11/07/2015 - Manada vence e lidera a divisão Paraná da Copa Sul

Neste domingo a Manada corupaense subiu a Serra para enfrentar a equipe do Xoklengs, da cidade de Itaiópolis, em confronto válido pela segunda rodada da Copa Sul de Futebol Americano.

Em uma tarde ensolarada, sob "céu de Brigadeiro", clima ameno e duas torcidas empolgadas os corupaenses e itaiopolenses tiveram uma oportunidade de realizar uma grande partida de futebol americano. Pelo lado dos visitantes a ideia era reconquistar o primeiro lugar na divisão, já que havia perdido o posto para a equipe do Guardian Saints de Curitiba. Os mandantes da partida buscavam a reabilitação no campeonato depois da derrota na estreia.

Com a bola em jogo o Buffalos tem seu ataque posicionado na linha de 35 jardas depois de falta cometida pela equipe local na execução do kick off. Drive curto para Manada, depois de duas boas corridas do RB #23 Thomaz uma segurada comprometeu toda a campanha. O desfecho foi pior ainda, especialistas em campo para o punt e sucessão de erros, primeiramente o bad snap com a bola encobrindo o punter e indo parar na linha de cinco jardas e o punter se atrapalhou em se livrar da bola que acabou acertando o bloqueador adversário e acabou saindo pela linha de fundo, safety e dois pontos para o Xoklengs.

Apesar de um início promissor do drive dos mandantes, não foi obtido exito, pois a recomposição da defesa corupaense impediu o avanço nas três jogadas seguintes e deixou o ataque no meio de campo, após conter a jogada de fake punt dos especialistas itaiopolenses.

Embora o ataque tenha caminhado bem pelo campo e ter chegado a red zone, o Buffalos não conseguiu contabilizar em pontos tendo em quatro oportunidades a chance para isto. A defesa agiu da Manada agiu rápido e já da segunda descida com o DE #77 Elivélton forçando um fumble, recuperado pelo DT #84 Odi. Bola na linha de duas jardas do ataque e o FB #28 Bily na força entra na endzone, TD para o Buffalos. Mais uma vez os especialistas não trabalham direito e o XP e bloqueado.

O segundo quarto começa com a defesa de Corupá forçando o three and out e contando com um grande retorno do #13 Jhonny deixou o ataque em boas condições para pontuar. Não precisou muito com uma boa sincronia entre OL e corredores deixou o caminho aberto para o #23 Thomaz, marcar o segundo TD da partida. Novamente os especialistas falham na conversão do Try e uma segurada ilegal invalida a conversão de dois pontos e na segunda tentativa o passe foi defletado.

O ataque de Itaiópolis saiu com as costas na parede e não conseguiu avançar muito, pois a defesa de Corupá força mais um fumble com o LB #90 Rafael e recupera com o DL #77 Elivélton . Ótima posição para o ataque contabilizar mais um TD, que saiu em corrida com o RB #27 Ígor. Agora o Try foi convertido após passe do QB #7 Clóvis para o WR #13 Jhonny, colocando o placar em 20 a 2.

A defesa corupaense age rápido e força mais um three and out, e o belo retorno de #13 Jhonny foi anulado devido a uma segurada do time de especialistas. E as faltas castigaram a última campanha do Buffalos no primeiro tempo, mesmo com duas boas corridas do RB #20 Kbelo, não foram suficientes para renovar as chances e manter o ataque em campo. Após o punt e distante da endzone os itaiopolenses ajoelham e encerram o primeiro tempo.

No intervalo teve o desafio para os pais presentes tentarem chutar o FG e ganharem uma bola e camisetas personalizadas alusivas a data.

O segundo tempo começou bastante faltoso, pior para o ataque da equipe local que foi obrigada a devolver a bola sem nenhum first down. O ataque do Buffalos caminhava bem pelo campo, e após outra boa corrida do #RB 20 Kbelo, sofre fumble e a bola é recuperada pela defesa de Itaiópolis deixando o QB em uma boa posição de campo.

Após bom trabalho da DL corupaense forçou a uma terceira descida longa, melhor para a secundária de Corupá, interceptação na conta do S #21 Alexandre. Quando o ataque tirava as costas da parede, mais um turnover. Na tentativa de passe pelo meio, QB #7 Clóvis foi interceptado e mais uma ótima posição de campo para o ataque de Itaiópolis. Novamente não conseguiram capitalizar em pontos, a posição e com mais um three and out forçou o punt.

O último quarto do jogo teve o Buffalos devolvendo a bola com punt, após o insucesso nas tentativas de avanço. Outra vez a defesa da Manada foi sólida e não cedeu o first down a equipe local. A vitória parecia estar consolidada com a garantia de mais uma posse de bola em boa posição de campo. O ataque avançou e chegou a endzone com mais uma boa corrida do RB #20 Kbelo, contudo o QB #7 Clóvis sofre outra interceptação do atleta #80 que retorna mais de 70 jardas para TD e dá emoção ao jogo. A tentativa de conversão de dois pontos foi impedida pela defesa corupaense.

O ataque de Corupá volta a cometer faltas e se complica no drive, forçando um three and out. Melhor para o Xoklengs que conquista uma boa posição de campo. A defesa também sentiu o momento ruim do jogo e foi duramente castigada pelo QB #99 que achou o TE #86 livre no meio da secundária, que recebeu e foi para a endzone. Ainda aproveitando o bom momento #99 correu para converter os dois pontos, colocando o placar em 20 a 16, com cerca de quatro minutos de jogo.

Ainda apagado em campo, o ataque não evolui e força mais um punt que dava a chance de virada no placar. Mas desta vez a defesa da Manada não deu chances para o ataque itaiopolense, com a DL pressionando e conseguindo dois tackles para perda de jarda e o ataque precisando evoluir em campo rapidamente obrigou o QB a forçar um passe e acabou sendo interceptado de CB #43 Andrei. A partir daí nada mais a fazer, o ataque comandado por Clóvis ajoelhou e decretou o final da partida.

Com a vitória a Manada volta a ocupar a segunda colocação geral e lidera a divisão Paraná do campeonato, já o Xoklengs está ocupa a última colocação com duas derrotas. A Manada volta a campo somente no dia 20/09, novamente fora de casa agora contra o Guardian Saints, em Curitiba. O Xoklengs receberá o Guardian Saints no dia 21/08 para seu terceiro compromisso e a busca da reabilitação.

O Buffalos agradece o apoio de seus patrocinadores e apoiadores RACCO Jaraguá, ASBANCO, Restaurante do Seminário, Seminário Sagrado Coração de Jesus e Jornal O Corupaense.