Atividades

(Área dedicada aos/às alunos/as)

SABIAS QUE...

... EXISTE UM ÍNDICE DE PERCEÇÃO DA CORRUPÇÃO E QUE PORTUGAL, EM 2021, ESTÁ EM 32.º LUGAR NUM CONJUNTO DE 18O PAÍSES?

O Índice de Perceção da Corrupção, de acordo com a Transparência Internacional, "é o indicador de corrupção mais utilizado em todo o mundo, pontuando 180 países e territórios a partir da perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público."


"É um índice composto, ou seja, resulta da combinação de fontes de análise de corrupção desenvolvidas por um conjunto de organizações independentes de referência, que permite classificar de 0 (percecionado como muito corrupto) a 100 (muito transparente)."


Dos 180 países analisados, com referência a 2021 (últimos dados disponíveis), Portugal ocupa apenas a 32.ª posição, com 62 pontos.


Temos muito a melhorar, e isso depende das ações de todos e cada um de nós.


Faz a tua parte,... Diz não à corrupção!


Assiste ao vídeo seguinte, disponibilizado pela Transparência Internacional, para perceberes melhor o que é o Índice de Perceção da Corrupção.


(Se tiveres dúvidas ou quiseres saber mais sobre o Índice de Perceção da Corrupção, informa-te junto do/a teu/ua Professor/a ou contacta-nos para mais esclarecimentos)

20.05.2022

... "(...) FALA-SE EM CORRUPÇÃO QUANDO UM PESSOA, QUE OCUPA UMA POSIÇÃO DOMINANTE, ACEITA RECEBER UMA VANTAGEM INDEVIDA EM TROCA DA PRESTAÇÃO DE UM SERVIÇO"?

Segundo a Direção-Geral da Política de Justiça "A corrupção é uma ameaça para os Estados de direito democrático, prejudica a fluidez das relações entre os cidadãos e a Administração, o desenvolvimento das economias e o normal funcionamento dos mercados", acrescentando que "Genericamente fala-se em corrupção quando uma pessoa, que ocupa uma posição dominante, aceita receber uma vantagem indevida em troca da prestação de um serviço."


Esta Direção-Geral refere ainda que "O crime de corrupção implica a conjugação dos seguintes quatro elementos:


  1. uma ação ou omissão;

  2. a prática de um ato lícito ou ilícito;

  3. a contrapartida de uma vantagem indevida; e,

  4. para o próprio ou para terceiro."


Pensa no que é a corrupção e no mal que a mesma provoca a todos nós e ao nosso país. Reflete sobre a mesma, debate com os teus colegas e professores/as este tema ou contacta-nos.


Fica atento, em breve receberás esta e outras informações também no teu e-mail.


Visualiza alguns exemplos de vídeos que, ao longo dos anos foram vencedores da Categoria Ensino Secundário do Concurso Nacional "Imagens Contra a Corrupção", preparados por alunos de outras escolas portuguesas. Como vês, esta não é uma luta nova. Cabe a todos nós continuar a "lutar contra a corrupção", para vivermos num mundo justo e equitativo.


Diz não à Corrupção!


(Contacta-nos para mais esclarecimentos)

14.05.2022

Escola Sec. Taipas - 2016

Escola Sec. du Bocage - 2015

Ext. Infante D. Henrique - 2014

... OS ALUNOS DO CURSO PROFISSIONAL "TÉCNICO ADMINISTRATIVO" DO AEAF VISUALIZARAM O VÍDEO "ONDE É APLICADO O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS"?

No âmbito da disciplina de Direito das Organizações, os alunos do Curso Profissional "Técnico Administrativo" deste Agrupamento de Escolas visualizaram, no dia de hoje, o vídeo preparado pelo Tribunal de Contas de Portugal, que se encontra na página inicial deste site e perceberam as competências deste Tribunal, bem como o contributo do mesmo para a garantia de Portugal ter as contas certas, isentas de fraudes ou irregularidades.


Perceberam também a importância do Tribunal de Contas na prevenção e combate à Fraude e Corrupção, de que é exemplo o projeto educativo que promove, apelidado de Rede de Escolas Contra a Corrupção, ao qual a tua escola pertence.


Visualiza tu também o vídeo referido e descobre onde é aplicado o dinheiro dos nossos impostos. Se tiveres dúvidas e/ou quiseres saber mais sobre o Tribunal de Contas e as suas competências informa-te junto do/a teu/ua Professor/a ou contacta-nos.


05.05.2022

... A PRÁTICA DE PLÁGIO É CRIME?

Lembra-te que, sempre fizeres um trabalho académico e realizares uma citação, o texto ou as partes do texto citadas, devem ser colocadas entre aspas e a respetiva fonte tem de ser indicada. Mas também não te esqueças que existem situações em que tens de pedir a necessária autorização do/a(s) autor/a(es)!

(Informa-te junto do/a teu/ua Professor/a ou contacta-nos para mais esclarecimentos)

02.05.2022

... PODES JUNTAR-TE AO GRUPO DE TRABALHO QUE DESENVOLVE ESTE PROJETO NA TUA ESCOLA?

Se te interessas por esta área e queres contribuir para promover a integridade e fortalecer os princípios éticos nas suas práticas quotidianos e em prevenir quaisquer atos ilícitos, de fraude ou de corrupção na comunidade escolar, junta-te a nós no projeto da RECC.

(Contacta-nos para mais esclarecimentos)

29.04.2022

... O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFÂNDEGA DA FÉ (AEAF) PEDIU A ADESÃO À RECC EM 16 DEZEMBRO DE 2021 E FOI ACEITE NO DIA SEGUINTE?

Após a aceitação na RECC, o Agrupamento de Escolas preparou o seu Plano de Atividades para a Rede, que veio a ser aprovado em Conselho Pedagógico realizado em Março 2022.

Em abril deste ano foi criado o site do AEAF dedicado à sua participação na RECC, que marca o início das atividades junto da comunidade escolar.


23.04.2022

... A REDE DE ESCOLAS CONTRA A CORRUPÇÃO FOI CRIADA EM 09 DE ABRIL DE 2021?

A Rede de Escolas Contra a Corrupção (RECC) foi criada pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), que funciona junto do Tribunal de Contas de Portugal e "é uma comunidade aberta constituída por escolas empenhadas em promover a integridade e fortalecer os princípios éticos nas suas práticas quotidianos e em prevenir quaisquer atos ilícitos, de fraude ou de corrupção entre os seus membros e na comunidade escolar. "(1)

(1) In Comunicado da CPC de 09.04.2021

23.04.2022