MINICURSOS

Resumos/objetivos dos conteúdos a serem ministrados:

1- Citogenética de peixes: conceitos, aplicações e genotoxicidade ambiental

Ministrantes: Layon Zafra Lemos e Rafael Fernando de Melo;

A citogenética vem contribuindo para o conhecimento da biodiversidade em peixes, apresentando informações nos processos evolutivos, com enfoque nos rearranjos cromossômicos, polimorfismos estruturais e/ou numéricos, poliploidias naturais, sistemas de cromossomos sexuais, distribuição geográfica de grupos/espécies/populações e caracterização de complexos de espécies, bem como no conhecimento molecular da estrutura dos cromossomos, através de mapeamento de sequêncicas gênicas aplicados em diferentes grupos de peixes. Além disso, a citogenética de peixes tem contribuído para estudos ecotoxicológicos na análise de substâncias tóxicas lançadas no ambiente aquático. Alterações genotóxicas, citotóxicas e mutagênicas podem ser causadas em peixe por exposições à resíduos domésticos, efluentes industriais, metais pesados, pesticidas e outros compostos químicos. Portanto, através de metodologias da citogenética é possível inferir sobre os efeitos genotóxicos desses compostos nos ambientes aquáticos.

2- Entomologia Forense na Perícia Criminal

Ministrantes: Stefany Rodrigues de Oliveira e Daiani Rodrigues Moreira;

A Entomologia Forense é o nome dado aos estudos dos insetos e de outros artrópodes que interagem com as Ciências Legais.

1. Introdução sobre Entomologia Forense, mais comumente associada ao intervalo post-mortem, uso na identificação do local de morte. Histórico e o desenvolvimento dessa ciência ao longo dos anos.

2. Sucessão cadavérica, ordem de insetos e a pioneira na colonização de cadáveres, e, as mais utilizadas. Importância da sucessão para a entomologia forense e os fatores que as afetam.

3.Estudos nas áreas de entomologia forense, e, suas aplicações na cronologia forense e toxicologia

3- Terapia larval: aplicação de larvas para cicatrização de feridas

Ministrantes: Ronaldo Roberto Tait Caleffe e Bruno Vinicius Daquila;

A Terapia Larval consiste na aplicação de larvas estéreis produzidas em laboratório para tratar de feridas crônicas. Os resultados da aplicação das larvas incluem, (a) remoção do tecido necrótico (debridamento); (b) eliminação de bactérias (desinfecção); e (c) cicatrização.

1.Introdução sobre a Terapia Larval e histórico do desenvolvimento da técnica;

2.Como são aplicadas as larvas em ferimentos e avanços do procedimento;

3.Modo de ação dos insetos durante a terapia;

4.Produtos biotecnológicos associados as larvas.

4- Cultura de tecidos e Bioprocessos Associados

Ministrantes: Adrieli Rodrigues da Costa Nunes, Jesieli Beraldo Borrazzo, Luma Alana Vieira Henrique e Sanny Damazio Domingues;

O minicurso contará com aulas teórico-práticas, em que a parte teórica abordará os seguintes assuntos: introdução ao cultivo vegetal in vitro e suas principais aplicações (micropropagação, conservação de germoplasma, embriogênese somática e organogênese), uso de biorreatores associados à cultura de tecidos (produção de metabólitos de interesse e produção de mudas em biofábrica), e aplicações da cultura de tecidos na transformação genética. A parte prática consistirá, na execução de atividades de preparo de meios de cultura e experimentos de inoculação de explante de cactos para formação de calos, e resgate de embrião de milho para embriogênse.

Objetivos: - Conhecer os princípios e aplicações da técnica de cultivo de tecidos vegetais in vitro; - Conhecer vias de regeneração in vitro; - Conhecer os principais bioprocessos associados à técnica de cultura de tecidos; - Compreender como são preparados meios de culturas e inoculação de explantes com diferentes finalidades.