Sobre

A FLIC-ES é um evento cultural com a finalidade de promover o acesso ao livro e incentivar a leitura. Em sua quarta edição, conta com a participação da comunidade, dos professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares e de escritores locais e convidados.

De grande relevância para a formação pessoal e cultural da população e para a construção da identidade de uma comunidade, a Feira Literária Capixaba promove, em ambiente cultural diversificado, atividades que visam promover a interação entre comunidades com o ambiente literário e propagar o conhecimento e o estímulo à leitura.

Sabemos da importância do livro na vida do ser humano. O livro desperta criatividades, abre novos horizontes, constrói caminhos e contrasta diferentes paradigmas.

A programação da FLIC-ES é voltada sempre para o grande público e todos serão levados à refletirão sobre fatos e fatores que influenciam a vida em sociedade. Através da apreciação de obras literárias de autores renomados tem como finalidade interagir a literatura com a música, com o teatro, com o cinema e tecnologias.

O hábito da leitura deve ser estimulado desde cedo para se tornar prazeroso. Os contadores de histórias desenvolvem a imaginação, a escuta atenta e enriquecem a linguagem das crianças.

A FLIC-ES/17 oferece espaço aberto para relatos, depoimentos e discussões entre escritores, professores e alunos com o objetivo de contribuir para o conhecimento e estimulação de atividades voltadas ao incentivo à leitura.


Regina Menezes Loureiro


A FEIRA LITERÁRIA CAPIXABA é uma organização da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, da Academia Espírito-santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, entidades sem fins lucrativos e as mais antigas instituições culturais capixabas.

Já em sua quarta edição, a FLIC-ES permanece sendo uma importante estratégia de fomento e promoção à economia criativa no setor LITERÁRIO E ARTÍSTICO, pois dá visibilidade à economia e às cadeias produtivas, destacando as potencialidades dos segmentos culturais no Espírito Santo.

É, ainda, ferramenta de inclusão e integração entre municípios, escolas e alunos da rede pública e privada de ensino. Antes da feira, ocorrem as “Pré-Flic”, ações culturais realizadas nos vários municípios do estado, que visam incentivar a leitura e a cultura entre moradores do interior.

Durante a FLIC-ES, realizada em Vitória, há seções culturais e artísticas para maior conhecimento e valorização da cultura capixaba, como danças folclóricas, exposições de artes, palestras e mesas redondas. Para despertar na criança o gosto pela leitura, intensificam-se as contações de história e apresentação de livros. A feira tem como ação permanente a prática de valorização do autor capixaba, promovendo bate papo e encontros com o autor, lançamentos e sessão de autógrafos.

Este formato de “Feira Literária” justifica-se em seu escopo, por atingir um público diversificado de crianças, jovens e adultos. As atividades artísticas, a produção e o exercício do imaginário possuem o intento de despertar o interesse pela leitura e pela prática da produção escrita. Desde sua primeira edição, a FLIC-ES busca a integração e a valorização da literatura e das demais expressões artísticas produzidas no Espírito Santo. Sempre há um escritor ou escritora homenageada pelo seu trabalho e contribuição à cultura local.


Ester Abreu Vieira de Oliveira



Organização da IV Feira Literária Capixaba (Flic-ES)

Coordenação Geral: Ester Abreu Vieira de Oliveira

Coordenação: Regina Menezes Loureiro

Produção Executiva: Suzi Nunes

Produção: Dayse Egg de Resende

Assessoria de Imprensa: Álvaro Silva

UFES - Secretário de Cultura | Rogério Borges de Oliveira