Iniciação Científica

INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM HIDRÁULICA E DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL

Atualizado em 06/07/2023.

----------------------------------------2023-----------------------------------------

CHAMADA PARA 1 BOLSA UFBA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM HIDRÁULICA

Resultado da seleção para a bolsa UFBA de IC 2023-2024 (candidatos com CR>5, conforme exigido pelo edital)

Igor Silva Moreira dos Anjos - 1º

-------------------------------

Resultado da seleção para a bolsa FAPESB de IC 2023-2024

Daniel Fontes - 2º 

Tarsila dos Santos - 1º 


CHAMADA PARA 1 BOLSA PIBIC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (FAPESB) EM HIDRÁULICA


----------------------------------------2022-----------------------------------------

Vaga para Iniciação Científica com bolsa FAPESB para o período 2023.1. Acesse a chamada com as regras aqui.


Reabertura da chamada para 1 vaga IC em Hidráulica e Dinâmica dos Fluidos Computacional - Bolsa CNPq

CHAMADA PARA O EDITAL PROPCI/UFBA/2022 - PIBIC (1 BOLSA CNPq)

Resultado: 


1º seleção----

Resultado da chamada para o Edital PROPCI/UFBA/2022 - PIBIC (1 Bolsa CNPq):

Candidatos selecionados: Caio Costa Gonzaga de Oliveira (1º lugar); Keyton de Jesus Costa (2º lugar); Jonatas Tosta Gouveia Santana (3º lugar).

Orientações: enviar mensagem por e-mail para ufba.hidraulica@gmail.com confirmando o interesse em participar da Iniciação Científica e reunir a documentação exigida pelo PIBIC, descrita no site https://sisbic.ufba.br/sisbic/Welcome.do, na parte relativa à bolsa do CNPq, até as 17h00 do dia 24/08/2022. Devido ao prazo para envio da documentação (25/08/2022), caso o primeiro colocado não se manifeste, o segundo colocado será convocado. A mesma regra se aplica ao segundo colocado. 


CHAMADA PARA O EDITAL PROPCI/UFBA/2022 - PIBIC (1 BOLSA FAPESB)

Resultado da chamada para o Edital PROPCI/UFBA/2022 - PIBIC (1 Bolsa FAPESB):

Candidato selecionado: Vitor Vieira de Oliveira

O candidato selecionado deverá enviar mensagem para ufba.hidraulica@gmail.com confirmando o interesse e atendimento às regras estabelecidas no Edital até o dia 10/06/2022 às 12h00.


POSSÍVEIS PLANOS DE TRABALHO PARA 2022-2023:

1) SIMULAÇÃO NUMÉRICA E VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DO PROCESSO DE SEPARAÇÃO SÓLIDO – LÍQUIDO EM ESCOAMENTO MULTIFÁSICO EM CANAIS EM DEGRAUS

2) ESTUDO EXPERIMENTAL DA TURBULÊNCIA OCASIONADA POR JATOS MERGULHANTES JUNTO À SUPERFÍCIE LIVRE

3) SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE ESCOAMENTOS EM CANAIS EM DEGRAUS CONSTRUÍDOS COM GABIÕES E DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA ADIMENSIONAL PARA O DIMENSIONAMENTO


----------------------------------------2021-----------------------------------------

SELEÇÃO DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS:

Resultado da seleção para Iniciação Científica em Hidráulica e Dinâmica dos Fluidos Computacional - Bolsa CNPq

CHAMADA PARA O EDITAL PROPCI/UFBA/2021 - PIBIC (1 BOLSA CNPq) - Encerrada

CHAMADA PARA O EDITAL PROPCI/UFBA 01/2021 - PIBIC (2 BOLSAS) - Encerrada


----------------------------------------2020------------------------------------------

RESULTADO DA SELEÇÃO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM HIDRÁULICA E DINÂMICA DOS FLUIDOS  COMPUTACIONAL - EDITAL PROPCI/UFBA 01/2020 PIBIC

CHAMADA PARA O EDITAL PROPCI/UFBA 01/2020 - PIBIC (1 BOLSA FAPESB)


PROJETO 1: Desenvolvimentos em Hidráulica e Mecânica dos Fluidos Computacional.

Resumo: A Mecânica dos Fluidos e a Hidráulica são matérias com conhecimentos em comum e os avanços científicos e tecnológicos em matemática e nas ciências de computação têm aproximado progressivamente essas áreas. Com a realização deste projeto, serão desenvolvidos códigos com esquemas de volumes finitos para solução de problemas relacionados à segurança de barragens, aproveitamentos hidroelétricos, drenagem urbana, aeração de escoamentos e ao processo de ensino-aprendizado. Os modelos hiperbólicos para condutos forçados (equações de Allievi ou modelo elástico) e escoamentos em superfície livre (equações de Saint-Venant) compõem a primeira fase da pesquisa. Em seguida, com as equações de Navier-Stokes com médias de Reynolds e modelos de turbulência, serão estudados escoamentos em diferentes estruturas hidráulicas, com especial atenção aos canais com o fundo em degraus. O trabalho propõe um aerador em forma de tronco de cone escalonado e o estudo numérico dos padrões de escoamento em tal estrutura. Os recursos da Mecânica dos Fluidos Computacional também serão empregados para analisar escoamentos turbulentos nas escadarias drenantes. Sistemas extravasores de barragens podem ser projetados com canal de queda em degraus ou em concreto alisado que promovem escoamentos com região monofásica seguida de escoamento bifásico do tipo ar-água. É essencial para a segurança da barragem e estruturas adjacentes o conhecimento da posição de início da aeração nesses canais. Entre os objetivos específicos aqui incluídos, está o estudo numérico da relação entre grandezas adimensionais que caracterizem o desenvolvimento da camada limite dos referidos escoamentos. Em todos os casos, além dos frutos científicos almejados com a realização da pesquisa, pretende-se gerar aproximações entre estudantes e os temas citados. Este aspecto do projeto está vinculado ao processo de ensino-aprendizado e também possui caráter interdisciplinar. Cita-se, por exemplo, a realização de simulações em tempo real integradas às aulas práticas e teóricas.

ESTUDANTES:

2018-2019

2019-2020

Edital PROPCI/UFBA 2019 - PIBIC

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 2019

2020-2021



PROJETO 2:  Escoamentos em quedas sucessivas com transporte de sedimentos: características do escoamento e proposições de estruturas hidráulicas.

Resumo: O uso de canais com o fundo em degraus em sistemas de drenagem urbana, em transporte de esgoto, em sistemas de transposição de peixes e em extravasores de barragens pode ocorrer com o estabelecimento do regime denominado quedas sucessivas. Poucos dados experimentais e metodologias de dimensionamento estão disponíveis sobre esse regime, em relação ao escoamento do tipo deslizante sobre turbilhões. Especificamente sobre o transporte de sedimentos em escoamentos em quedas sucessivas, não há informação disponível na literatura que permita a realização de previsões e dimensionamentos. Este projeto tem como objetivo estudar o escoamento em quedas sucessivas, incluindo o transporte de sedimento, pela via numérica e experimental. Como resultados desta pesquisa, serão propostas metodologias para previsão de grandezas como energia dissipada pelo escoamento, quantidade de sedimento retido pelos degraus, influência da mudança de geometria devido ao acúmulo de sedimentos nos campos de pressão e velocidade. O conhecimento sobre o escoamento em quedas sucessivas com o transporte de sedimentos associado permitirá a proposição de geometrias para o canal que sejam capazes de maximizar a retenção de sedimentos em canais situados a montante de estações elevatórias de esgoto ou em outras aplicações que possam ser beneficiadas por tal separação; serão propostas escadarias com drenagem associada ou escadarias drenantes mais seguras, com formas que minimizem o acúmulo de sedimentos.


SELEÇÃO DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS:

CHAMADA PARA O EDITAL PROPCI/UFBA 01/2020 - PIBIC (1 BOLSA FAPESB)

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 2019.2 - VOLUNTÁRIO

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE IC COM DURAÇÃO DE 6 MESES E POSSIBILIDADE DE BOLSA CNPQ - 2020.1