Equipe de coordenação do Projeto CONSIGO: Aldir Freitas (Cientista Social), Geane Vasconcelos (Pedagoga) e Dalisson Cavalcante (Graduando em Matemática).

Projeto CONSIGO

Juventude e Patrimônio Cultural

Ecomuseu de Maranguape inicia novos projetos com mídias digitais.


Desde maio de 2020 pela programação Semana Nacional dos Museus em contexto de pandemia, o Ecomuseu de Maranguape, equipes e comunidade local, criaram o projeto CONSIGO.


CONSIGO, como pronome, nomina e corresponde ao 'com você'. Com esta ideia do Patrimônio Cultural "com você" surgiu a plataforma virtual CONSIGO, que dentre outros objetivos, pretende realizar um inventário etnográfico e promover uma fruição museológica de conteúdo produzido pelos jovens a partir da relação das comunidades locais de Maranguape, nomeadamente das comunidades escolares dos 17 distritos de Maranguape, com os seus territórios e o patrimônio imaterial, material e natural.


Para além de ampliar temáticas museológicas e educativas com base no próprio acervo histórico do Ecomuseu de Maranguape, a interdisciplinaridade para um pensar critico e criativo alicerçam a produção e a divulgação de conhecimento e práxis sobre educação, cultura e meio ambiente que emergem das problemáticas e realidades locais.


CONSIGO aborda o patrimônio cultural de modo a tentar desconstruir naturalizações e neutralidades a tempos arraigadas no desenvolvimento e nas dinâmicas da organização comunitária... e o melhor... os jovens do projeto é que estão nesta coordenação, inspirados por Paulo Freire na práxis de:



"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo"


(Pedagogia do Oprimido. 1968)