5ª Formação

MOTIVATED STUDENTS NEED INNOVATIVE TEACHERS

Formação dinamizada pelo Ugdymo Plétotés Centras entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2019, em Vilnius, na Lituânia. Professoras participantes: Joana Costa, Clara Gomes, Rita Almeida e Sónia Batista.

Objetivos principais do curso:

  • Permitir aos professores que possam adquirir competências e habilidades essenciais para construir uma sala de aula do séc. XXI;
  • Aprofundar conhecimentos de gestão de ambientes virtuais, bem como de ferramentas digitais que colaborem para a inovação no processo de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula;
  • Dotar os professores de conhecimentos que lhes permitam desenvolver habilidades específicas da sociedade cada vez mais digital e que interage em rede;
  • Avaliar as práticas inovadoras e fomentar a dinâmica de grupo, através do debate, da exposição e partilha de opiniões pela interação entre pares e com o formador.

1º dia de formação - 29/04/2019

O primeiro de formação começou antes de o ser… De madrugada, os sonhos materializaram-se durante uma viagem até ao aeroporto Sá Carneiro! Quatro professoras, das áreas das Ciências Naturais, Português e História, seguiram rumo à Lituânia. Pelo caminho, pararam em Paris para celebrarem o aniversário da Clara. Paris, a cidade do amor! Belo! Inspirador!

Dia 1 (29 de abril) – agora sim, após uma noite desejada para repor as energias emocionais gastas, rumámos até ao Centro de Formação que nos abraçou pessoalmente! Apresentada a nossa escola e o agrupamento, recebemos a resenha da formação e a simpatia no acolhimento. Grupo único, com a possibilidade de gerirmos as dúvidas, aprendizagens e partilhas profissionais.

Num primeiro momento foram explanados alguns paradigmas educacionais. É claro para todos que urge uma mudança na escola. Os alunos de hoje já não se coadunam com as aulas clássicas, de cariz mais teórico e expositivo. Os alunos de hoje vivem numa sociedade de informação pautada pela rapidez. São os alunos dos smartphones, do youtube, do Google, do instagram, facebook e Snapchat. São os alunos das apps.

Nesta perspetiva foram apresentadas algumas ferramentas web que se podem revelar muito profícuas à sala de aula. As metodologias partilhadas perfilam-se nas competências do século XXI, e algumas já em uso pelas formandas.

Mais do que a partilha foi possível às formandas experimentar as referidas ferramentas. A saber: plickers, mentimeter, quizizz, doodle, tricider, socrative, quizalize."

2º dia de formação - 30/04/2019

Dia dedicado à metodologia STEM & STEAM (integração da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) no Vilnius Engineering Lyceum. Ver alunos de 10 anos a falar inglês fluentemente e a programar robôs que limpam o chão ou que dançam ao som da música encheu-nos o coração de esperança! As mudanças são possíveis, podem ser lentas e, de início, imperceptíveis, mas com o passar do tempo, assumem-se transformadoras da Escola!

3º dia de formação - 01/05/2019

Dia do trabalhador! Apesar de ser feriado, o dia de hoje foi bastante profícuo. Abordámos uma panóplia de ferramentas web, nomeadamente o Testeach, o Padlet, o Linoit, a Flinga, a Learning app, entre outras. Estas ferramentas permitem uma abordagem ao trabalho colaborativo na sala de aula tão preconizado na Flexibilidade Curricular.

A formação vai a meio e, para além das vantagens a nível profissional, há que destacar as mais-valias de âmbito cultural

4º dia de formação - 02/05/2019

Gamification - Começámos o dia com a visita a uma escola básica que implementa metodologias STEAM, promovendo as aprendizagens através da articulação das artes, ciências, engenharia, tecnologia e matemática. Foi uma agradável surpresa ver o à vontade de alunos do segundo ano a programar usando o Scratch Jr, com uma disposição de sala, em grupo, diferente do que estamos habituados. Visitámos ainda aulas de artes, culinária, laboratório de química e educação tecnológica. Há um investimento muito grande em material como tablets, impressoras 3D, etc. Denota-se uma aposta séria no trabalho prático e o reconhecimento do papel principal do aluno no processo de ensino e aprendizagem. “Diz-me e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me e eu aprenderei” – máxima implementada em todas as salas que pudemos visitar.

Já no centro de formação andamos à volta das ferramentas web de realidade virtual, 3D e 4D. “Percorremos” o fundo do mar e o espaço, exploramos a anatomia do corpo humano, conhecemos a estrutura da célula. Usamos o smartphone para instalar algumas aplicações, que experimentamos durante uma visita ao castelo de Trakai. Têm sido dias intensos e muito gratificantes.

5º dia de formação - 03/05/2019

Fim ou o início?! Um dia pleno de trabalho, lazer e emoções! Iniciámos o dia com a experimentação de diferentes aplicações numa perspetiva de trabalho colaborativo e de avaliação das aprendizagens. Treinámos o "Computacional Thinking" com a recurso a jogos de mesa direcionados para crianças do básico que nos desafiaram o pensamento lógico dedutivo! Durante a tarde, fizemos uma reflexão sobre o desenvolvimento do curso e recebemos da mão do Diretor os nossos certificados. A finalizar o dia, assistimos a um espetáculo magnífico de ballet, no edifício da ópera de Vilnius. Erasmus em Vilnius foi uma experiência fantástica e inolvidável que nos transformou! Levamos na mala uma vontade imensa de inovar para motivar os nossos alunos! Adorámos!!