SNOM - Microscopia óptica de campo próximo

Descrição do equipamento multiusuário.

SNOM (Scanning Near field Optical Microscopy) é o único método óptico (portanto não invasivo) com super-resolução que permite resolver o interior de uma molécula com resolução sub-nanométrica. Como o SNOM captura a distribuição de luz do campo próximo, as imagens não apresentam nenhuma contribuição de luz fora de foco, como em outros métodos de imagem óptica. Um SNOM correlaciona a topografia da amostra com uma análise espectral de luz. O SNOM é essencial para vários campos de pesquisa, tais como plasmônica, guias de ondas fotônicas, micro e nanolasers, fotovoltáicos, fotocondutores, fenômenos biológicos celulares, fluorescência de zeptólitros ou espectroscopia de correlação. Por ser uma técnica não invasiva, o SNOM apresenta suma importância no mapeamento de células vivas.

Modo de operação e de acesso para usuários

O SNOM está disponível para todos os pesquisadores de instituições públicas e privadas para, juntamente com o pessoal técnico do CLA/IPEN, desenvolver pesquisas pertinente à sua funções e capacidades técnicas.

Normas de uso e funcionamento

O acesso ao microscópio será garantido a todos os pesquisadores interessados que atendam os seguintes requisitos: Apresentar resumo do projeto com objetivos claros da proposta. Estar vinculado a instituição pública ou privada com setor dedicado à pesquisa e desenvolvimento. Apresentar pedido formal assinado por representante legal da instituição ou departamento a que pertence.

A solicitação de utilização do microscópio deve ser agendado mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponível no “Portal Multiusuário CLA-IPEN” no endereço: link

A utilização dos serviços será cobrada por hora estimada de operação e terá como base de cálculo o valor relativo aos custos de manutenção e de garantia do equipamento.

Os usuários deverão mencionar o apoio da Fapesp através do projeto nº 2017/50332-0 nº 2018/19240-5

em todos os trabalhos de divulgação e enviar ao coordenador uma cópia do trabalho publicado.

Comitê de Usuários:

O Comitê de Usuários deste equipamento multiusuário é composto pelos seguintes pesquisadores:

Dr. Anderson Zanardi de Freitas  - CLA – IPEN

Dr. Niklaus Ursus Wetter- CLA – IPEN

Dr. Anselmo Sigari MoriscotICB – USP

O papel deste comitê é o de fiscalizar a utilização do equipamento e assegurar o bom andamento do seu plano de gestão. Este comitê deve fornecer periodicamente um parecer sobre a situação da instalação e do seu uso, dando sugestões de melhorias. O parecer deve ser embasado em visita técnica e no relatório de uso do equipamento, e deve ser ser feito a cada seis meses. A Coordenação do Laboratório se compromete a implementar, no menor tempo possível, as sugestões de melhoria emitidas pelo Comitê de Usuários.