Neoterópode indeterminado

Os dinossauros caçadores

FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota, Reptilia, Archosauromorpha, Dinosauria, Saurischia, Theropoda, Neotheropoda.

Alimentação: Carnívora.

Comprimento: desconhecido.

Massa corporal: desconhecida.

Época: Triássico Superior, aproximadamente 225 Ma (Noriano).

Distribuição: Neoterópodes do Triássico são encontrados principalmente no Hemisfério Norte, sendo escassos na América do Sul (restos encontrados na Argentina e no Brasil).

Sítio onde foi encontrado em Candelária: Cerro do Botucaraí (ver MAPA).

Os neoterópodes incluem as formas mais avançadas dentre os Theropoda, o grupo de dinossauros “irmão” dos Sauropodomorpha, dentro de Saurischia. Em Candelária, a presença de Neotheropoda é registrada pela extremidade distal de um fêmur esquerdo (espécime MMACR 039 T). A escassez do material restringe a quantidade de informações que poderia ser inferida para este animal. Com base em sua morfologia, percebe-se que o espécime MMACR 039 T é similar à algumas espécies de Theropoda mais derivados, agrupados no clado Neotheropoda. Dentre estes, MMACR 039 T possui similaridades com Coelophysis, um neoterópode conhecido por abundantes restos no Triássico da América do Norte. MMACR 039 T é o mais antigo neoterópode na América do Sul. Novos fósseis relacionados à MMACR 039 T poderão aprimorar o conhecimento evolutivo a respeito destes pequenos e antigos predadores de Candelária.

Referências:

Pinheiro, F. L. (2017). A fragmentary dinosaur femur and the presence of Neotheropoda in the upper Triassic of Brazil. Revista Brasileira de Paleontologia, 19(2), 211-216.