos considerados atualmente como sinônimos de Exaeretodon argentinus.

Escultura do Exaeretodon riograndensis. Museu Aristides Carlos Rodrigues. Foto: Patricia Barreto.