Ferramentas digitais para professores.pdf

Ferramentas Digitais Para Professores

Apresentar um leque de tecnologias digitais que podem otimizar o dia a dia dos professores e estimular o uso desses recursos em sala de aula e na vida profissional do docente. Mostrar que existe a necessidade de adaptagao constante para acompanhar as evolugoes e aplica-las no cotidiano, principalmente porque a utilizagao adequada da tecnologia facilita muito o trabalho do professor e desperta o interesse dos alunos.

Há uma grandevariedade de opçõestecnológicas no mercadopara serem utilizadas emescola, pelo professor, pelo aluno. Programas de implementação nas escolaspúblicas no Brasil também já surtem algum efeito. A busca constante porrecursos tecnológicos que tornem as aulas interativas e dinâmicas pode ser uma faca de dois gumespara os professores, pois o lançamento de novas tecnologias é tão rápidoque ha a necessidade de “parar” e avaliar até que ponto esta busca é realmenteprodutiva e gera resultados positivos para os envolvidos no processo.Para reduzir o esforgo destabusca, a SAFETE elaborou um compilado de ferramentas digitais para professores, que auxiliaram nas atividades pedagógicas dentro e fora da salade aula.

Link: https://drive.google.com/file/d/1nL2j68N8Yc0Pt9RX8g3JkpjvCIv0Oy-h/view?usp=sharing

Com objetivo de apoiar a formação continuada dos educadores, a Undime – em parceria com a Fundação Telefônica Vivo – oferece cursos online das plataformas Escolas Conectadas. As formações são gratuitas, 100% online, de curta duração, e certificadas por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da educação. Clique aqui para saber mais

As inscrições já estão abertas, podem ser realizadas até o dia 15 de setembro 2020 e as vagas são limitadas.

O objetivo do projeto Escolas Conectadas é promover a inserção dos educadores na cultura digital, além de estimular o desenvolvimento de competências do século XXI nos alunos, por meio da prática de metodologias inovadoras de ensino.

Informações importantes:

  • 31/08 a 15/09: Período de inscrições;

  • 28/09 a 26/10: Período do curso.

Conheça os cursos e inscreva-se! Clique aqui.

Dúvidas e/ou mais informações podem ser esclarecidas por meio do endereço eletrônico: suporte@escolasconectadas.org.br

Fonte: Undime

https://bit.ly/32VRGIi

Neste ano em formato online, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC) exibirá gratuitamente 60 filmes em sua segunda edição. Entre os dias 14 e 20 de setembro o site oficial do festival vai disponibilizar longas, médias e curtas metragens com temas sobre sociedade, meio ambiente e sustentabilidade. Uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) vai ofertar, ao longo de todo o mês de setembro, o acesso de 12 filmes selecionados para professores da rede usarem em suas atividades pedagógicas. Clique aqui para ler mais...

Por meio da parceria com entre o Ficasc e a SED, professores da rede podem utilizar os filmes para discutir temas sobre sociedade, meio ambiente e sustentabilidade. Doty ressalta que “o festival, em sua essência, abrange um público extremamente variado e de inclusão social, envolvendo fortemente o segmento educacional, bem como pessoas interessadas nas questões ambientais e, sobretudo, amantes do cinema. Nesse sentido, pensando na função pedagógica do cinema, durante a programação do FICASC teremos filmes selecionados especificamente para alunos do ensino fundamental, médio e superior”. Os 12 filmes selecionados estarão disponíveis para os professores no período de 1º a 30 de setembro de 2020. Acompanhe ao lado a lista.

Os links de acesso aos filmes para os três níveis da educação estadual já foram encaminhados para as coordenadorias regionais de educação e podem ser disponibilizados nas atividades que integram o planejamento didático dos professores, podendo ainda ser inseridos na plataforma do Google Sala de Aula, Formulários do Google ou em outras ferramentas utilizadas. Além disso, os professores interessados receberam um material de apoio com sugestões de como trabalhar os filmes em suas atividades pedagógicas com os alunos.

Filmes abertos ao público a partir do dia 14/09

Qualquer pessoa com acesso à internet poderá assistir gratuitamente aos 60 títulos, mas somente a partir do dia 14 de setembro. Doty explica que os filmes, brasileiros e internacionais, foram selecionados para instigar o público a repensar suas formas de relação com o meio ambiente neste período de pandemia. ”A proposta do FICASC não se resume meramente na exibição de filmes, mas através deles proporcionar momentos de reflexão e discussão sobre problemas contemporâneos”.

A programação também conta com dois circuitos e quatro mostras de cinema, além de exposições virtuais e “lives” com convidados. Segundo o diretor geral do FICASC, Doty Luz, devido às medidas de distanciamento social para conter a pandemia, foi decidido “realizar essa edição no formato online, oportunizando que um maior número de pessoas tenha acesso aos filmes gratuitamente, ultrapassando assim os limites da Serra Catarinense”.

Sete mostras integram a programação

A programação do FICASC tem sete mostras. A Mostra Contemporânea, resultado da pesquisa em festivais do mundo todo, traçando um panorama do cinema socioambiental nos dias de hoje; a Mostra Amazônia, recorte de filmes de vários países amazônicos, tratando de seus problemas e buscando soluções; a Mostra Povos de Lutas, com filmes sobre questões urbanas, ativismo ambiental e trabalhadores sem-terra; e a Mostra Latina, seleção de obras cinematográficas das Américas do Sul, Central e Caribenha dos últimos anos; Mostra Espanha, Um recorte refinado da produção audiovisual espanhola no contexto socioambiental; Mostra Homenagem, Reconhecimento ao trabalho de André D’elia, ambientalista, diretor e produtor brasileiro que dirigiu alguns dos mais importantes filmes ambientais brasileiros na última década, através do “cinema pedrada" e Mostra Infância, Filmes cuidadosamente selecionados para dialogar com os pequenos sobre a importância de se cuidar, desde a infância, do planeta.

Para completar a programação, o FICASC tem exposições fotográficas “on line”, debates (lives) com convidados e especialistas sobre cinema ambiental, sustentabilidade, florestas, povos indígenas e cinema & educação, assim como uma homenagem ao cineasta e ativista ambiental André D'Elia. O público em geral poderá acessar gratuitamente todos os filmes, no período de 14 a 20 de setembro, através de uma inscrição prévia no site.


Vídeos educativos propõem momentos de aprendizado, afeto e diversão em família

Para apoiar pais e familiares no acompanhamento de bebês e crianças durante a pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Tem criança em casa, tem aprendizado também”. Clique aqui para ler mais...

A ação compreende a divulgação de diversos conteúdos educativos da Caderneta da Criança em vídeo, com orientações e sugestões de atividades que os pais podem realizar em seus lares, para despertar a curiosidade e ajudar no aprendizado de bebês recém-nascidos e crianças de até nove anos.

Além do distanciamento social, que têm mantido meninos e meninas em casa, a pandemia tem causado alterações no funcionamento dos serviços de saúde da Atenção Primária, em especial os relacionados à rotina das consultas de crescimento e desenvolvimento da população infantil.

Foi considerando esse contexto que foi elaborado os vídeos da campanha para incentivar pais e cuidadores a acompanharem e estimularem o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças, e identificarem de forma precoce possíveis atrasos no desenvolvimento.

Os vídeos trazem orientações específicas para cada período do desenvolvimento infantil e serão disponibilizados no canal do YouTube, nas redes sociais do MS e na página da campanha. Acesse aqui

Nesta primeira etapa, serão oferecidos, de maneira on-line e gratuita, cinco planos diferentes para que os gestores públicos possam se inspirar e construir suas próprias estratégias de aprendizagem remota.

Mestrado em Education and Globalisation pela universidade de Oulu (Finlândia), informações clique aqui

Revista Educação Pública conta com diversos artigos e espação para interação entre educadores

Festival Varilux de Cinema Francês

Assistam a seleção de 50 grandes filmes das últimas edições do festival varilux de cinema francês em casa de graça até o dia 25 de agosto!

http://festivalvariluxemcasa.com.br/

AprendiZAP

Estude pelo WhatsApp durante o período de quarentena do COVID-19. O AprendiZap 6º - 9º ano envia conteúdos e exercícios gratuitos e feito por professores!

Clique aqui e comece agora

Jogos conhecidos do Google Doodle são destaque na página inicial

Em um incentivo para que as pessoas permaneçam em suas casas durante o surto do novo coronavírus (COVID-19), o Google está divulgando os jogos que fizeram sucesso ao longo dos últimos anos. O primeiro jogo liberado, dentro os 10 que são planejados, está o de linguagem de programação para criança, exibido na página inicial do Google em 04 de dezembro de 2017. Na época, o Google celebrou os 50 anos desde que as linguagens de programação para crianças foram introduzidas no mundo. O logotipo usa a linguagem de programação Scratch – desenvolvida pelo MIT – para crianças. Clique aqui para acessar o primeiro jogo

Comunicado Oficial da Secretaria Municipal de Educação sobre aulas não presenciais na rede municipal de ensino

O secretário municipal de Educação, Fabiano Padilha, traz informações sobre o funcionamento do Portal Educacional online. Confira na íntegra o comunicado oficial sobre as aulas não presenciais na rede. Clique aqui para acessar as aulas on-line.

Se você é professor e precisa de ajuda para sistematizar conteúdo para seus alunos, aqui te ajudo com um mapa do caminho. Apresento 15 plataformas online e gratuitas para uso na educação básica. Nunca falamos tanto na importância de metodologias e tecnologias inovadoras na educação do planeta. A pandemia paralisou as aulas em todo o mundo, e bilhões de estudantes estão sem aulas. Esse cenário empurrou para o centro do debate educacional o uso de novas tecnologias e inovação. A pandemia obrigou governos e empresas a multiplicar os esforços para utilizar a inovação e a tecnologia em apoio à aprendizagem remota, educação a distância e aprendizagem on-line. Acredito que o mundo não será mais o mesmo quando retornarmos da quarentena. Sairemos desse processo diferentes, necessariamente, mas a capacidade de sair melhor ou pior desse processo dependerá do que faremos nos próximos dias e meses. Aí entre em cena nossa capacidade de experimentar, inovar, sistematizar esse novo conhecimento, e avaliar como a educação pode ser melhor com o uso dessas ferramentas. Link: https://bit.ly/2zffonB

A plataforma mobile de aprendizagem que utiliza dos games para incentivar os usuários a se envolverem com a educação, em diferentes categorias educacionais. O serviço estará disponível, de forma gratuita, ao longo de três meses, sendo um excelente instrumento para que os professores de escolas públicas e privadas da rede de ensino possam dar continuidade a suas atividades. https://www.qranio.com/

A Pandemia de Covid-19 não pode impedir que crianças, adolescentes e jovens continuem aprendendo e se desenvolvendo. Para apoiar gestores educacionais, professores e famílias, um grupo de organizações sociais preparou uma curadoria de conteúdos e soluções gratuitas e úteis para promover experiências de ensino e aprendizagem fora das escolas. Link: https://aprendendosempre.org


Se você é professor e quer criar cursos online, mas não possui competências nem orçamento para adquirir software proprietário, temos algumas dicas valiosas de ferramentas que vão te ajudar na dinamização das atividades de aprendizagem de forma a aperfeiçoar o conteúdo, garantir qualidade e um melhor aprendizado através de 12 ferramentas grátis

Neste momento em que nossos alunos estão em casa como forma de prevenção do Coronavírus, queremos que todos continuem o aprendizado durante a quarentena. Antecipamos o recesso e agora é o momento de retomarnos as atividades escolares dentro de seus lares. Aqui nesta plataforma, vocês vão encontrar as atividades pedagógicas para crianças da Educação Infantil, alunos do Ensino Fundamental e EJA. As atividades que devem ter o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Materiais para apoiar escolas e secretarias contra coronavírus

24/03/2020 | Undime

No Conviva você encontra uma página exclusiva para as notícias sobre a pandemia de coronavírus que têm impacto na educação. Na página inicial da plataforma, clique no botão “Combate ao coronavírus” e acesse a curadoria feita para as secretarias de educação. 😷

Se preferir, clique nos links abaixo, separados por temas:

- Materiais para uso das secretarias: https://bit.ly/2UDM8Ou

- Medidas de prevenção: https://bit.ly/2WE4nWt

- O que muda no calendário escolar: https://bit.ly/2J7J7k2

- Informações falsas: https://bit.ly/3bqbEgW

Clique Escola - MEC

O CLIQUE ESCOLA é um aplicativo gratuito que visa incentivar o acesso da comunidade escolar e da sociedade as principais informações educacionais e financeiras da escola, bem como as notícias sobre educação, de forma a promover a compreensão e a transparência dos dados educacionais. O aplicativo CLIQUE ESCOLA está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo para os sistemas Android e iOS.

Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.cliqueescola

Para IOS: https://apps.apple.com/br/app/clique-escola/id1493289558?l=en