PROFUNCIONÁRIO - Encontro presencial - 20/10/12

No sábado, dia 20 de outubro, aconteceu o encontro presencial do Polo de Jaguarão, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pagliani. Na oportunidade, compareceram alunos das quatro turmas do Profuncionário e a equipe do polo de Jaguarão.

Estiveram presentes os professores do IFSUL, professor Paulo Henrique Asconavieta da Silva, coordenador geral do Profuncionário; o professor João Francisco Fernandes Pouey, coordenador do Curso de Infraestrutura Escolar; a professora Fabíola Mattos Pereira, que trabalha na Gestão Educacional do curso e a professora Raquel Godinho, Coordenadora de Gestão de Material Didático.

No início do encontro, a coordenadora de polo deu as boas vindas a todos e apresentou o Coordenador Geral do Profuncionário, professor Paulo. Ele fez a fala inicial, apresentou sua equipe do IFSUL que o acompanhava e passou algumas orientações gerais sobre o curso.

Logo a seguir, passou a palavra para a professora Fabíola que apresentou um vídeo de Rubem Alves e coordenou a dinâmica que foi aplicada com os alunos divididos em 4 grupos. A atividade contava com a citação de Rubem Alves “Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar”. Após, os alunos utilizaram o material disponibilizado (papel pardo, cola, tesoura, folha com a citação, revistas para recorte e pincéis atômicos) para responder aos questionamentos colocados: “Quando as escolas funcionam como gaiolas?” e “Quando as escolas funcionam como asas?”. Foram dados alguns minutos para a realização da atividade e, posteriormente, apresentarem seus trabalhos.

Os professores também conversaram com os alunos sobre o curso em geral, sistema de avaliação e matriz curricular.

Tivemos um intervalo para lanche e, no final do encontro, o professor Paulo esclareceu o atraso na impressão das apostilas, falou sobre as carteirinhas de estudante. Quando os alunos questionaram sobre a ajuda de custos para o deslocamento de Herval ou Arroio Grande para Jaguarão, a coordenadora de polo passou algumas informações que havia recebido da responsável na 5ª CRE. Alguns alunos solicitaram a palavra sobre os assuntos tratados que foram ouvidos com toda a consideração pelo coordenador, que na sequência, após todos os esclarecimentos necessários, solicitou aos professores que entregassem as apostilas das disciplinas D4 e D5 aos alunos. Para encerrar foi solicitado que alguns alunos deixassem um depoimento gravado para serem publicados no portal do IFSUL.

O encontro promoveu a integração entre os alunos das diversas turmas e serviu para esclarecimento de dúvidas diretamente com o coordenador do curso.

Agradecemos a participação da equipe do IFSUL que compareceu ao encontro, as palavras de incentivo do nosso coordenador, Professor Paulo Henrique Asconavieta da Silva, que parabenizou a equipe pela atuação no curso, aos tutores presenciais João Carlos Pires dos Santos, Alice Mara Bom da Silva, Sonia Teresinha Valli e Mara Regina Moreira Veiga (que não esteve presente no encontro por que tinha um compromisso profissional no mesmo horário, mas que deixou sua contribuição na organização do presencial), à direção da Escola Municipal de E. F. Padre Pagliani que gentilmente nos cedeu o espaço para o encontro, à funcionária da escola e aluna do curso de Alimentação Escolar, Ana Cristina Stahlecker, que nos auxiliou na organização do presencial, bem como facilitou nosso acesso aos ambientes da escola e aos nossos queridos alunos por se fazerem presentes e abrilhantarem o encontro, já que são os atores principais desse cenário.