urbano!

Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva - Paraibuna-SP

2019

Formação cultural de experimentação das diversas modalidades de artes urbanas.






O projeto explorou o universo de artes visuais urbanas, brincando com suas possibilidades por meio de experimentos práticos em sala de estudos (sala e rua), desenvolvendo trabalhos experimentais a partir do estudo de diferentes técnicas e integrando-as em um mesmo processo criativo de uma obra.



As técnicas escolhidas foram stencil, lambe lambe, sticker, gravação em bueiro e graffiti. Os processos criativos e desenvolvimento de cronograma se desdobraram de maneira com que já acontecesse a integração entre as diferentes técnicas gradualmente conforme os estudantes fossem adentrando os novos conhecimentos.


PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE PADRONAGEM A PARTIR DE FORMAS ORGÂNICAS E GEOMÉTRICAS COM A TÉCNICA DO STÊNCIL

Artista urbano Sofoca e seu pack recebido de stickers produzidos pelos estudantes

sticker

A modalidade de adesivos urbanos foi explorada com desenhos manuais e principalmente com a técnica do stencil. Com um só stencil, é possível criar uma série de pelo menos 50 cópias; ao longo dos encontros, calculamos mais de 1000 adesivos produzidos pelos estudantes. Nessa modalidade, houve a troca de pack de adesivos entre os participantes da oficina e após contatos com pessoas que também praticam esse tipo de criação, trocamos packs com artistas de São Paulo, Vale do Paraíba e um artista de Ohio nos Estados Unidos.

lambe lambe!

As artes para lambe lambe foram produzidas praticamente durante todos os processos, para que vivenciassem as diversas possibilidades de criação dessa modalidade.

Teve lambe de stencil, de poesias, corte e colagem, de desenhos manuais livres de monstrinhos e gravura.

Preparamos a cola e colamos os lambe-lambes na pista de skate da cidade, espalhando por diversos espaços as artes criadas ao longo do ano.

Lambe de pequenas poesias

Colagem colaborativa com lambes da turma toda.

Padronagem de stencil

GRAVURA URBANA

Um dos diferenciais da experimentação é a gravura urbana de placas de metal e tampas de bueiros espalhadas pelas ruas, na qual usa-se as estampas desses objetos para gravar em papéis e tecidos. A proposta aproxima os estudantes aos detalhes que a urbanização traz para nosso dia a dia de maneira despercebida.


Resultados de algumas gravações em papel e camisetas.

graffiti??

A última modalidade era o graffiti... porém, a urbanização vem trazendo problemas à cidade de Paraibuna: um deles é o aumento da demolição de casas e casarões históricos e desvalorização do patrimônio cultural. Decidimos então pintar a fachada de uma casa no centro, para que além de revitalizá-la, chamássemos a atenção da população e gestores públicos ao fato de como mudanças pequenas, como revitalizações, podem trazer um visual mais vivo, mais acolhedor para a cidade, fazendo com que os próprios moradores sintam-se pertencentes e orgulhosos do lugar onde moram.

Padronagem de ramos de café com stencil