Sinopse

Quando Cíbar mergulha nas águas do rio São Francisco, é surpreendido por uma voz e toma um susto daqueles por estar diante da Mãe d’água. Ela lhe pede para ser colocutor entre os humanos e o povo que vive no rio. Assustado, ele não se dispôs a ajudar, indo às pressas para casa. Passou o resto dia pensado nela e no que havia dito. Então, resolveu ir para a reunião do conselho realizada na pedra do meio. Lá, ouve atentamente as alegações e a desconfiança de alguns dos líderes de cada nação ali presente, concordando em ser o porta-voz e seguir as orientações do conselho das águas. Enquanto porta-voz, Cíbar tem dificuldades para conscientizar políticos da importância e necessidade da revitalização do rio e da preservação ambiental e de toda criatura que nele habita, deparando-se com a incompreensão, mentiras, prepotência, má vontade e ameaças, dando origem a um penoso embate que só cessa quando Iati intervém, retendo as águas do rio em seus olhos. Neste livro, Ron Perlim nos convida para refletir nossas práticas político-sociais. A leitura deste livro é prazerosa e de fácil compreensão. O povo das águas mistura ficção com realidade com o propósito de tentar humanizar os leitores, tornando-os mais sensíveis, conscientes e reflexivos quanto aos problemas ambientais, políticos e sociais apresentados nesta história.

MAROLI ROCHA

PEDAGOGA

A Editora Penalux disponibilizou o primeiro capítulo para degustação do leitor: I Capítulo.


O autor

Nascido em Porto Real do Colégio, Ron Perlim é especializado em Educação Matemática. Foi colunista do Jornal Tribuna da Praia e agracidado com o Prêmio Alina Paim. Tem participação em algumas antologias, é autor de oito livros solo, blogueiro da Aplacc (Academia de Letras, Artes, Cultura e Ciências) e colaborador da Revista Obvious.

O QUE DIZEM OS LEITORES

Meire Matias, servidora pública, estudante de Direito: "Vc está de parabéns meu amigo! Seu livro é espetacular. De uma leitura envolvente, me identifiquei com Cíbar por ser a voz que não é ouvida. A delicadeza dos detalhes das figuras mitológicas são perfeitas e apaixonantes. Que Deus abençoe o nosso velho e bom Chico. Parabéns! Recomendo a todos. Belíssima obra!".

João Paulo Rocha, estudante: "Livro MUITO bom, li em 1 dia, misturando fantasia com realidade e nos fazendo refletir em relação ao nosso Chico. Parabéns Ron Perlim, mais 1 trabalho maravilhoso".

Antônio Francisco de Jesus, o Saracura. Escritor, Academia Sergipana de Letras, do blogue AS sobre livros lidos: “Seu livro é muito bom! Parabéns! Acabei de ler. Bom enredo, boa mensagem. Estou gratificado. Um livro útil e que vai, espero, ser eterno. Ganhar prêmios.”

Morgana Brunner do blogue Segredos Literários: "Boa tarde! Terminei de ler o seu livro hoje. E fiquei encantada pela história. Torci tanto por Cíbar. O cenário que criastes foi incrível e surpreendente".

"O rio São Francisco está morrendo todos os dias. Nós mortais e acomodados em nossa Matrix, o vemos definhar pelas telas dos celulares como se essa realidade não existisse. Em resposta aos gemidos agonizantes, seres míticos movimentaram a imaginação de um escritor e em resposta nasceu "O povo das águas". UMA BELA AVENTURA!

Rose Nunes

(Professora. Cedro de São João/SE.)

Saiba mais sobre o livro O povo das águas resenhado no blogue Segredos Literários Oficial e no blogue Antônio Saracura sobre Livros Lidos:

Áudio da professora Rose Nunes relatando a experiência que seus alunos tiveram com a leitura do livro e o desenvolvimento do projeto O povo das águas.

O livro está à venda na livraria da Editora Penalux.