Linhas de Pesquisa

Políticas Sociais

Estuda a Política Social na sociedade capitalista, sua gênese e desenvolvimento; as perspectivas de análise das Políticas Sociais; as Políticas Sociais e lutas sociais na sociedade civil e no Estado; a seguridade social e direitos na Constituição brasileira; a particularidade da assistência social no Brasil; a reforma do Estado e o novo trato à questão social e o debate do Terceiro Setor no contexto das transformações do capital.

Processo de trabalho e classes sociais

Estudo das alterações que ocorrem no processo de trabalho nos diferentes setores da economia e seus impactos no mundo do trabalho. Análise das propostas do Estado e da sociedade civil no enfrentamento das expressões da “questão social”, derivadas da relação Capital e Trabalho. Análise da estrutura de classes no capitalismo contemporâneo.

História e concepções contemporâneas do Serviço Social

Análise do surgimento e da institucionalização do Serviço Social. Exame dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social. Estudo da agenda contemporânea do Serviço Social. Análise da formação, do espaço sócio-ocupacional e de práticas do Serviço Social.

Teoria social e serviço social

Análise das relações entre as matrizes clássicas da teoria social e a constituição do Serviço Social. Estudo da incidência das Ciências Sociais no desenvolvimento do Serviço Social.

Temas Urbanos

Estuda as contribuições teóricas e metodológicas sobre a cidade; as transformações urbanas; os processos sociais e as representações sociais da territorialidade; as redes de produção e circulação; as políticas públicas de desenvolvimento local integrado e sustentável, habitação, meio ambiente, transporte, poder local e gestão pública das cidades, violência urbana; trajetórias e construções identitárias; redes sociais e sociabilidade.

Cultura e movimentos sociais

Análise da dimensão cultural dos fluxos globais, dos processos de subjetivação e de construção de identidades coletivas; os movimentos sociais - urbanos e rurais - e suas relações com o Estado e o mercado; a cultura política, as ações coletivas e as inovações institucionais; a participação, as relações de poder e a cidadania; as experiências de democracia participativa no Brasil; as relações de gênero, intergeracionais e interétnicas nos espaços públicos e privados.

Estado, Sociedade e Direitos Humanos

Investigação das relações entre Estado/sociedade civil na configuração de um campo de lutas sociais centradas nas múltiplas expressões dos direitos humanos, e suas implicações na formulação de políticas públicas. Estudo das condições de construção democrática e do fortalecimento da esfera pública, no quadro da mundialização da economia e da cultura, para a implementação de políticas de Direitos Humanos, contemplando análises de suas determinações de classe, gênero, étnicas e enfoques geracionais.

Democracia e Globalização

Análise da problemática da democracia no contexto da globalização da política: os novos constrangimentos à soberania do Estado-nação e os projetos democráticos; as tensões entre a ampliação da democracia, com as novas dimensões da cidadania, e os sistemas concentrados de poder; as exigências da extensão global da cidadania e os obstáculos que lhes são postos pelas novas relações internacionais e o conteúdo democrático dos movimentos sociais anti-globalistas.