notícias

Na pequena comunidade rural de Maranguape, a Escola Municipal José de Moura avança na interdisciplinaridade da Educação Patrimonial.

Na comunidade rural de Cachoeira, em Maranguape, a Escola Municipal José de Moura, uma das 25 (vinte e cinco) integrantes do Projeto CONSIGO, desenvolve Projeto em Educação Patrimonial com base nos saberes e na história da sua própria comunidade.

Durante o semestre letivo (remoto) com os estudantes do ensino fundamental II, o Núcleo de Mediação da Escola Municipal José de Moura contempla o Patrimônio Cultural Imaterial como conhecimento mediador trabalhado nas demais disciplinas para a valorização dos saberes locais.


O Projeto que também envolveu o incentivo aos conteúdos em artes visuais, em que os estudantes desenharam o ECOMUSEU DE MARANGUAPE, o núcleo gestor da escola e professore produziram vídeos sobre a temática do patrimônio cultural incluindo a história do distrito de Cachoeira como um conteúdo integrado ao programa de educação patrimonial.


Para mais informações sobre o Projeto da Escola Municipal José de Moura: +55 85 33740039

Estudantes, Professores e Núcleo Gestor da Escola Municipal Bárbara Alencar pela Salvaguarda Comunitária do Patrimônio Hídrico do distrito de Amanari

Como uma das atividades práticas do Projeto CONSIGO, estudantes da Escola Municipal Bárbara de Alencar organizam iniciativa para salvaguarda local do patrimônio hídrico em Amanari, Maranguape, Ceará.

Reproduzimos o relatório de campo produzidos pelos Professores e Estudantes (08/06/2021):

"Fizemos uma aula prática com um trabalho realizado para o Projeto CONSIGO que ressaltamos para os alunos a importância do nosso patrimônio de Maranguape, especificando as funções hídricas, através de pesquisas, aulas abrangendo o tema para os alunos... Juntos com a coordenação, a professora Luiziana conjuntamente 03 (três) estudantes e a coordenadora: Edijanea fomos ao São João de Amanari, um dos nossos distritos que está também localizado o açude e o importante espaço da Escola de Piscicultura, atividades que é uma das maiores fontes de renda que temos.

Na Escola de Piscicultura realizou-se uma entrevista com o chefe que administra aquele espaço. Foi uma experiência ótima pois ele explicou para os alunos a importância da preservação... Após este momento, fomos ao açude, sempre tendo a atenção com a segurança sanitária e com o comprimento dos protocolos sanitários. Os estudantes protegidos com máscara álcool gel é fizemos um pequeno passeio...

Acredito que essas aulas de campo e o conhecimento e exploração dentro do nosso município e distritos servem muito para os alunos verem a riqueza que tem os lugares próximo a nós, foi uma aprendizagem maravilhosa para todos, em que podemos, enquanto professores, tirar algumas dúvidas, assim como os estudantes também...

Ressalto também, que a aprendizagem de formas diferentes faz com que nossos jovens estudantes tenham um fluxo melhor na aprendizagem".

"Dando continuidade à conclusão das atividades práticas do projeto CONSIGO para salvaguarda local do patrimônio hídrico em Amanari Maranguape Ceará.

Entrevista com Dona Pedrina da Silva uma das pescadoras mais antigas da região(açude Amanari), residente do distrito de São João do Amanari, Maranguape.


Dona Pedrina iniciou a atividade pesqueira aos 07 anos de idade.

Mãe de 17 filhos,10 foram criados à custa da pesca e agricultura hoje ver a pesca como principal fonte de renda da família e uma riqueza dada por Deus.


A água é um recurso indispensável e com papel fundamental no desenvolvimento econômico e na vida do ser humano em geral. Hoje mais de 300 famílias Amanarienses beneficiam se da pesca. O destaque para a tilápia o peixe mais importante da região.


Dessa forma a economia e preservação desse recurso é um dever de toda população. O ciclo sustentável da água desde a sua captação e tratamento para a distribuição e, posteriormente das águas usadas nas residências e demais repartições.

É necessário sua preservação para manter a qualidade desse recurso hídrico para futuras gerações. Exemplo de superação, criou os filhos com dignidade, onde duas de suas filhas são professoras e somam na evolução educacional do município de Maranguape."

Projeto CONSIGO lança o primeiro APP em Museologia Comunitária.

Neste último sábado, dia 01/05/21, aconteceu o lançamento do aplicativo ‘CONSIGO’. O lançamento, que ocorreu de modo virtual (via plataforma Google Meet), contou com a presença das representantes do Ibermuseus, Milvia Leon e Mariana Soares, do Secretário de Educação de Maranguape, Raimundo Soares Júnior, da autora do livro “Ecomuseu. O futuro da memória. Uma publicação italiana do serviço educativo de Caserta, Itália”, Emilia Ruggiero, do representante do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Davidson Kaseker, da Presidente da ABREMC (Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários), Terezinha Rezende, e demais representantes do Setor Museal Brasileiro. Além desses todos, se fizeram presentes os 50 estudantes representantes das 25 escolas públicas de Maranguape/CE, que são o “coração” do projeto CONSIGO, os seus respectivos professores e a equipe de coordenação geral do projeto CONSIGO.

Na ocasião, o aplicativo ‘CONSIGO’, vencedor do 11° Prêmio Ibermuseus de Educação e 1° aplicativo brasileiro para dispositivos móveis (smartphone, tablet, etc.) no âmbito da museologia, teve suas funções e configurações apresentadas. Dentre as ferramentas da plataforma estão o Ecoflix (Podcast), diário de campo participativo, espaço para a difusão cientifica e para o acervo audiovisual do projeto. Foi também ressaltado que a aplicação tem como principais objetivos a realização de um inventário etnográfico do patrimônio cultural de Maranguape/CE e a fruição do mesmo através dela, sendo os responsáveis pela criação dos conteúdos os jovens estudantes do ensino fundamental II (6° a 9° anos) de 25 escolas públicas localizadas nos 17 distritos do município de Maranguape/CE, cerca de 5 mil estudantes com faixa etária entre 11 e 15 anos.

O evento teve contribuições importantes dos participantes acerca do pioneirismo da ferramenta no contexto museal e da sua importância para o desenvolvimento da educação patrimonial nas comunidades locais a ser realizada em parceria com as escolas públicas da região. Foi um momento marcante para a museologia e para a educação municipal, estadual e quiçá, nacional e internacional.


Ciclo formativo com os coordenadores das 25 escolas públicas do município de Maranguape/CE participantes do Projeto CONSIGO.
Projeto CONSIGO avança com a Educação Patrimonial Interdisciplinar nas Escolas Públicas de Maranguape
A Coordenação Geral do Projeto CONSIGO. JUVENTUDE E PATRIMÔNIO CULTURAL (Prêmio Ibermuseus de Educação 2020) avança com o objetivo da interdisciplinaridade da Educação Patrimonial com os COORDENADORES PEDAGÓGICOS das Escolas públicas de Maranguape.
Um dos objetivos e um dos principais resultados esperados com o Projeto CONSIGO diz respeito ao trabalho em andamento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maranguape que é a implementação de um programa de Educação Patrimonial (previsto no Plano Municipal de Educação - 2014/2015).
Para tanto, o projeto CONSIGO começou nesta terça-feira (30/03/2021) o ciclo temático de encontros formativos com os 25 (vinte e cinco) Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais que dispõem de turmas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos). Neste primeiro encontro, com periodicidade mensal, os temas do INVENTÁRIO ETNOGRÁFICO e da produção de recursos didáticos-pedagógicos para uma EDUCAÇÃO PATRIMONIAL interdisciplinar com base nos dados pesquisados pelos estudantes sobre o PATRIMÔNIO CULTURAL local foram abordados dialogicamente com os coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação de Maranguape.
A Coordenação Geral do Projeto CONSIGO também conta 03 (três) jovens que se formaram nas atividades do ECOMUSEU DE MARANGUAPE desde do inicio do seu programa de formação AGENTES JOVENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL desenvolvido deste 2008 com estudantes da Escola Municipal José de Moura, da comunidade rural de Cachoeira, distrito de Maranguape.
Os jovens Dalisson Cavalcante (graduando de matemática/IFCE), Geane Vasconcelos (Pedagoga) e Aldir Freitas (Cientista Social) em conjunto respondem pela fruição e pela difusão científica do Projeto CONSIGO. Nádia Almeida, Graça Timbó, Dejane Costa, Lêda Assis, profissionais do Ecomuseu de Maranguape e da Secretaria Municipal de Educação, trabalham na curadoria educativa e museológica.
Reunião da Equipe de Coordenação do Ecomuseu de Maranguape e do Projeto CONSIGO com o Secretário de Educação de Maranguape, Sr. Júnior Soares.
PROJETO CONSIGO E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARANGUAPE. AGENDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Equipe de Coordenação do Ecomuseu de Maranguape e do Projeto CONISGO. JUVENTUDE E PATRIMÔNIO CULTURAL reuniu-se neste 23/03/2021 (teleconferência) como Secretário de Educação de Maranguape, Sr. Júnior Soares, para organizarmos um cronograma comum do semestre letivo de atividades remotas em Educação Patrimonial do Projeto CONSIGO serão protagonizadas em cada uma das Escolas, em cada um dos 17 Distritos do município de Maranguape.
Na reunião de trabalho (online) também participaram os técnicos da Secretaria de Educação que apoiam o projeto CONSIGO no acompanhamento pedagógico nos Núcleos de Mediação, que têm na composição, o Coordenador Pedagógico, o Professor de História e o Grêmio Estudantil.
Acerca das atividades, Nádia Almeida, curadora educativa do projeto explicou a metodologia das atividades, nomeadamente, quanto ao INVENTÁRIO ETNOGRÁFICO que os estudantes realizarão com o apoio do Núcleo de Mediação de sua ESCOLA. O conteúdo catalogado pelo estudantes sobre seu PATRIMÔNIO CULTURAL local, após uma oficina de MÍDIAS DIGITAIS que será desenvolvida pelo designer programador do projeto, Dalisson Cavalcante, os estudantes utilizarão as ferramentas do GOOGLE MAPS para localizar no tempo e no espaço e assim dar fruição virtual do acervo cultural do seu distrito.


Ciclo formativo com os professores de História das 25 escolas públicas do município de Maranguape/CE participantes do Projeto CONSIGO.

Projeto CONSIGO - Prêmio Ibermuseus de Educaçao 2020

Primeiro Encontro de Formação para os Professores de História da Rede Municipal de Educação de Maranguape

O Projeto CONSIGO. Juventude e Patrimônio Cultural, um projeto de Educação Patrimonial do Ecomuseu de Maranguape premiado pelo Ibermuseus 2020 realiza um primeiro de cinco encontros de formação para os professores de História da Rede Municipal de Educação de Maranguape.

O Projeto CONSIGO tem sua equipe formada por duas instâncias de coordenação. A Coordenação Geral, que está composta pela equipe do Ecomuseu de Maranguape e os Núcleos de Mediação, que estão formados por técnicos, professore e estudantes de 25 Escolas Públicas da Rede Municipal de Educação de Maranguape.

Dentre os Núcleos de Mediação, o Projeto CONSIGO conta um Professor-Monitor para ministrar as formações temáticas com o corpo docente da disciplina de História, no nível do Ensino Fundamental II. O Professor Paulo César, que também desempenha a função de professor formador da Secretaria Municipal de Educação de Maranguape, ministrou neste dia 11/03/2021 (online), a oficina "Patrimônio e museu no ensino de história", bem como desenvolveu um debate sobre o Ecomuseu de Maranguape e suas possibilidades educativas.



Projeto CONSIGO em Números:


Coordenação Geral: 10

Núcleo de Mediação: 25

Escolas Municipais: 25

Estudantes-Monitores: 50

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação: 10

Coordenadores Pedagógicos das Escolas: 25

Professores: 25

Professor-Monitor: 01


Estudantes Participantes: 5.347