CONECTA EDUCAÇÃO

O programa Conecta Educação Santa Rosa reúne num único objetivo professores das escolas estaduais, municipais, federal e particulares da cidade de Santa Rosa - RS.

Sabe qual é esse objetivo: Reconectar professores e estudantes ao prazer de aprender com o uso de tecnologia educacionais digitais colaborativas.

O Programa nasceu de uma ação desencadeada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa na busca de um horizonte para melhorar as perspectivas de desenvolvimento e aprendizagem da cidade, num processo capitaneado pelos empresários Artur Lorentz e Felipe Diesel.

Já no início do Programa pessoas com olhares para o futuro e fé na educação buscaram conectar os atores certos para que o processo pudesse acontecer.

Conheça aqui o time que está redesenhando o ecossistema educacional de Santa Rosa

Artur Lorentz

Carolina de Conti

Douglas Marques

Felipe Diesel

Gustavo Hansel

João Victor Mousquer

Leonardo Drews

Maidi Dalri

Tiago Carpenedo

O planejamento, o roteiro e a execução das ações pedagógicas estão sendo conduzidas pela Google Innovator Maidi Dalri.

Conheça abaixo o time que passou pelas experiências do Conecta Educação Santa Rosa de foma mais intensa no ano de 2017:

TOPSER-ER-CE-SR-Crachá-Digital-SITE

ENTENDENDO UM POUCO MAIS DO PROGRAMA CONECTA EDUCAÇÃO:

O Programa Conecta Educação nasceu em um evento coletivo realizado em outubro de 2016 onde a comunidade estava buscando possibilidades de melhoria para o ecossistema econômico e se deu conta da necessidade de trabalhar o tema Inovação, Educação e Empreendedorismo. A partir de palestras que envolveram os temas: Inovação, Educação e Empreendedorismo e como o Ecossistema do Google se integra e colabora para isso, realizado pela Innovator Maidi Dalri, a comunidade olhou para a necessidade de uma mudança no contexto educacional que estava muito distante das possibilidades trazidas nesse novo universo. Essa foi a fase de sensibilização do Programa proposto.

Assim surgiu a proposta da integração de todos os entes educacionais (municipais, estaduais, federais, particulares e de cursos livres, com apoio dos empresários) num projeto para redesenhar a prática pedagógica do município para uma nova realidade mais colaborativa e digital com o uso do Google For Education como ferramenta de integração e trabalho colaborativo.

Para viabilizar o projeto empresas locais estão apoiando financeiramente as ações em conjunto com a Prefeitura Municipal, numa iniciativa que está efetivamente mobilizando toda a cidade.

Assim, esse movimento iniciado em 2016 deu origem a ações concretas no segmento educacional que estão sendo realizadas no ano de 2017 e que já estão gerando mudanças no ecossistema educacional.

A primeira ação concreta desenvolvida foi estabelecida com a Google, na qual a plataforma do Google For Education foi implementada no município e já está disponível a toda a rede municipal deste Maio de 2017. No estado a plataforma já estava disponível mas não era usada. Com o projeto todas as escolas estaduais de Santa Rosa tiveram as suas contas Google For Education, da mesma forma foram criados os painéis para as escolas particulares participantes. Além de se demonstrar para o Instituto Federal envolvido o que era possível fazer com o painel do G Suite que já possuíam.

A intenção, no entanto não é apenas adotar ferramentas digitais e sim ter modificação no processo pedagógico. Para isso pensou-se num projeto que pudesse reconhecer qualitativamente a prática pedagógica desenvolvida.

Acreditamos que esse seja um projeto inédito que reúna na mesma proposta de formação e desenvolvimento institucional professores da rede Municipal, Estadual e Comunitária.

A proposta do Programa foi desenhada para 4 anos e o primeiro ano já trouxe resultados concretos fantásticos.


Quais os principais problemas o projeto pretende ajudar a resolver?

  • Reduzir o percentual de evasão das escolas de Santa Rosa;

  • Melhorar os indicadores educacionais do município;

  • Interferir de forma direta no nível motivacional dos professores;

  • Adequar a prática pedagógica a realidade geracional e digital do século XXI;

  • Transformar digitalmente as instituições envolvidas;

  • Derrubar o paradigma “Escola do século XIX, professor do século XX e estudante do século XXI;

  • Preparar os estudantes para a realidade de trabalho do mundo conectado no qual estamos vivendo;

  • Estimular o desenvolvimento do trabalho por projetos;

  • Reconectar os professores com o prazer de aprender e consequentemente de ensinar;

  • Desenvolver o letramento digital do corpo docente envolvido.


Quais potencialidades e oportunidades existem para a execução do projeto?

Ao iniciar o projeto no final de 2016 a cidade estava totalmente carente de uma proposta que pudesse gerar mudança no contexto pedagógico, motivar e engajar escolas e professores.

Nas ações desenvolvidas até o presente momento os participantes não só estão envolvidos, como motivados e encantados com a proposta de trabalho e mesmo com poucos recursos digitais e infraestrutura disponível já estão trazendo grandes resultados.

Essa é apenas uma evidência que mostra a potencialidade que existe para que o projeto deslanche.

Muitos projetos de mudança nas escolas iniciam com os equipamentos sendo licitados sem o envolvimento dos professores e sem etapas de capacitação, ou seja, são simplesmente jogados para os professores. Sem eles saberem o que, para que e como e, dessa forma muitos dos recursos se perdem ou são mal utilizados

Nesse projeto a intenção foi outra, foi despertar o desejo para que as escolas e os professores quisessem essa mudança e tivessem sede por ter os recursos necessários para fazer acontecer e pelo uso do Google For Education no processo pedagógico e no dia a dia da sala de aula.

As pessoas ajudam a construir o mundo que elas ajudaram a pensar.

Essa proposta não é algo imposta, mas desde o início construída e debatida com toda a comunidade envolvido, por isso sua possibilidade de sucesso é astronomicamente maior do que qualquer iniciativa isolada, por mais inovadora que ela seja.