Chiniquodon theotonicus

O que habita todos os lugares

O gênero “Chiniquodon” significa “dente de Chiniquá” que se refere à localidade de coleta, a região de Chiniquá, em São Pedro do Sul; a espécie “theotonicus” foi descrita em homenagem a Theotônio Béles Xavier, o proprietário das terras onde o material foi encontrado pela primeira vez.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota; Sinapsida; Cynodontia; Probainognathia; Chiniquodontidae,

Alimentação: Insetívoro/Carnívoro

Comprimento: Menos de um metro

Peso: menos de 10 kg

Época: Triássico Médio-Superior, aproximadamente 240 Ma (Ladiano- Carniano).

Distribuição: Brasil

Sítios onde foram encontrados: Região de Pinheiro, Sanga Weg, Sanga Baum (ver MAPA).

Esta espécie é uma das mais antigas descritas no Brasil, encontrada na região de Chiniquá pelo paleontólogo alemão Friedrich Von Huene, que descreveu a espécie em 1936. O gênero Chiniquodon é encontrado também em vários outros lugares do mundo, como Namíbia, Madagascar, e Argentina, sendo uma espécie muito informativa sobre as idades das localidades em que é encontrada. O primeiro material coletado e que dá nome à espécie, coletado por Von Huene nos anos 1930 está atualmente depositado na coleção da Universidade de Tubingen, na Alemanha. Chiniquodon é um dos cinodontes Probainognathia mais basais, sendo ainda uma forma relativamente grande e apresenta características de um animal carnívoro e/ou insetívoro, como dentes pós caninos com várias cúspides e caninos grandes.

Muitos outros cinodontes carnívoros ja foram identificados como Chiniquodon erroneamente, um caso recente foi o do Aleodon, que foi identificado pela primeira vez no Brasil através do reestudo de materiais atribuídos à Chiniquodon dentre outros. As relações entre os chamados cinodontes chiniquodontídeos ainda é muito discutida, sendo que ao longo dos anos várias espécies foram sinonimizadas com Chiniquodon e várias foram novas espécies foram criadas a partir destes materiais identificados erroneamente.

Em Candelária, foram encontrados vários materiais relacionados com esta espécie, como um crânio e mandibula, 30 vértebras e fragmentos de ossos dos membros, além de outros materiais que foram originalmente atribuídos a uma nova espécie, Probelesodon kitchingi, que foi considerada como sinônimo de Chiniquodon.

Referências: