Tese

A tese de doutorado foi defendida em prova publica, em julho de 2021, e obteve a aprovação do júri com distinção.

Abaixo, segue o link para acesso à íntegra do documento no Repositório de Teses da Universidade de Lisboa e as informações sobre a tese, o júri e o resumo.

Link para acesso ao documento da tese: Repositório da Universidade de Lisboa.

Arquitetura da casa contemporânea e o lugar:

estratégias de projeto nas regiões metropolitanas de Lisboa e Belo Horizonte

Doutoramento em Arquitetura

Teoria e Prática do Projeto

Ulisses Morato de Andrade

Orientação Científica

Doutora Maria Madalena Aguiar da Cunha Matos

Professora Associada da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa


Doutor Flávio de Lemos Carsalade

Professor Associado da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais

Constituição do Júri

Presidente:


Doutor Amílcar de Gil e Pires,

Professor Auxiliar com Agregação,

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Vogais:


Doutora Maria Madalena Aguiar da Cunha Matos,

Professora Associada, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, orientadora;


Doutor Hugo José Abranches Teixeira Lopes Farias,

Professor Associado, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa;


Doutor Ricardo Manuel Costa Agarez,

Investigador Principal Convidado,

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa do Instituto Universitário de Lisboa;


Doutora Ana Luiza Nobre,

Professora Assistente, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro;


Doutor Jorge Luis Firmino Nunes,

Professor Auxiliar, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Tese especialmente elaborada para a obtenção do grau de Doutor

Documento Definitivo

2021

Resumo

No presente século, as arquiteturas brasileira e portuguesa mantêm a visibilidade internacional alçada por suas notáveis realizações no decurso do século XX, sendo que as casas contemporâneas de referência da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) contribuem com tal fenômeno. Por outro lado, embora essas regiões encerrem um valoroso passado partilhado, elas carecem de estudos comparativos de suas arquiteturas pós-coloniais, sobretudo no tocante às suas casas contemporâneas. Pressupondo que a prática de projetar com especial atenção ao lugar é um importante modus operandi da arquitetura luso‑brasileira, esta investigação indaga sobre as estratégias de projeto adotadas na criação da casa contemporânea de referência na AML e RMBH, tendo como parâmetro suas interfaces com o lugar. Assim, considerando a casa como o epicentro da observação, o presente estudo analisa os modos de intercâmbio do edifício com o lugar enquanto a topografia que o sustém; os horizontes que o definem; e a paisagem arquitetônica que o caracteriza. Para isso, construiu-se a hipótese de que, em estratégias opostas, as casas da AML são acomodadas à topografia e introvertidas em relação aos seus horizontes, e as casas da RMBH são elevadas e extrovertidas; e em estratégias convergentes, ambas estabelecem ruptura com as paisagens arquitetônicas tradicionais ou continuidade às paisagens contemporâneas. A verificação dessa hipótese através do estudo de casos em vinte obras erguidas no âmbito birregional confirmou os seus termos. Observou-se que o anseio pela privacidade é uma forte componente no projeto da casa contemporânea da AML, por estar tanto na motivação das estratégias de introversão quanto naquelas de acomodação. Por outro lado, se o usufruto da paisagem é a razão das estratégias de extroversão e da transparência mural no projeto da casa da RMBH, suas estratégias de elevação apresentam causas dispersas. Constatou-se, ainda, que as respostas ao lugar dadas pela arquitetura das casas estudadas não compõem narrativas de afirmação de identidades arquitetônicas regionais ou nacionais; além disso, elas rompem os diálogos com as linguagens pré-modernas e vernaculares, mas os preservam quanto às suas idiossincráticas modernidades. Por fim, fato marcante, identificaram-se significativos fluxos de conhecimentos e influências arquitetônicas binacionais entre os arquitetos autores das casas contemporâneas da AML e RMBH.

Palavras-chave: Arquitetura contemporânea – Arquitetura da casa – Projetos de referência em Lisboa e Belo Horizonte – Estratégias de projeto – Lugar