Exposição Múltiplos Olhares

APRESENTAÇÃO

Em 2011, o Mestrado Profissional em Letras e Artes da Universidade do estado do Amazonas é criado, transformando-se, posteriormente em Mestrado Acadêmico. O intuito do programa sempre foi o incentivo à pesquisa no norte do país, buscando suprir a demanda por um campo de desenvolvimento científico em Letras e Artes no Amazonas. Optando pela interdisciplinaridade e pela diversidade de áreas propostas pelas linhas de pesquisa, o Programa de Pós Graduação em Letras e Artes completa, no presente ano, 10 anos de criação.

A Exposição Múltiplos Olhares tem como objetivo difundir expressões artísticas de discentes e egressos do programa, artes produzidas em contexto amazônico, que dialogam em frentes diversas e a partir de múltiplas linguagens. Com esse intuito, foram selecionadas manifestações estéticas com técnicas variadas, expondo a pluralidade de métodos e produtos dos artistas que compõem o corpo discente do programa.

Todos os direitos reservados. Todas as imagens e vídeos não podem ser utilizados, reproduzidos, modificados ou distribuídos sem o consentimento dos autores.


Lorena Machado: Mestre em Letras e Artes pelo PPGLA-UEA (2020), na linha de pesquisa Teoria, crítica e processos de criação, com a dissertação "Simbologia e misticismo nas fotomontagens de Jorge de Lima (1943)", e com o produto artístico "A fotografia em pânico". É licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes da UFAM (2018), e se expressa principalmente através da fotografia e seus desdobramentos.

Karen Cordeiro: Artista visual e pesquisadora nascida em Manaus. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, 2020 e especialista em Metodologia do Ensino das Artes pelo Centro Universitário Uninter, 2017. Usa a fotografia como meio de expressão. Recentemente tem trabalhado com processos híbridos, atrelados à fotografia digital em sua poética visual. Suas obras fazem uso de fotografias autoriais, em grande angular e em macrofotografia, que são empregadas na criação de colagens digitais. Foi contemplada com o Edital Conexões Culturais – Prêmio Feliciano Lana / Lei Aldir Blanc, na modalidade de literatura, 2020. Participou das seguintes exposições coletivas I MIDIARTE (2017), 80 em 1, Amazoninas (2018), Panorama das Artes no Século XXI (2018) e Ato, Imagem, Revelações promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU (2019) e da exposição digital Brasília Foto Show (2020).

Khettlen Costa: Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013), mestrado em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (2016). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Fotografia Digital. Dedica-se em pesquisar processo criativo na imagem fotográfica, também desenvolve uma produção artística de base fotográfica, por meio desta produz trabalhos híbridos, agregando a linguagem do desenho, pintura, vídeo, assim explorando a fotografia de maneira processual, evocando questões de gênero, identidade e cultura popular. Atualmente é doutoranda no programa de pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rômulo Nascimento: Doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial Esdi/UERJ (2020). Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas UEA (2014), com especialização em Artes Visuais pelo Senac-AM (2010) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas Ufam (2001). Atua há mais quinze anos como designer gráfico e diretor de arte de publicações. Desenvolve pesquisas nos seguintes campos: memória gráfica, história do design, artes visuais, estudos em design e memória cultural do Amazonas.

Samara Santos Nina: Sam Nina, taurina, 26 anos, é designer apaixonada, mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA) da UEA com ênfase em estudos feministas e de gênero, produtora editorial, feminista, lésbica, questionadora da existência humana e de padrões de feminilidade. Acredita na importância do continuum lésbico como um convite para que as mulheres se aliem no combate à todas as situações que ferem suas existências.

André Duarte Paes: Pesquisador, professor, bailarino e coreógrafo natural do Amazonas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas/UEA - Manaus/AM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Norte/Uninorte – Manaus/AM. Graduado em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná/FAP – Curitiba/PR e Formação Técnica Profissional pela Escola de Danças Clássicas do Centro Cultural Teatro Guaíra/EDCCCTG – Curitiba/PR. Atualmente doutorando do PPGADC – Programa de Pós-Graduação em Artes de Cena da UNICAMP e docente do curso de dança da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Diretor e coordenador do projeto de Extensão e Produtividade Acadêmica da UEA denominado Entrecorpus Cia de Dança.

Maria Luiza Degan: graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFAM, atualmente mestranda em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas, onde estuda as influências estéticas por trás da arquitetura do Centro Histórico de Manaus, tentando dar voz às manifestações que ecoam tão baixo em nossa história como cidade. Trabalha com processos criativos em arte têxtil e fotografia, utilizando-se da ferramenta do bordado como forma de aludir à memória e à subjetividade.

Fabio Nutti Marangoni: Mestre em Letras e Artes na UEA (2015). Especialista em Metodologia do Ensino Superior na UFAM (2002). Graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997). Atualmente leciona na Universidade Nilton Lins e é fotógrafo - FK STUDIO LTDA-ME, fotógrafo – Oana Publicidade, fotógrafo - Editora Abril. Tem experiência na área de docência, com ênfase em ensino superior.

Lorena Machado

Autorretrato segurando o Tempo, 2021

Informações técnicas: videoarte com apropriação e sonorização

Duração: 1'06''

Autorretrato segurando o Tempo, 2021 (Lorena Machado).mov

Karen Cordeiro

Série Pequenas rotas para novos mundos, 2021

Informações técnicas: fotografia digital empregada em fotomontagem, ano de execução: 2020-2021

Khettlen Costa

Existências Líquidas. Indígena da etnia Hupd'äh, 2020.

Informações técnicas: Foto transferência, vegetais sob resina.

Dimensão:17,5 cm X 13,5 cm x 1 cm.

Fonte: Museu da Imagem e do Som do Amazonas. Autor: Silvino Santos, Índias Macú, Roraima. Dimensão 0,13x0, 12 CM, 00.2cm. 1920/1930.

Existências Líquidas. Indígena da etnia Hupd'äh, 2019-20.

Informações técnicas: Foto transferência, vegetais sob resina.

Dimensão:17,5 cm X 13,5 cm x 1 cm.

Fonte: Museu da Imagem e do Som do Amazonas. Autor: Silvino Santos, Grupo de mulheres índias com criança no colo. Macú, Roraima. Dimensão 0,13x0, 12 CM, 00.2cm. Ano: S/D.

Existências líquidas, Mulheres indígenas da região do rio Putumayo.

Informações técnicas: Foto transferência, vegetais sob resina. 2019-20.

Dimensões: 17,5 cm X 13,5 cm x 1 cm.

Fonte: Museu da Imagem e do Som do Amazonas. Autor: Silvino Santos, Índias pintadas Putumayo, Peru. Dimensão 0,13x0, 12 CM, 00.2cm. 1911/1912.

Rômulo Nascimento

A-penas, 2020

Informações técnicas: poster em colagem digital


Escambo-espelho AM2, 2019

Informações técnicas: composição digital


semfé, 2020

Informações técnicas: dobradura e colagem a partir de páginas de livro de artista


Solo-semente, 2020

Informações técnicas: desenho digital


O jardim das sombras, 2015-2020

Informações técnicas: fotografia

Samara Santos Nina

Série de.ta.lhes, 2021

Informações técnicas: fotografia

André Duarte

Isto não é dança, 2018

Informações técnicas: espetáculo de dança da companhia Entrecorpus Companhia de Dança, dirigido por André Duarte.

Maria Luiza Degan

Série Fronteiras da memória, 2021


Conhecido

Informações técnicas: bordado em algodão cru.

Dimensões: 30cm x 30cm


Desconhecido

Informações técnicas: bordado em algodão cru com processo de queima do tecido.

Dimensões: 30cm x 70 cm


Reconhecido

Informações técnicas: bordado em algodão cru com processo de queima do tecido.

Dimensões: 30cm x 30cm

Fábio Nutti Marangoni

Colheita da mandioca.

Informações técnicas: fotografia

Dimensão: 4928 x 3264.

Fonte: Fotolivro Emanações. Manaus: Editora ____, 2014.


Descascando mandioca.

Informações técnicas: fotografia

Dimensão: 4928 x 3264.

Fonte: Fotolivro Emanações. Manaus: Editora ____, 2014.


Secagem da farinha de mandioca.

Informações técnicas: fotografia

Dimensão: 4928 x 3264.

Fonte: Fotolivro Emanações. Manaus: Editora ____, 2014.


Descascando a castanha para preparo do pé de moleque.

Informações técnicas: fotografia

Dimensão: 3264x4928.

Fonte: Fotolivro Emanações. Manaus: Editora ____, 2014.


Pé-de-moleque ao forno.

Informações técnicas: fotografia

Dimensão: 3264x4928.

Fonte: Fotolivro Emanações. Manaus: Editora ____, 2014.