Laboratório Multiusuário de Microfluídica

Descrição do equipamento multiusuário.

O Sistema Microfluídico Completo é um sistema para realização de processos químicos e bioquímicos, com controle preciso de volume e vazão de reagentes, os quais são misturados em um microreator. Neste microreator ocorre o processo pretendido, com melhor transferência de calor e de massa, baixa relação superfície volume e baixos números de Reynolds (fluxo laminar), o que possibilita o estudo de novas rotas que não são possíveis em reatores convencionais, como a síntese de compostos orgânicos que envolvam reações rápidas ou que envolvam muito calor e em processos químicos intensivos.

Modo de operação e de acesso para usuários

O Sistema Microfluídico Completo está apto a produzir diversos tipos de experimentos, mediante projeto e condições técnicas a serem combinadas com o coordenador do equipamento. Ele está disponível para todos os pesquisadores de instituições públicas e privadas para, juntamente com o pessoal técnico do CLA/IPEN, realizar experimentos pertinentes às suas características.

Normas de uso e funcionamento

O acesso aos serviços do Sistema Microfluídico Completo será garantido a todos os pesquisadores interessados que atendam os seguintes requisitos: Apresentar resumo do projeto com objetivos claros da proposta. Estar vinculado a instituição pública ou privada com setor dedicado à pesquisa e desenvolvimento. Apresentar pedido formal assinado por representante legal da instituição ou departamento a que pertence. A solicitação dos serviços da estação de microusinagem deve ser agendado mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponível no “Portal Multiusuário CLA-IPEN” no endereço: link

A prestação dos serviços será cobrada por hora estimada de operação e terá como base de cálculo o valor relativo aos custos de manutenção e de garantia do equipamento.

Os usuários deverão mencionar o apoio da Fapesp através do projeto 2013/261113-6 em todos os trabalhos de divulgação e enviar ao coordenador uma cópia do trabalho publicado.

Comitê de Usuários:

O Comitê de Usuários deste equipamento multiusuário é composto pelos seguintes pesquisadores:

Dr. Patrick Jack Spencer - do CB – IPEN

Dra. Denise Maria Zezell - do CLA – IPEN

Dra. Martha Simões Ribeiro - do CLA – IPEN

O papel deste comitê é o de fiscalizar a utilização do equipamento e assegurar o bom andamento do seu plano de gestão. Este comitê deve fornecer periodicamente um parecer sobre a situação da instalação e do seu uso, dando sugestões de melhorias. O parecer deve ser embasado em visita técnica e no relatório de uso do equipamento, e deve ser ser feito a cada seis meses. A Coordenação do Laboratório se compromete a implementar, no menor tempo possível, as sugestões de melhoria emitidas pelo Comitê de Usuários.