Brasilodon quadrangularis

A caminho dos mamíferos

Brasil e odon, sendo o último originário do grego, significa dentes do Brasil. quadrangularis é em referência ao contorno dos pós-caninos superiores.

FICHA TÉCNICA

Classificação: Amniota; Sinapsida; Cynodontia; Probainognathia; Brasilodontidae;

Alimentação: carnívoro insetívoro

Comprimento: Aproximadamente 12cm.

Peso: Cerca de 20g.

Época: Triássico Superior, aproximadamente 225 Ma (Noriano).

Distribuição:

Sítios onde foram encontrados: Sítio Linha São Luiz, no Município de Faxinal do Soturno; Sitio 1 de Sesmaria do Pinhal, no Município de Candelária (ver MAPA).

A espécie Brasilodon quadrangularis corresponde a fósseis de pequeno porte (com crânios de aproximadamente 30 a 40 mm). Esses fósseis apresentam dente triconodonte,ou seja, com três cúspides principais (pontas da coroa do dente) sendo a do meio é maior. Além das três cúspides, outras menores encontram-se no entorno destas. Além das cúspides, os dentes apresentam a raiz quase dividida em duas, com a presença de um sulco bem marcado.Outras características que define esse táxon são semelhantes às encontradas em mamíferos, uma vez que esse táxon pertence ao grupo de cinodontes que deu origem aos mamíferos. Dentre elas o desenvolvimento dos ossos do ouvido (petrossal e promotório alongado), região olfativa do cerebro bem dewnvolvido (bulbo olfativo), arco zigomático gracil, entre outras.

Devido a grande quantidade de fósseis encontrados, referidos a esse táxon, muito se sabe sobre sua anatomia, tanto craniana quanto pós-craniana, quanto as estruturas internas do crânio, com o cérebro e cavidade nasal. Também, devido a essa grande quantidade de fósseis, foi possível identificar que os táxons Brasilodon, Brasilitherium e Minicynodon (cynodont encontrando Sítio Linha São Luiz, no Município de Faxinal do Soturno) são, na verdade, o mesmo táxon, porém em idades diferentes (diferentes estágios ontogenéticos). Isso se dá pelo fato de que as características que define cada táxon não estão visíveis em todos os fósseis ou variam ao longo da vida do bicho. Sendo assim, uma vez aceita essa proposta, Brasilodon, Brasilitherium e Minicynodon passariam se chamar Brasilodon uma vez que este foi o primeiro a ser descrito dentre os três (o nome mais antigo prevalece na sinonimização).

Ilustração: Jorge Blanco.

Vértebra e escápula do Brasilodon quadrangularis (UFRGS).