Stahleckeria potens

O maior herbívoro do Triássico Médio brasileiro

Ilustração: Dmitry Bogdanov.

Em um período no qual o mundo estava ainda se recuperando da grande extinção do Permiano, este dicinodonte, junto com Dinodontosaurus, foi um dos maiores herbívoros de sua época.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Synapsida: Anomodontia: Dicynodontia: Stahleckeriidae.

Alimentação: Herbívora.

Comprimento: até 4 metros

Peso:até 400 kg

Época: Triássico Médio-Superior, aproximadamente 240 Ma (Ladiniano-Carniano).

Distribuição: sul do Brasil e Namíbia (África)

Sítios onde foram encontrados em Candelária: região de Pinheiro (ver MAPA).

Este dicinodonte foi achado e descrito pela primeira vez justamente na região de Candelária, ao redor das décadas de ’20-’30. Deve o seu nome ao seu descobridor, o pesquisador alemão Rudolf Stahlacker, que muito contribuiu ao crescimento do conhecimento paleontológico do RS, ao lado de Friedrich Von Huene, considerado um dos pais da Paleontologia sul-brasileira. Diferentemente do dicinodonte Dinodontosaurus, achado nas mesmas camadas, o Stahleckeria não possuía as características presas do primeiro (assim como o outro dicinodonte triássico brasileiro, o Jachaleria candelariensis). Estas diferenças indicam aos pesquisadores que Stahleckeria e Dinodontosaurus tiveram uma alimentação levemente diferente entre si, reduzindo então o grau de competição entre as duas espécies e favorecendo a ocupação da mesma região. Originalmente, tinha sido descrito também uma outra espécie da mesma época (“Stahleckeria impotens”), de tamanho reduzido em comparação com Stahleckeria potens que, subsequentemente, foi reconhecida como uma forma juvenil desta.

Referências:

Abdala, F.; Marsicano, C.A.; Smith, R.M.H.; Swart, R. (2013) Gondwana Research, https://doi.org/10.1016/j.gr.2012.07.011

Da-Rosa, Á.A.S. (2009) Vertebrados fósseis de Santa Maria e região, 480 p.

Huene, F.V. (1942) Répteis fósseis do Gondwana Sul-americano (tradução de 1990), 352 p. + 38 pranchas

Vega-Dias, C.; Schultz, C.L. (2004) PaleoBios, v. 24, n. 1, p. 7-31

Vega-Dias, C.; Maisch, M.W.; Schwanke, C. (2005) Revista Brasileira Paleontologia, v. 8, n. 3, p. 221-228

Ilustração: Prehistoric Wildlife