O que é depressão?

A depressão é considerada uma doença, um transtorno de humor, caracterizada em geral por um humor entristecido e/ou incapacidade de sentir prazer, sensação de vazio, irritabilidade, acompanhado de manifestações físicas e cognitivas por pelo menos 2 (duas) semanas, que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo.

A depressão é caracterizada pela presença de pelo menos quatro dos sintomas seguintes:

  1. perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta;

  2. insônia ou hipersonia;

  3. agitação ou lentidão psicomotora;

  4. fadiga excessiva ou perda de energia;

  5. sentimentos de inutilidade ou de culpa excessiva ou inapropriada;

  6. atenção ou raciocínio prejudicados ou dificuldades para tomar decisões; ou

  7. pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida, plano suicida ou tentativas de suicídio.

Esses sintomas estão presentes consistentemente na maior parte do dia por pelo menos duas semanas e causam prejuízo funcional significativo na vida da pessoa e daqueles que a rodeiam.

Os transtornos depressivos estão entre os problemas de saúde mental mais comuns para os quais se busca ajuda e um dos que mais causa danos sociais. No Brasil, 5,8% da população sofre com depressão, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos. (Fonte: Portal G1).

Saiba um pouco mais sobre depressão neste vídeo:

Vídeo por Minutos Psíquicos.