Informações / Notícias

[Informação 02]

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFÂNDEGA DA FÉ (AEAF) CRIA SITE CONTRA A CORRUPÇÃO


No âmbito da qualidade de membro da Rede de Escolas Contra a Corrupção criada pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), que funciona junto do Tribunal de Contas, o AEAF criou um site onde divulga toda a atividade desenvolvida neste seu novo projeto.



O AEAF é membro da Rede de Escolas Contra a Corrupção (RECC). Nessa qualidade, propôs-se desenvolver um conjunto de atividades com o objetivo final de formar pessoas íntegras, com valores fortalecidos e conscientes dos malefícios causados pela fraude e pela corrupção, prevenindo o seu surgimento por um lado e combatendo-as por outro.


As atividades que vai desenvolver vão sendo replicadas neste site (www.sites.google.com/view/aeaf-cc) criado para o efeito, para que o próprio CPC possa acompanhar as atividades do Agrupamento de Escolas nesta matéria, o qual se encontra hiperligado à página oficial do Agrupamento de Escolas (www.agrupalfandegafe.com).


O site foi apelidado de Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé Contra Corrupção, possui uma página inicial com a máxima #stop_corrupção, sendo a primeira página de informação geral e contém 4 subpáginas, uma dedicada a informações/notícias relativas ao desenvolvimento e divulgação do projeto, outra dedicada às atividades desenvolvidas, uma terceira com acesso a recursos sobre a temática da corrupção e da fraude (com acesso a um conjunto de páginas/informações de interesse), e uma última dedicada aos contactos. A página vai estar em permanente atualização.


Desta forma, o "subsite" criado no âmbito da participação do AEAF na Rede de Escolas Contra a Corrupção passa a disponibilizar um conjunto de informação útil que, cremos, extravasará os portões do mesmo. Pretende-se, assim, que a promoção da integridade e fortalecimento dos princípios éticos nas práticas quotidianas dos alunos não fique circunscrita à comunidade educativa, sendo estendida a toda a população em geral e muito especificamente à de Alfândega da Fé.


02 de maio de 2022

A Direção

[Informação 01]

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFÂNDEGA DA FÉ ADERE À REDE DE ESCOLAS CONTRA A CORRUPÇÃO


O AEAF juntou-se à Rede de Escolas Contra a Corrupção criada pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, porque também está empenhada em promover a integridade e em fortalecer nos seus alunos princípios e valores que formem cidadãos conscientes dos malefícios causados à sociedade pela fraude e pela corrupção.

Em abril de 2021 o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), que funciona junto do Tribunal de Contas, aprovou a criação da Rede de Escolas Contra a Corrupção.


Conforme veiculado pelo próprio CPC, “a Rede de Escolas Contra a Corrupção é uma comunidade que agrega e apoia escolas dos diversos níveis de ensino empenhadas em promover a integridade e em fortalecer os princípios éticos nas práticas quotidianas, prevenindo atos ilícitos de fraude ou de corrupção nas suas comunidades educativas”.


O pedido de adesão à Rede por parte do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé (AEAF) foi formalizado no fim do ano 2021, merecendo imediata aceitação por parte do CPC, passando a fazer parte do grupo de escolas da RECC desde o primeiro momento.


O AEAF torna-se assim Membro da Rede de Escolas contra a Corrupção, sendo uma das cerca de 70 que, a nível nacional, compõem este grupo, muito preocupado que está com as consequências negativas que a fraude e a corrupção trazem à sociedade, tendo consciência que só formando pessoas íntegras, com valores fortalecidos e conscientes dos malefícios causados pelas mesmas, permitem combater este flagelo.


Na passada semana o Plano de Atividades deste projeto foi aprovado em Conselho Pedagógico e, apesar do pouco tempo disponível que o atual ano letivo oferece para o executar, o processo vai ser encetado no muito curto prazo, tentando envolver toda a comunidade educativa neste projeto.


O AEAF tem perfeita consciência do conjunto de constrangimentos que uma escola do interior do País e de menor dimensão terá no desenvolvimento deste tipo de projetos face aos demais membros da Rede, no entanto, o esperado envolvimento de todos os profissionais do Agrupamento e a qualidade dos seus alunos (a quem agora se tentará associar uma ainda maior consciência ética de integridade e civismo), tornarão estes últimos em pessoas excecionais, socialmente interventivos e exemplos a seguir no futuro.


Além dos suportes comunicacionais que o Agrupamento de Escolas vai criar por força deste projeto, e que permitirão a toda a comunidade acompanhar a sua execução no meio escolar, irão ser divulgadas todas as ações levadas a efeito, bem como o impacto das mesmas, sempre que tal seja relevante.

19 de março de 2022

A Direção