2º JOB-SHADOWING

AALBORG - DINAMARCA

Job-shadowing desenvolvido pelas professoras Olga Conceição e Raquel Ribeiro entre 2 e 18 de janeiro de 2019 na Skole Gistrup (Escola Básica de Gistrup), na cidade de Aalborg, na Dinamarca.

Objetivo principal do job-shadowing:

    • Tomar conhecimento sobre o funcionamento numa escola da Dinamarca do ensino do Inglês, como primeira língua estrangeira, em turmas do 3º ciclo que incluam alunos com necessidades educativas especiais.

Objetivos específicos do job-shadowing:

  • Melhorar as competências para usar vários métodos e técnicas de ensino inovadoras centradas no aluno dos 2º e 3º ciclos, incentivando a resolução de tarefas reais do mundo real e desenvolvendo competências transversais.
  • Aumentar as competências no uso de recursos abertos e digitais, apoiar o desenvolvimento de competências digitais e literacia dos média, aumentar a capacidade de desencadear mudanças em termos de modernização usando as TIC.
  • Gerar materiais e ideias prontos para apoiar o desenvolvimento escolar ou organizacional no campo da educação inovadora no que diz respeito à abordagem do ensino das línguas estrangeiras.
  • Obter técnicas para trabalhar com salas de aula heterogéneas, apoiando a inclusão de várias minorias na educação convencional baseada em valores democráticos, promover a participação ativa na sociedade.
  • Desenvolver competências relevantes, de alto nível, como criatividade, pensamento crítico, metacognição e outras competências-chave através de métodos de ensino inovadores, que melhorem a qualidade da educação.
  • Aprender a motivar, orientar e avaliar efetivamente para reduzir a baixa conquista em competências básicas, promover a troca de pares e a participação ativa dentro da educação.
  • Desenvolver competências pessoais e profissionais, criar confiança na promoção de pedagogias inovadoras e ativas que respondam à diversidade social e cultural.
  • Conhecer colegas de diferentes nacionalidades dentro da UE, participar em experiências de aprendizagem intercultural, trocar ideias e criar uma rede para cooperação internacional futura.
  • Obter uma compreensão mais ampla das práticas, políticas e sistemas de educação de diferentes países, promover o respeito mútuo, a consciência intercultural e incorporar valores educacionais e formativos comuns.
  • Enriquecer as competências de comunicação, melhorar as competências em línguas estrangeiras, ampliar o vocabulário profissional e promover a ampla diversidade linguística da UE.

1º dia da atividade de Job-shadowing - 03/01/2019

Após 30 minutos de viagem de autocarro, chegamos a Gistrup Skole, para iniciarmos o segundo período letivo.

Entre a saída do autocarro e a entrada no edifício da administração, percebemos imediatamente o desgradear de uma escola, ladeada por floresta e natureza e claro, com um frio bem presente e visível no manto branco reluzente que cobria o chão!

Ao dirigirmo-nos ao edifício da administração, fomos recebidas por uma funcionária, que já estava a aguardar a nossa chegada! “Two minutes and Ingeborg will recive you!” Foi o tempo de espera exato, mas que permitiu alguns alunos abeirarem-se de nós e cumprimentarem-nos em inglês e perguntarem de que país éramos!

Ingeborg é chegada e logo uma fusão de culturas no cumprimento! Nós com os dois beijinhos e ela estende-nos a mão! Claro que a aprendizagem foi imediata e fácil de aplicar nos próximos cumprimentos!

Reunião no gabinete da Ingeborg, que simpaticamente nos informou de como funcionaria o nosso horário e uma panorâmica geral do funcionamento da escola. Após este momento, e já definido no nosso horário estava o momento seguinte de School Tour.

Fomos circulando por todo o espaço escolar, desde o Jardim de Infância até ao 9º ano, que se encontra dividido por amplas alas (corredores) com salas de um lado e do outro, nomeadamente: salas de aula, salas com material diversificado, entre escolar e tecnológico, gabinetes para professores, divididos por equipas pedagógicas. No meio podia-se ver que cada aluno tinha um cabide (para pendurar os enormes e quentes casacos de exterior) e um cacifo.

Visitamos o auditório, a biblioteca (absolutamente incrível!), a cantina, o recreio exterior (com um enorme elástico em forma de teia). Biblioteca é um espaço incrível… um canto de leitura com um cadeirão, um candeeiro e uma pequena mesa, defronte para um pequeno auditório (utilizado sobretudo para o Jardim de Infância). Os livros do pré-escolar eram divididos por cores e os restantes por letras. Existe um English Corner, com vários suportes pedagógicos. Tem espaços de convívio ou de leitura conjunta que se encontram revestidos por um material esponjoso que é insonoro e permite que todos estejam dentro da Biblioteca com respeito por todos as formas de leitura.

Seguiu-se o intervalo do almoço, que é sempre das 11h ao meio dia, fomos à cantina, que por cortesia da Ingeborg podemos escolher o que queríamos almoçar. Havia uma variedade entre saladas, chinese food, fruta, danish mini pizza, pão de chocolate! Claro que a posta arouquesa não estava representada, pois os almoços são super leves e rápidos! No entanto, à boa moda portuguesa, os professores dinamarqueses também trazem marmita! Claro que com uma sala enorme de professores, com kitchenette bem equipada, máquina de café, frigorífico e máquina de lavar louça!

Às 12horas a Caroline veio buscar-nos para que fossemos assistir à aula de iniciação de Alemão do 5.a. O tema da aula foi roupa-“Kleidungsstucke”. A professora começou por escrever um vocábulo de uma peça de roupa e os alunos iam dizendo o seu significado em dinamarquês. Posteriormente a Caroline colocou no quadro interativo o mesmo vocabulário para exploração oral e os alunos ouviam e repetiam a atividade. De seguida, foi solicitado a cada aluno que pegasse no seu computador e realizasse um exercício interativo de vocabulário relacionado com o vestuário e cores. Posteriormente foi-lhes entregue uma fotocópia para colorirem livremente com peças de roupa. Os primeiros alunos a terminar a tarefa dirigiram-se à professora que indicou no quadro interativo a atividade de descrever o vestuário real que cada um tinha vestido, tendo alguns alunos saído da sala da aula, regressando com registo do que tinham realizado.

Observámos que a sala de aula estava numa disposição diferente mas muito funcional como se pode verificar nas fotos. As cadeiras dos alunos são ergonómicas e estão adaptadas à altura e ao bem estar de cada aluno. Em cada mesa existe o nome próprio do aluno e uma régua a todo o comprimento. A sala contêm um quadro de giz, um quadro interativo e um armário arquivador com gavetas onde cada aluno coloca as suas folhas.

Constatámos que a caligrafia dos alunos é com letra de imprensa, cada um tem a sua forma específica de organizar o caderno, não sendo feita nenhuma advertência por parte da professora sobre o assunto.

Após esta aula, fizemos mais alguma prospeção à escola, sempre com o olhar atento dos alunos, mas com muito respeito e individualismo, perante a presença de duas pessoas diferentes ao seu contexto natural de aprendizagem. Observamos alunos a caminhar pela escola descalços, sem barulho e empurrões, uns vestidos de t-shirt outros de camisolas polares, com muito diálogo entre eles, sempre tendo por base a cordialidade entre pares!

Por hoje a pedagogia finda, mas já com uma índole muito danish dirigimo-nos ao Busterminal para obtermos um cartão personalizado para fazermos a viagem diária de aproximadamente 30 minutos até à “nossa Escolinha”! See you tomorrow!

2º dia da atividade de Job-shadowing - 04/01/2019

O despertador toca e rapidamente o frio e a noite abraçam-nos!

Hora de chegada às 7h30 em Gistrup Skole após os já conhecidos 30 minutos de autocarro!

Dirigimo-nos à sala dos professores, onde à entrada existe um cabide para que cada professor coloque o seu casaco e cachecol.

Impreterivelmente às 7h45m começou o Meeting diário com todos os professores. Fomos apresentadas pelo Diretor Thorstein Jensen que, de seguida, pedia para que cada professor que tivesse informações para partilhar o fizesse. Tudo isto decorre com muita serenidade sem interrupções ou interjeições, todos os dias. Após este momento, cada professor dirige-se à sua sala, à saída existe um placar eletrónico que indica quantos professores estão a faltar e quem os irá substituir ao longo do dia. Percebemos que existe um professor coordenador de todos os professores que faltam.

A professora Lena dirigiu-se a nós para nos indicar a sala do 1.b, onde os alunos estavam a aguardar a sua chegada. Apresentamo-nos em inglês aos alunos, rapidamente saímos.

Dirigimo-nos ao auditório da escola, onde todas as sextas-feiras são cantadas canções ao início do dia.

Estas canções relatam alguns temas, como o inverno, mas sobretudo mensagens de positivismo e autoestima, valores. Todos os alunos que fizeram anos no mês de dezembro levantaram-se e foi-lhes cantada a canção de parabéns.

Terminada a atividade todos os alunos se dirigiram com os seus professores às salas e nós fomos observar uma aula de inglês do 3.a, sobre Travel. A professora distribuiu pelos alunos cópias de uma tabela de dupla entrada em que dum lado estavam os minutos de viagem e do outro imagens com meios de transporte. A tarefa consistia em perguntar ,ao máximo de colegas possível, movimentando-se pela sala, como é que cada um se dirigia para a escola e quanto tempo demorava.

Os três alunos que conseguiram perguntar ao maior número de colegas a sua forma de viajar, foram premiados com três salgados, mas todos os outros alunos de seguida também tiveram o mesmo reforço, mas apenas com um. A maioria dos alunos dirige-se de bicicleta para a escola, os segundos de autocarro. Nesta turma existe um quadro com três regras: estar em silêncio, ouvir e colocar o dedo no ar.

As atividades são segmentadas em momentos e estão sempre à vista dos alunos para que consigam anteceder as aprendizagens. A atividade no computador decorreu da exploração de uma página do British Council com o tópico travel.

No fim foi feita avaliação da satisfação dos alunos do que tinham feito, bem como foi atribuído, após a concordância de todos, estrelas ao cumprimento das três regras.

De seguida fomos para a aula de inglês do 4.a com a professora Lise. O tema da aula foi hobbies – spare time. Os objetivos da aula foram apresentados aos alunos no quadro interativo e à medida que eram atingidos a professora colocava de cor verde. Todos os alunos disseram o que faziam nos seus tempos livres, havendo uma exploração vocabular oral. De seguida a professora indicou um endereço: www.letshavefunwithenglish.com.

Os alunos exploravam as atividades de forma autónoma, com diferentes ritmos e em diferentes espaços, nomeadamente uma “cave” que existe nos corredores para cada uma das turmas.

Após quinze minutos contabilizados por um relógio colocado no quadro interativo, mudaram de atividade. Mais uma vez exploração oral de duas frases: “What do you do in your spare time? e outra questão “what do you have to do in your spare time?” Os alunos iam respondendo e a professora ia solicitando aos alunos para irem ao quadro e dizerem a sua escolha.

De seguida, a professora disse aos alunos para fazerem trabalho de pares e perguntarem uns aos outros as duas questões.

Nesta turma percebemos o facto de não existir o conceito de necessidades educativas especiais. Quando observamos os alunos um deles, que estava ao fundo da sala, com um gorro de natal na cabeça e sem computador, prendeu-nos a atenção. Ao questionar a professora ela disse-nos que no fim da aula falaria sobre aquele aluno. O seu envolvimento nas atividades era diferente, evidenciando que algumas coisas eram muito simples para ele.

Quando a aula terminou a professora explicou-nos que ele estava proibido de ter o seu computador porque era viciado nele e apresentava uma comportamento agressivo e desajustado na escola. No entanto, estes alunos são compreendidos e respeitados por todos, sem que haja necessidade de qualquer apoio especializado.

A escola tem pedagogos que trabalham especificamente com alunos que apresentem desmotivação escolar, desinteresse ou algum tipo de problema emocional. O conceito de necessidades educativas especiais ou problemas de aprendizagem não é compreendido nesta comunidade escolar ou sequer existe pois todos são altamente respeitados em função dos seus ritmos de aprendizagem e dos seus estados emocionais. A educação emocional é, sem dúvida a base deste sistema educativo.

“Ha’ en go’ weekend”

Have a nice weekend

Bom fim de semana!!!

3º dia da atividade de Job-shadowing - 05/01/2019

Fim de semana… fomos perceber de que forma esta comunidade dinamarquesa usufrui do seu fim de semana!

Hoje fizemos uma visita cultural à cidade de Aalborg. Visitamos o grande Kildeparken que é um parque onde se pode ouvir música de 85 cantores de renome e vimos também várias esculturas. No Kildeparken os cantores que visitam a cidade plantam uma árvore e depois foi colocada (a partir de 2012) uma coluna com temas de músicas desse mesmo cantar ao lado da árvore. A primeira árvore foi plantada pelo Sir Cliff Richard em 1987.

É absolutamente incrível estarmos em simbiose com a natureza e a música e nesta manhã de sábado vimos muitas pessoas, sobretudo inúmeras famílias a usufruir deste espaço!

Caminhando pelas ruas conseguimos perceber que os agasalhos e um copo de bebida bem quentinha são adereços obrigatórios! As lojas não abundam, existe um shopping de maior dimensão, no entanto o piso que as pessoas mais visitam é o último Top Roof, que consegue demonstrar uma vista 360º da cidade e onde existem vários espaços convidativos ao lazer e serenidade!

Existem várias lojas de roupa e utensílios em segunda mão, pois é usual as pessoas comprarem coisas em segunda mão, considerando que o dinheiro deve ser gasto noutras prioridades como viagens e livros! O parque automóvel também é desvalorizado, ou seja, vêem-se pouquíssimos carros topo de gama ou de alta cilindrada, são carros meramente utilitários e acima de tudo a rede viária de transportes públicos está extremamente assegurada, não existem autocarros com excesso de passageiros, pois estão sempre a circular.

A vida em família é algo muito presente na vida desta comunidade. Existem calendários para que a família organize o ano, com as atividades de cada elemento e as atividades conjuntas.

A planificação e organização metódica marcam a vida das famílias em Aalborg. A média de filhos por família varia entre três e cinco filhos.

Relativamente à gastronomia a analogia com a portuguesa é pura ficção! Muitos frutos secos, muitos vegetais, muitas bebidas quentes… carne e peixe em pequenas porções. Claro que os hambúrgueres estão cá e aquele M gigante também, mas não têm a aderência a que estamos habituados!

Durante o dia os dinamarqueses comem várias refeições: pequeno almoço, brunch, almoço, lanche e jantar (entre as 18h e as 19h)! A ideia é comer muitas vezes, poucas quantidades e manter uma vida mais saudável.

O desporto é uma constante, quando por aí, por volta das 5h30m da manhã nos levantamos para ir à casa de banho, por cá eles já estão no ginásio!

4º dia da atividade de Job-shadowing - 06/01/2019

Claro que uma fatia de bolo rei até ia bem, mas hoje o dia foi dedicado a percebermos melhor a comunidade de Aalborg, especificamente à música. Visitamos a casa da música e assistimos ao concerto de ano novo dedicado a crianças pela Orquestra Sinfónica de Aalborg na Musikkenshus, Casa da Música.

Tal como já tínhamos percebido na escola, a música nesta comunidade está presente diariamente e em todos os contextos. Todos os cafés, lojas, na rua, em casa das famílias há música ambiente, não se vêm muitas televisões nos lugares públicos.

O concerto era dedicado ao Novo Ano e era para crianças e suas famílias, todos receberam à entrada uma “língua da sogra”, para que usassem durante o espetáculo, especificamente na última atuação que previa que cada um acompanhasse a orquestra com o som do brinquedo.

No trajeto que fizemos até à Casa da Música podemos observar as grandes diferenças arquitetónicas que esta cidade tem. As casas e os monumentos tipicamente dinamarqueses contrastando com edifícios emblemáticos com fachadas novas enormes e envidraçadas!

Aalborg tem um curso parado de água salgada que se chama Limfjorden. Ao longo desse curso de água existem muitos parques e espaços com bancos e trajetos específicos de bicicletas, aliás como por toda a cidade!

5º dia da atividade de Job-shadowing - 07/01/2019

A Lise apresentou o plano de aula no quadro interativo e o primeiro objetivo era a nossa apresentação. Em seguida os alunos fizeram-nos várias perguntas. Até ao momento foi a turma que mais se mostrou interessada em saber coisas sobre nós e Portugal.

Posteriormente a professora distribuiu folhas brancas A4 e solicitou aos alunos que a dobrassem em oito partes e que escolhessem o mesmo número a seu gosto das palavras que estavam no quadro. Em seguida leu três das palavras das atividades de tempos livres. A dada altura da atividade a Lise pediu a um aluno que fosse à frente da sala e lesse palavras (as que estavam escritas em folhas retangulares) até que outro aluno fizesse Bingo. À medida que os alunos iam fazendo Bingo a Lise entregava-lhes um pequeno salgado. Uma das estratégias utilizadas era a mudança aleatória da professora, trocando de lugar com alunos, que passavam a ler as palavras ou sentavam-se no lugar disponível.

A partir das 10h fomos assistir à aula do 8.c, com o professor Ole e a seguir ao almoço ao 8.b. O tema abordado neste dia é o mesmo para as duas turmas: fake news; e começou com a nossa apresentação nas duas salas. Estes alunos acharam muito estranho que o horário de escola em Portugal seja tão extenso, pois aqui começam às 7h45m e terminam às 14h45m.

A professora Astrid teve uma abordagem através do visionamento de um filme, que desde já recomendamos: The Truman Show.

O professor dividiu a turma por grupos e explicou o que seria a atividade, ele ia ler uma notícia e cada um dos elementos do grupo formado por oito alunos tinha uma personagem da história para poder desenvolver se a notícia relativa aquela personagem seria verdadeira ou não.

Nas práticas pedagógicas desta escola a flexibilidade e a inclusão decretadas são uma história do passado. A forma como democraticamente quer alunos, quer professores definem as suas práticas pedagógicas é algo muito sereno e sem interjeições! O maior exemplo nesta turma do processo de inclusão é que o professor Ole tem dificuldades motoras e visuais e, no entanto, a sua prestação em sala de aula é incrível! A Educação nesta Escola faz-se através de muita negociação corresponsável e assenta sobretudo numa Educação através do Respeito.

Esta prática importa sobretudo, para refletirmos da forma como cada um de nós, professores e alunos podemos diariamente construir um ambiente em sala de aula promotor de bem estar e aprendizagem ativa. Os Dinamarqueses são excelentes, mas os Portugueses são ótimos em conseguir readaptar-se, inovar e melhorar todos os dias as suas práticas! A simbiose entre ambas práticas pedagógicas poderá ser um trilho a descobrir…

6º dia da atividade de Job-shadowing - 08/01/2019

Hoje estivemos no primeiro ano, durante todo o dia. À semelhança do que tínhamos visto na passada sexta feira com todo a primary school (até ao 5º ano), mas desta vez apenas com algumas turmas.

Terminado este momento, fomos para a aula da Professora Lena, com o 1.c. Era uma aula de leitura. A professora referiu a importância de preservarem os livros e de serem livros de capa dura. Falou nos smartwatches, para cada aluno, que servem para controlarem o seu próprio tempo para desenvolver a tarefa.

Terminado este momento, fomos para a aula da Professora Lena, com o 1.c. Era uma aula de leitura. A professora referiu a importância de preservarem os livros e de serem livros de capa dura. Falou nos smartwatches, para cada aluno, que servem para controlarem o seu próprio tempo para desenvolver a tarefa.

Neste caso estiveram a fazer um momento de leitura silenciosa, com a marcação de 5 minutos nos relógios. O texto era pequena e estava em Dinamarquês. A estratégia seguinte foi a de colocar no quadro o texto e a professora lia soletradamente cada frase que era imediatamente repetida em conjunto pelos alunos.

Terminada esta tarefa os alunos dirigiram-se à sua gaveta individual, tiraram uma das tarefas de escrita: copiar o texto em manuscrito ou fazer algumas frases acerca da caracterização das duas personagens principais. Importa referir que os alunos decidem qual das tarefas vão desenvolver e onde a vão realizar, alguns alunos decidiram ir para a biblioteca, outros sentam-se em cantinhos fora da sala de aula e outros decidem ficar.

Posteriormente a Professora mudou de sala e iniciou uma aula de inglês no 1.a. Fez a nossa apresentação aos alunos e de seguida a professora pediu para se sentarem no chão e visualizarem um vídeo; Shane Broxe presents: “The Family”. Os alunos ouviam as palavras em inglês e repetiam após o vídeo, sem que a professora o solicitasse, parece ser algo a que já estão habituados a fazer.

De seguida mostrou aos alunos imagens com a associação da palavra, dizendo a palavra e alertando muito para a colocação correta da boca, bem como a correta pronunciação; os alunos repetiam as palavras, em uníssono.

Com as mesmas imagens em pequenos cartões, distribuiu um por cada um dos alunos que tinham que misturar entre eles, andando pela sala e depois utilizar a frase: I have a…

A tarefa seguinte foi a audição de uma canção com letra em diferentes velocidades, sobre a família.

Após o lanche da manhã regressamos à turma do 1.c, desta vez com a mesma metodologia que tinha sido utilizada na turma anterior. Nesta turma esteve presente uma Pedagoga, que faz um trabalho de orientação emocional e reforço positivo, conjuntamente com os professores. Percebemos que nos horários dos alunos estão previstas horas para poderem falar individualmente com os seus professores, claro que apenas os alunos que tenham essa necessidade. A inteligência emocional flui em todas as abordagens que são feitas, quer pelos professores, quer pelos Pedagogos.

Terminada esta aula fomos convidadas a ir à floresta, por um aluno, que fala muito bem inglês, tendo-nos dito que aprendeu através de videogames e youtube. Após um rápido almoço, pois os professores demoram pouco mais de 20minutos para o fazerem e rapidamente se deslocam para as suas salas de Team. Neste momento, fomos até ao exterior, onde estava um calor muito estranho!!!!! … mas onde todas as crianças brincavam alegremente com as suas roupas super protetores do frio. Então, o aluno que aguardava por nós foi-nos mostrar o paraíso deles…

7º dia da atividade de Job-shadowing - 09/01/2019

O dia começou bem fresquinho, o mais frio que sentimos até hoje! A primeira turma em que estivemos foi no 8 a, com o Professor Ole. No seguimento do filme ”The Truman Show”, que já tínhamos visionado e percebemos ser comum a todas as turmas do oitavo ano. A tarefa consistia em continuar a responder a um questionário, através do computador, sobre o filme. Entretanto apercebemo-nos de que uma aluna estava sozinha, sem grupo e respondeu ao Professor de forma agressiva. Imediatamente, a aluna saiu da sala com o Professor para conversar com ela sobre a ocorrência. Quando voltaram notava-se uma maior serenidade na aluna e os quatro alunos que deveriam fazer parte do grupo, juntaram-se a ela. Nesta aula podemos observar o quanto é importante, e tem resultados evidentes, a resolução de conflitos no imediato. A forma como cordialmente professores e alunos resolvem a questão é potenciadora de apagar imediatamente o conflito.

O Professor Ole e alguns alunos desta turma do oitavo ano, explicaram-nos como funcionam os seus horários escolares. O dia começa às 8horas e termina às 14h45m. Todas as semanas os horários são ajustados. Os alunos (7º,8º,9º) têm disciplinas ficas, por exemplo: Matemática 3x/sem; Dansk 4x/sem; Alemão 2x/sem.; Kristendom (religião) 1x/semana; Geografia 1x/sem; Biologia 1x/sem e Inglês 2x/sem. Todas as disciplinas têm a duração de 1 hora.

A aula do 1.b começou com a nossa apresentação, mostramos um vídeo e imagens de mapas da nossa escola, de Cinfães e de Portugal. De seguida a professora Tina indicou aos alunos para começarem a trabalhar; cada aluno deslocou-se à sua gaveta e retirou a atividade que queria fazer, todos eles optaram por diferentes tarefas.

No fim da aula a professora Tina fez um jogo de memória através de batimentos nas pernas e palmas e, de seguida, cada um dizer o nome próprio e o sobrenome, todos os alunos olhavam para quem faltava e referiam o seu nome.

A hora do almoço é sempre das 11horas às 12horas, o tipo de almoço que os alunos fazem é bastante diversificado em relação aos almoços lusos! No primeiro ano os alunos almoçam na sala de aula, pois trazem marmita de casa.

Há um frigorífico atribuído a cada duas turmas, para que de manhã coloquem os seus almoços e ás 11horas vão buscá-los. É muito comum ver-se os alunos a comer pimento vermelho e tomate crus.

A última aula do dia foi a de Espanhol, que é opcional para 7º, 8º e 9º anos, pelo que tem muita heterogeneidade. A professora Astrid foi à sala da sua equipa colocar as caixas com os telemóveis dos alunos, estratégia muito utilizada por todos os professores.

Esta aula de Espanhol foi a primeira, no entanto, a professora falou maioritariamente em espanhol, traduzindo apenas algumas palavras mais complexas. Começou por fazer uma apresentação e todos os alunos o fizeram de seguida, depois distribui por grupos um pequeno diálogo em dinamarquês que os alunos traduziram para espanhol e a correção foi feita no quadro. A última tarefa da aula foi um jogo lúdico em que os alunos tinham que fazer perguntas ou dizer pequenas frases em espanhol, em função da casa em que ficassem colocados no jogo. O primeiro a chegar ao fim recebeu uma recompensa (um pequeno chocolate).

8º dia da atividade de Job-shadowing - 10/01/2019

O dia começou com um momento musical, em que os alunos da primary school e professores cantaram três peças musicais.

De seguida fomos para a turma 2.a, com a professora Jannie. A professora colocou no quadro o horário do dia, para que os alunos soubessem o que iriam fazer. A primeira tarefa consistiu em ler, individualmente uma história em dinamarquês e dois alunos quiseram fazê-lo para nós.

Às 10horas fomos com a mesma professora para a turma do 2.c. A aula foi de inglês e consistiu, primeiro na leitura de uma história que também nos é familiar:

Após a leitura da história foi feita exploração oral: dias da semana, cores, alimentos; os alunos fizeram uma atividade de identificação dos dias da semana e das cores, construindo a sua própria caterpillar.

Logo a seguir ao almoço voltamos a estar com a turma do 2.c, com a professora Jannie, desta vez a aula foi de matemática. A professora pediu para que abrissem os seus computadores e indicou para que pesquisassem no google o endereço: villeby.dk. Todos os alunos acederam e cada um escolheu os jogos didáticos que pretendia fazer. Colocaram phones e ouviam as indicações individualmente.

Às 13horas fomos assistir à aula do 3.a da professora Emma. A aula iniciou com um exercício num livro de gramática sobre um texto que já tinham lido, todos os alunos fizeram ao mesmo tempo duas páginas de exercícios.

Posteriormente a professora distribui imagens por grupos que estavam previamente formados. A tarefa consistiu em escrever frases para descrever as imagens.

9º dia da atividade de Job-shadowing - 11/01/2019

O dia começou com um momento musical onde os pais também são convidados a assistir, para ouvir os seus educandos a cantar, como é hábito todas as sextas feiras. Este momento também é aproveitado para exploração de palavras mais complexas ou diferentes que cada aluno pode optar por votar em palavras aproximadas ou absurdos.

Hoje pela primeira vez fomos visitar o ano zero, que difere do nosso sistema educativo, na medida em que são turmas formadas por alunos de seis anos e tem como objetivo uma preparação educacional para aprendizagem das letras e dos números. A primeira atividade que fizeram foi a de uma corrida no exterior da escola de aproximadamente 10 minutos.

Ao entrarem na sala a professora indicou as tarefas que cada um deveria fazer e cada aluno dirigiu-se à sua gaveta.

Fomos observar uma outra sala de turma zero, em que fomos recebidas com uma canção sobre o abecedário em dinamarquês. As crianças estavam muito envolvidas nesta tarefa e a professora Lia já tinha estado várias vezes em Portugal.

Fomos assistir à aula de inglês da professora Lise, do 4.d. Os alunos quiseram fazer-nos algumas perguntas, de seguida a tarefa no computador era preparar o discurso de ano novo da rainha da Dinamarca. Quem já tivesse terminado ou se sentisse cansado, podia fazer jogos educativos no seu computador.

Hoje mais surpresas estavam reservadas para nós! A esposa do Diretor da Escola, a professora Lena Jensen trabalha no CFU (Centro de Formação e Recursos para professores de toda a Jutelândia). Gentilmente Lena foi-nos buscar à escola e levou-nos até ao Centro que fica inserido na Universidade de Aalborg. Fez-nos uma visita guiada por todo o centro que se divide, sobretudo, em duas partes: a teórica, onde é possível fazerem-se formações graduadas e a prática, onde se podem fazer formações didáticas e metodológicas, bem como requisitar todo o tipo de material didático.

Começamos por visitar a biblioteca que tem imensos livros de todos os temas e disciplinas que são dadas nas escolas públicas; os professores podem consultar e encomendar em quantidade para as suas turmas.

Ao fundo desta biblioteca existe uma sala de robótica e tecnologia onde existem várias impressoras 3d, máquinas a laser, robôs…enfim, um sem número de materiais tecnológicos e onde se respira inovação!

A Lena aconselhou este jogo para o ensino das línguas, especialmente para o ensino do Inglês.

Posteriormente fomos até ao andar de baixo e …uau….. o sonho de qualquer professor… todos os recursos didáticos que possamos imaginar estavam num só local… desde cartazes, manequins temáticos, instrumentos musicais, digitalizadores de voz, instrumentos para estimulação sensorial, animais para ensino das ciências, tacos de golf, livros adaptados com objetos reais, para todos os níveis de ensino, entre milhares de muitos outros!!!

Mensagem de final de semana!!! Ha va da go weekend!

10º dia da atividade de Job-shadowing - 12/01/2019

O dia começou com chuva e decidimos ir de autocarro visitar o museu dos Vikings em Limdhofen -“Lindholm HØje Museet.” Atravessamos o mar do Norte e lá fomos à descoberta, numa zona mais afastada da cidade e no meio de muita floresta, como é apanágio assim que deixamos de avistar edificações.

Podemos observar o exterior envolvente, que já indicava vestígios culturais e paisagísticos do que procurávamos e depois o interior do Museu.

A viagem histórica começa e com ela sentimentos de sermos envolvidas por outra época da história do mundo… sons, imagens, utensílios, roupas, a morte, culturas, economia, socialização… o estilo de vida viking reunido num espaço exterior e interior com muito para nos contar.

Durante a semana os alunos da Gistrup Skole já nos tinham preparado para a visita que tínhamos marcada para o dia de hoje, deem uma vista de olhos!!!!!

11º dia da atividade de Job-shadowing - 13/01/2019

Hoje fizemos uma visita geográfica à costa Norte da Dinamarca!

LØkken

Fomos visitar a praia, vimos famílias a passear pela praia e desportistas náuticos. Nesta altura do ano o areal é quase inexistente e o mar vem até algumas das ruas mais próximas da costa. Existe alguma, se bem diminuta atividade piscatória e saunas ao longo da praia para que as pessoas após os seus banhos de inverno possam fazer sauna de imediato.

Rubjerg Knud

Rubjerg Knud é um farol que foi construído 1899 junto com mais de 70 outros faróis na costa da Dinamarca. A sua luz podia ser vista a mais de 42 km de distância, mas com o passar dos anos uma grande quantidade de areia foi-se depositando entre o oceano e o farol. Inicialmente as dunas eram pequenas e podiam ser removidas, mas a quantidade foi aumentando e as plantas que eram plantadas para ajudar no impedimento da ação da areia levada pelo vento, não resultaram.

Depois de alguns anos já não foi possível manter o farol a funcionar e por isso foi desativado em 1968. Para manter a história na região, foi construído um museu próximo ao farol, mas esse também não resistiu à força da areia e foi desativado em 2002. O mais interessante é que Rubjerg Knude não irá existir daqui a poucos anos. A estimativa é que ele ceda ao oceano antes de 2020. No caminho até o farol, caminhamos cerca de um quilómetro a pé e de longe já dá para ver a magnificência das dunas. Parece que se está no meio do deserto.

Lunch Time!!! Friskt Peixe do Mar do Norte, prato tipicamente dinamarquês, com a bebida adequada…

Para fazer a digestão… lojas de antiguidades, que é usual nesta parte da Jutelândia.

Regresso a Aalborg… o melhor pôr do sol da nossa estadia.

Vi ses i morgen!!! See you tomorrow!!! Até Amanhã!!!! Bis Morgen!!!

12º dia da atividade de Job-shadowing - 14/01/2019

O dia começou com uma aula de Matemática do 9ª com o Professor Peter. A aula consistiu na correção do teste de avaliação, que tinha sido realizado na semana passada. O professor realizou a correção com a solicitação dos alunos no quadro.

A correção dos testes chamou-nos especial atenção, na medida em que é feita pelo Professor a caneta azul e as respostas incorretas não são marcadas. A atribuição de nota não é feita nos cabeçalhos dos testes, mas sim na segunda folha do mesmo. O colega explicou-nos que esta opção tem a ver com a não competitividade e o respeito pela privacidade do aluno.

A resolução dos testes é feito através de cálculo mental e de escolha múltipla.

Seguiu-se uma aula de Inglês, com o 4b com a Professora Lise. A aula consistiu na leitura e na audição de um texto sobre tempos livres. Os alunos foram solicitados para jogar um jogo com movimento para responder a perguntas de verdadeiro e falso (mix and match). A aprendizagem cognitiva absolutamente envolta em corpo e movimento. Os alunos adoraram esta atividade mas, apesar de existir algum barulho assim que a professora solicitava a reposição da ordem na sala de aula, todos respeitosamente cumpriam. Uma das estratégias perenes desta professora é reforço positivo.

Mais um ótimo momento pedagógico e de aprendizagem da língua inglesa, com muito envolvimento e bem estar por parte de todos os presentes, quer alunos, quer professora!

Hoje as aulas do oitavo ano tiveram como tema os perigos subjacentes ao uso das redes sociais e o impacto que está a fazer-se sentir em toda a sociedade. As aulas tiveram um momento por turma, em sala de aula, com análise e reflexão conjunta acerca de vídeos e imagens que o professor Ole apresentou, na qualidade de coordenador da equipa dos oitavos anos.

De parte da tarde todos os alunos do oitavo se juntaram no auditório da escola e foi projetado um episódio da série Black Mirror, da Netflix. A analogia com as sociedades atuais e o excesso de uso das redes sociais e da aceitação social através dos meios virtuais foi estrondosamente bem transmitida!!!

13º dia da atividade de Job-shadowing - 15/01/2019

Começamos a terça-feira com o momento musical já usual. De seguida, fomos com a professora Lena para o 1.a para uma aula de leitura e escrita em dinamarquês.

Terminada esta aula, mudamos de sala, com a professora Lena e fomos para o 1.b. A professora explicou aos alunos em dinamarquês que tínhamos preparado uma apresentação do nosso país e de Cinfães, bem como a aprendizagem de algumas palavras lusas!

Todos os alunos estiveram muito entusiasmados, a paisagem e as diferenças culturais foi o que prendeu mais a sua atenção. Adoraram dizer palavras em português e o ponto mais divertido foi a canção da Saia da Carolina, deu para dançar com a mãozinha na anca e tudo!!!! Como é usual nesta escola, demos aos alunos um pequeno salgado como sinal de gratidão e reforço positivo. Todos agradeceram com obrigado ou obrigada (aliás, a professora achou uma condição gramatical da língua muito interessante) em português.

Terminada a apresentação fomos repeti-la na turma do 1.a, onde os alunos fizeram imensas perguntas e um aluno, aquele que nos tinha mostrado o recreio e a floresta, nos perguntou: “Will we never see you again?” A Professora Lena disse-nos que não é a primeira vez que recebem professores, mas com tanta interação com os alunos, fomos as primeiras professoras a fazê-lo.

A seguir ao almoço tivemos com alguns alunos de diferentes turmas do 4ºano, com a professora Lise. Os restantes alunos encontravam-se num torneio de natação. A aula decorreu com muita tranquilidade, a professora colocou uma tabela no quadro com as possíveis atividades que podiam ser feitas e os alunos escolhiam, exceto as que estavam indicadas a vermelho que eram de caráter obrigatório, como ler e fazer um jogo sobre substantivos, no computador.

Estivemos com um aluno que apresenta alguns problemas de comportamento na escola, que teve uma prestação incrível connosco. Explicou-nos tudo o que estava a fazer, traduzindo em inglês e depois colocou um tradutor no computador para português e assim foi-nos traduzindo os exercícios sobre substantivos! Foi um momento muito empático e motivador!

Terminada esta aula, fomos surpreendidas e presenteadas pela Ingeborg com uma visita ao Museu de Arte de Aalborg – Kunsten. Estava presente uma exposição de um artista dinamarquês muito conhecido, Kurt Trampedach. A sua obra debruçava-se sobre os anos 60 e 70, com o negro como imagem de marca em toda a sua exposição. Foi um momento muito introspetivo!

14º dia da atividade de Job-shadowing - 16/01/2019

Hoje o dia começou com a nossa apresentação às duas turmas do Professor Ole, 8ºa e c. Todos os alunos estiveram muito atentos e muito envolvidos.

A apresentação teve muita cultura, paisagem e música portuguesa: fado de Mariza e Rock and Roll dos Xutos e Pontapés. A escolha do último grupo foi “As saudades que eu já tinha da minha alegre casinha…”, vá-se lá saber porquê a escolha! Os alunos agradeceram e bateram palmas no fim! A apresentação teve a duração de trinta minutos.

De seguida, os alunos tinham grupos de trabalho e apresentaram a sua análise do filme: “The Truman Show”. Os grupos apresentaram a sua própria análise e fizeram questões aos restantes colegas. Há um enorme “brainstorming” à volta das questões ambientais, emocionais, legais e motivacionais do que este filme ensina. A exposição em público é sempre constrangedora, no entanto, na “plateia” nunca há nenhum tipo de interjeição ou comentário, que não respostas construtivas e majoráveis.

A aula seguinte foi com a turma do 7 a da Professora Pia e os alunos tinham que iniciar uma atividade sobre um turista e viajar para o estrangeiro. O texto tem que ser preparado, com os aspetos mais importantes do país que se vai conhecer e apresentam um trabalho escrito com 500 palavras.

A aula seguinte foi a do 2 a com a Professora Jannie. Como os alunos do 1º ano tinham gostado muito da apresentação de Portugal, a Professora concordou que o fizéssemos também para o 2º ano. Utilizamos o mesmo material que tínhamos preparado.

Após o almoço fizemos duas apresentações nas turmas do 4.a e 4.b. Os alunos aderiram muito bem, ficaram muito entusiasmados e envolvidos com a cultura portuguesa!

Tivemos oportunidade de saborear um bolo de aniversário e ouvir a canção dos parabéns em dinamarquês, pois hoje a professora Raquel fazia anos, a uns bons quilómetros afastada de casa; mas a forma tão carinhosa como foi congratulada, conseguiu-se sentir Portugal!

15º dia da atividade de Job-shadowing - 17/01/2019

O último dia de aventura, descoberta, partilha, conhecimento de abrir… “Open Minds, Open Windows!”

No habitual meeting da manhã, na sala de professores agradecemos a todos pela forma equitativa, motivadora e pedagógica com que fomos recebidos em Gistrup Skole. Os agradecimentos foram em 2 línguas: o nosso Português e o Inglês que foi a língua que nos permitiu permanecer e comunicar por cá ao longo destes 15 dias!

Como última audição da canção da manhã, sentamo-nos no chão à frente do piano preto e harmonioso, que deu os primeiros acordes para que se iniciassem as mensagens musicadas, sempre com valores acerca do respeito pelo outro.

A primeira aula do dia foi no 4.d com a Professora Lise e os alunos estiveram a efetuar um teste de língua dinamarquesa. A Professora Lise explicou-nos que os testes são para perceber de que forma pode melhorar as suas práticas pedagógicas, não têm uma conotação avaliativa do desempenho dos alunos. O teste demorou aproximadamente 20 minutos, apenas fizeram a primeira parte. Após a recolha dos testes, a Lise fez exercícios de movimento para envolver os dois hemisférios do cérebro, bem como de todo o corpo. Um dos objetivos foi repor energias, nomeadamente através do jogo “Simon says…”

Terminada esta aula fomos à turma do 2.c, com a professora Jannie fazer a apresentação sobre Portugal e Cinfães. Hoje o dia foi nostálgico e sentiu-se muita emoção na despedida de quinze dias que decorreram com muita serenidade, mas carregadinhos de partilhas pedagógicas e culturais. Em despedida conseguimos colocar às costas a mochila do conhecimento e trazê-la para casa bem carregadinha!

Em jeito de reflexão final…

Interiorizarmos que iríamos participar num projeto de Erasmus, durante quinze dias, num país diferente, para analisarmos comparativamente o sucesso da língua inglesa na Dinamarca em relação aos resultados obtidos no nosso contexto escolar. Pareceu-nos um desafio perfeito para que pudéssemos co-construir novas visões e planificar novas práticas pedagógicas!

Hoje, volvidas duas semanas, estamos capacitadas para afirmar que o desfio foi enorme, mas conseguimos sentir motivação, integração, envolvimento e integração. Esses foram os principais ingredientes para que pudessemos sentir e experienciar esta comunidade educativa, a ponto de percebermos, com rigor e isenção tudo o que se desenrolou à nossa volta. O inglês é, efetivamente, a Língua Universal que nos permite comunicar em qualquer parte do mundo e o ensino/aprendizagem da Língua Inglesa tem uma importância acrescida em todos os sistemas educativos do mundo. Após análise, de uma forma generalizada, identificamos algumas variáveis que passamos a explanar.

- Hipervalorização da Educação pela sociedade;

- Sistema Educativo descentralizado;

- Autonomia Total dos Professores;

- Muita Flexibilização;

- Pouca burocracia;

- Ensino altamente centrado no aluno;

- Reforço positivo e antecipação das aprendizagens permanentes;

- Liberdade de escolha de temas;

- A Língua Dinamarquesa na sua estrutura oral prevê estrangeirismos de uma forma fluente;

- Existe muito “Turn talking”;

- A fonologia é valorizada em relação à grafia;

- A escrita ativa é permanente, entre Professores e alunos;

- Uso constante da tecnologia;

- Pouca escrita à mão;

- Horário de permanência na escola reduzido; (Professores: 7:45-15h Alunos: 8:00-14h);

- Não há distinção entre tempo letivo e tempo não letivo;

- A planificação em equipa está incluída nos horários dos professores;

- No horário dos alunos, sendo necessário têm reuniões individuais com alguns Professores;

- Equipas organizadas por ano escolar com gabinetes atribuídos;

- Diversificação de espaços: gabinetes, cantos de leitura, mesas de lazer e leitura, auditório, sala de convívio.

- Valorização do tempo em família;

- Os professores não levam trabalho para casa;

- Os professores não levam trabalho para casa;

- Resolução de conflitos no imediato;

- Pouca hierarquização;

- Não há marcação de TPC’s;

- Os alunos podem terminar as tarefas na escola ou em casa, mas sem grande pressão;

- A avaliação sumativa tem maior valorização apenas no 9º ano quando têm um exame final de ano.

- Os momentos de avaliação não exercem pressão nos alunos;

- O diretor ou a vice-diretora inicia todos os dias a reunião de Professores (15 m.);

- Muita segmentação do tempo. Os alunos conhecem muito bem as regras e as rotinas que sucedem, inclusive na escola primária recorrem aos “Timetimers.”

- A Direção, apesar de seguir leis do ministério e da “Kommune” têm muita autonomia;

- O funcionamento do recreio está muito relacionado com a relação dos alunos com a natureza.

O que significa, para nós, “Open minds, Open windows?”

Estarmos em reflexão permanente e dinâmica e que todos os dias possamos melhorar as nossas práticas educativas, através do respeito pelo outro e do conhecimento das profundas alterações sociais.

Tivemos oportunidades incríveis de abrir a mente e deixamos em aberto esta janela…

As Professoras: Olga Viegas Conceição e Raquel Ribeiro Barreto

Janeiro 2019