Sobre AMFALA

Quem somos

A AMFALA – Associação de Manutenção Florestal dos Amigos do Litoral Alentejano – é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é centrada na prevenção e combate aos incêndios rurais.

Sedeada em Sines, a associação dispõe de duas equipas de sapadores florestais com formação profissional específica e certificada. Os sapadores florestais da AMFALA realizam ações de vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais bem como ações de silvicultura preventiva e gestão de combustíveis.

As duas equipas de sapadores florestais foram constituídas em 2018 e 2020, respetivamente, através do Programa de Sapadores Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O que é um(a) Sapador(a) Florestal?

«O Sapador Florestal é um trabalhador especializado, com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de gestão florestal e defesa da floresta.» (O Sapador Florestal, ICNF)

Os sapadores florestais da AMFALA têm formação certificada em vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais, segurança e saúde no trabalho florestal, manutenção florestal e silvicultura preventiva, utilização de equipamentos motomanuais (motorroçadoras e motosserras), condução fora da estrada e outras competências relevantes à sua profissão.

O que fazemos

Os nossos sapadores florestais têm um papel importante na prevenção e no combate aos incêndios rurais, atuando na vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais bem como na silvicultura preventiva e gestão de combustíveis.

  • Vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais

Durante o período crítico de incêndios rurais que decorre entre 1 julho e 30 setembro (período que poderá ser alterado consoante as condições meteorológicas), o trabalho dos sapadores florestais da AMFALA centra-se na vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais, apoiando os bombeiros e os serviços de proteção civil. Estas ações realizam-se em regime de serviço público em zonas de atuação pré-definidas, nomeadamente nas freguesias de Santo André e São Francisco da Serra (concelho de Santiago do Cacém) e nas freguesias de Sines e Porto Covo (concelho de Sines).

  • Silvicultura preventiva e gestão de combustíveis

Ao longo do ano, na ausência de situações de alerta ou risco máximo de incêndios rurais, os sapadores florestais da AMFALA realizam ações de silvicultura preventiva e gestão de combustíveis tais como limpeza de mato, abate de árvores secas ou acompanhamento de queimas e queimadas. Estes trabalhos podem ser realizados para câmaras municipais ou clientes particulares bem como para o ICNF.