INTRODUÇÃO

Autor: Prof. Me. ROGÉRIO CALDEIRA

CREF-11: 002653 G/MS

Profissional de Educação Física

Este site é oficial da Fundação de Esportes de Corumbá, (FUNEC), tem o propósito de divulgar assuntos relacionados aos Projetos e Programas das praticas de atividades físicas e esportivas e trazer aos munícipes informações em tempo real e precisa dos nossos eventos, pois sabemos do compromisso que temos frente a saúde e bem-estar social de nossa cidade.

Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que incluem maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.

Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é ter algum grau de atividade física e mental, não durante um mês, mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos recebemos um corpo saudável e temos o dever de cuidar e zelar por este que é nosso abrigo.

Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida, mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

Mas atenção!

Para vocês que desejam começar a se movimentar, é de primordial importância que façam antes um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias). A partir daí, procure orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades. Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, para se ter uma vida saudável é necessário realizar, pelo menos, 30 minutos de exercício aeróbio contínuo ou acumulado cinco vezes por semana. Você pode praticar os 30 minutos direto ou dividir em 3 ciclos de 10 minutos ou 2 ciclos de 15 minutos. Não é tão difícil, não é mesmo?

Para se ter uma ideia da importância da atividade física, o Ministério da Saúde, baseado nos dados coletados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), informou que se toda a população fizesse 30 minutos de exercício 5 vezes na semana e tivesse um cardápio saudável, seria possível evitar 260 mil mortes por ano por causas, como: câncer, doença crônica e problemas no coração.

Verifique, a seguir, algumas vantagens que a atividade física proporciona:

    1. As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.

    2. Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.

    3. O ativo apresenta pressão arterial e frequência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.

    4. A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.

    5. A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros

Em geral, as mulheres têm os seguintes benefícios em relação à saúde por meio da atividade física:

· Menor risco de doença coronariana e de derrame;

· Menor risco de câncer de mama e de colo e, possivelmente, de vários outros tipos de cânceres ginecológicos;

· Diminuição do risco de diabetes;

· Diminuição do risco de osteoporose;

· Controle do peso em longo prazo;

· Aumento do bem-estar psicológico;

· Diminuição do risco de hipertensão arterial sistêmica;

· Melhoria do perfil lipídico.

Como começar a se exercitar?

Já falamos da importância e os benefícios da atividade física. Agora, vamos dar dicas para os sedentários começarem a se exercitar sem forçar os músculos e prejudicar a saúde.

  1. Avalie Seu Físico:

Sabe as avaliações físicas que as academias exigem quando você se matricula? Elas são essenciais para quem é sedentário. Avaliando a flexibilidade, fôlego, força muscular e composição corporal, o profissional consegue indicar os melhores exercícios para você. Contudo, se a pessoa tiver mais de 40 anos e/ou tenha algum fator de risco (doença cardíaca, hipertensão ou sobrepeso) é importante ela consultar um médico primeiro.

  1. Estabeleça Metas Realistas:

Ter objetivos ao começar um exercício é bem motivador, mas é preciso tomar cuidado para estabelecer metas realistas. O ideal é, juntamente com o educador físico, decidir objetivos de curto, médio e longo prazo.

  1. Escolha um Exercício que Você Goste:

Quando se pensa em atividade física e saúde, a corrida e a musculação são as primeiras opções que vêm à cabeça. Contudo, não significa que essas sejam as escolhas ideais para você. Experimente diversas modalidades até encontrar aquela que mais goste. Ao praticarmos exercícios que nos identificamos, é mais fácil manter a regularidade.

  1. Comece aos Poucos:

Para quem é sedentário e quer voltar a se exercitar, o ideal é começar com uma intensidade leve e respeitando os limites do corpo. Essa atitude é essencial para evitar lesões e espantar o desânimo.

  1. Não Desista, Persista:

É comum no início das mudanças de hábitos, nos sentimos desanimados e com vontade de desistir. Quando esses pensamentos vêm à cabeça, é importante lembrar dos seus objetivos e persistir.

Como evitar lesões?

Se você está começando a se exercitar depois de muito tempo parado, prefira atividades de baixo impacto, como: caminhar, nadar e andar de bike. Esses exercícios não exigem muito das articulações e músculos.

Lanches pré e pós treino:

· Antes de malhar:

Para garantir a energia necessária, é importante consumir carboidratos complexos, pois demoram a ser digeridos e evitam a queda de níveis glicêmicos. Exemplos de alimentos: cereal, biscoito e pão integral, barra de cereal e banana.

· Depois de malhar:

Para alinhar atividade física e saúde também é necessário se alimentar bem. Nesse período, o corpo age como uma esponja, absorvendo rapidamente tudo o que você comer. Por isso, é recomendado que consuma proteínas, legumes e hortaliças.

Lembre-se. Para se ter uma vida mais saudável é essencial uma alimentação equilibrada, atividade física e saúde caminham juntas.

Referências bibliográficas

· GONZALEZ-ALONSO J.; CALBET J. A. L. Reductions in systemic and skeletalblood flow and oxygen delivery limit maximal aerobic capacity in humans. Circulation; 107.

· American College of Sports Medicine. Guidelines for graded exercise testing and prescription. Philadelphia: Lea & Febiger.

· POPKIN, B. M. The nutrition transition in low-income countries: an emerging crisis. Nut Rev 52 (9).

· NIEMAN, D. C. Exercício e Saúde: como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. 1. ed. – São Paulo: Manole.

· ARRAIZ, G.A. ET AL. Risk assessment of physical activity and physical fitness in tehe Canadian Health Survey mortality follow up study. J clin Epidemiol 45(4).

· ANDRESEN, E. M. & MEYERS, A. R. Health related quality of life outcomes measures. Arch. Phys. Méd. Rehabil 81 (2).

· SPIRDUSO, W.W. & CONIN, D.L. Exercise dose-response effects on quality of life and independent living in older adults. Med. Sci. Sports Exerc., 33 (6) Suppl.

· MARTINSON, B. C. ET AL. Physical inactivity and short-term all-cause mortality in adults with cronic disease. Arc Intern Med 161 (9).