Ana Cristina de Bem Alves - Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Catarina com graduação sanduíche nos Estados Unidos pela University of Northern Iowa (IA) and University of Pittsburgh (PA). Mestre e doutoranda em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estuda: (1) os efeitos da atividade física sobre a ativação do inflamassoma NLRP3 e comportamento tipo-doentio e (2) Receptores adenosinérgicos A2A como alvos terapêuticos para denças neurológicas. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Biologia Integrativa do Exercício Físico, orientada pelo professor Aderbal Silva Aguiar Júnior.

Matheus Mangini Bertuzzo - Bacharel em Educação Física pela Faculdade da Serra Gaúcha. Mestre e doutorando em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no Laboratório de Neurometria e Biofeedback (LANEBI) sob coordenação do Prof. Dr. Odival Cezar Gasparotto no Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSC. Tem interesse e experiência nas áreas de: análise quantitativa da atividade eletroencefalográgica (qEEG), Biofeedback e programação.

Luisa Bandeira Binder - Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina com graduação sanduíche na Queensland University of Technology, Austrália. Mestranda em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina no Laboratório de Neuroquímica 4 sob orientação da Profa. Carla Inês Tasca. Tem interesse e experiência nas áreas de: excitotoxicidade glutamatérgica, depressão maior, doença de Alzheimer e neuroproteção.

Scheila Iria Kraus - Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina, estando vinculada ao Laboratório de Neurobiologia da Dor e da Inflamação, o qual é coordenado pelo prof. Dr. Adair Roberto Soares dos Santos. Tem interesse e experiência nas áreas de: plantas medicinais e compostos isolados (efeitos e mecanismo de ação), modelos de dor e inflamação, comorbidades associadas à dor.

Adriano Emanuel Machado - Biólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou durante a graduação como iniciação científica no Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação, sob orientação do Professor Jorge Alberto Quillfeldt. Neste período atuou em projetos de pesquisa relacionados aos mecanismos biológicos do aprendizado e memória, tendo obtido experiência em tarefas comportamentais com ratos, psicofarmacologia e cirurgia estereotáxica. É mestre em neuropsicobiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Laboratório de Neurociências e Comportamento do Departamento de Fisiologia da mesma universidade, sob orientação do professor Eduardo Luiz Gasnhar Moreira, com linha de pesquisa visando os mecanismos pelos quais o colesterol e o metabolismo lipídico podem influenciar nos processos de aprendizado e memória em roedores. Atualmente é doutorando no mesmo programa onde vem aprofundando os estudos acerca dos aspectos metabólicos da formação e processamento de memórias nestes animais. Também é colaborador no Laboratório de Neurometria e Biofeedback (LANEBI) sob coordenação do Prof. Dr. Odival Cezar Gasparotto no Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSC, onde investiga os processos de aprendizagem relacionados ao neurofeedback.

Evelini Plácido - Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região de Joinville, especializada em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestra em Neurociências, com ênfase em Neuropsicobiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFSC, sob orientação da professora Dra. Patricia de Souza Brocardo, atuando no Laboratório de Neuroplasticidade, estudando neuroplasticidade da formação hipocampal.

Leandra Constantino - Formada em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche pela Universidade de Barcelona (UB) e Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge (IDIBELL). Atualmente é Pós-doutoranda pelo Programa de Pós- Graduação em Neurociências, sob a supervisão do prof. Dr. Roger Walz. Tem experiência na área de Bioquímica e Neurobiologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: transmissão glutamatérgica e neurotoxicidade, sistema adenosinérgico, pré-condicionamento, neuroproteção, convulsão, epilepsia e encefalite anti-NMDAR.

Nei Daniel de Souza Peres - Formado em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), mestrando em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua na investigação do processo neuropsicobiológico da depressão na doença de Parkinson. Vinculado ao Laboratório Experimental de Doenças Neurodegenerativas (LEXDON) sob orientação do professor Dr. Rui Daniel Prediger. Tem interesse nas áreas de: depressão, doenças neurodegenerativas, vetorização olfatória, modelos de depressão e doença de Parkinson.

Mauricio Peña Cunha - Possui Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade de Brasília (2005). Especialização Latus Sensu em Musculação pela Universidade Veiga de Almeida (2006). Mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007-2009). Realizou um estágio de mestrado sanduíche na Universidad Nacional de Cordoba (Cordoba, Argentina) durante 2 meses (2009). É doutor em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009-2013) . Realizou um estágio de doutorado sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid (Madrid, Espanha) por 6 meses (2010). Realizou estágio pós-doutoral em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013-2015). Atualmente realiza pós-doutorado em Bioquímica na Universidade Federal de Santa Catarina sob a supervisão do prof. Dr. Alcir Luiz Dafre. Sua linha de pesquisa norteia os efeitos de modelos experimentais de atividade física e exercício físico em doenças psiquiátricas (como a depressão), neurodegenerativas (como a doença de Alzheimer, Parkinson e Huntington), e metabólicas (como diabetes e obesidade), bem como excitotoxicidade glutamatérgica (isquemia cerebral), processo de envelhecimento e senescência celular, e na exaustão e performance física. O foco de suas mensurações experimentais está no registro do comportamento animal, análises das atividades, transcritos e imunoconteúdo de enzimas antioxidantes, da sinalização redox e do metabolismo, bem como análise de parâmetros inflamatórios, níveis de monoaminas por HPLC e ensaios com células imortalizadas miméticas de neurônios.

Claudia Daniele Bianco - Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina /UFSC. Atualmente é aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências/UFSC, vinculada ao Laboratório de Neuroplasticidade/LANEP - Departamento de Ciências Morfológicas - CCB/UFSC, sob orinentação da Profª. Drª. Patricia de Souza Brocardo, colaborando na linha de pesquisa "Plasticidade no Sistema Nervoso: Aspectos Moleculares e Celulares", com ênfase em déficits induzidos por exposição ao álcool durante o desenvolvimento. Participa também no Projeto de Extensão "Os Perigos do Consumo do Álcool Durante a Gravidez", que tem por objetivo ministrar palestras em escolas, voltadas para o Ensino Médio, divulgando informações pertinentes ao tema e contribuindo com a prevenção ao uso de bebidas alcoólicas durante o neurodesenvolvimento.

Hiago Murilo de Melo - Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina /UFSC. Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências/UFSC, vinculado ao Laboratório de Ciências Médicas - Departamento de Ciências da Saúde - CCS/UFSC, sob supervisão do Prof. Dr. Roger Walz, colaborando na linha de pesquisa "Neurobiologia dos Transtornos Neurológicos", com ênfase na investigação da manutenção do tônus autonômico cardíaco em pacientes com epilepsia.

Jozimar Carlos Szczepanik - Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Possui mestrado em Neurociências (área de concentração: Neuropsicobiologia). Atualmente é doutorando em Neurociências (área de concentração: Neurobiologia Celular e Molecular) pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e desenvolve seus trabalhos no Laboratório de Defesas Celulares - LabDef, sob supervisão do Prof. Dr. Alcir Luiz Dafre. Possui experiência nas áreas de Neuropsicofarmacologia de processos cognitivos e comportamentais; Defesas Antioxidantes Celulares; Mutagênese Ambiental; Biologia Molecular.