Dúvidas Frequentes

QUAL FOI O PERÍODO REGULAR DE INCRÍÇÕES PARA AS TURMAS DE 2024?
De 15 de dezembro de 2023  até 15 de janeiro de 2024.

POSSO ME INSCREVER DEPOIS DO ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES?

Sim. Nossa lista de espera fica constantemente aberta. A inscrição é realizada pelo formulário da aba "Inscrições 2024". Fazemos chamadas quizenais para completar as vagas até todos dessa lista serem chamados. Eventualmente alguns alunos entram em maio, junho e até agosto, e fazemos o possível pra que a entrada tardia não seja uma grande dificuldade nos estudos. 

COMO SEI SE FUI CONVOCADO PARA A MATRÍCULA?
Já estamos em nossa segunda chamada. Você pode conferir na aba "Convocados 2024". Se você se inscreveu após às 10:30 de 31/01/2024, não se assuste por seu nome não aparecer na lista de espera. Atualizamos essa lista de chamada em chamada, a cada 1 dias.  Se você foi convocado, deve ter recebido um e-mail com um link de confirmação e mais instruções. Cheque sua pasta de SPAM!

QUANDO COMEÇARAM AS AULAS DE 2024 

Tivemos atividades introdutórias de 05 de fevereiro até 01 de março.
Nossas aulas regulares começaram dia 04 de março.

COMO FUNCIONA O CURSINHO DA PSICO?

O Cursinho da Psico é pré-universitário e auto-gestionado. Pré-universitário pois busca ir além da preparação para o vestibular, trabalhando na ampliação dos horizontes sociais das(os) alunas(os) e acesso às universidades públicas pelas classes baixas. Auto gestionado pois todos seus membros (professoras/es, estudantes e coordenadoras/es) contribuem de forma ativa para avaliar, propor e deliberar sobre questões pertinentes ao cursinho.

O Cursinho oferece uma revisão dos conteúdos do Ensino Médio preparando para os principais vestibulares, como o ENEM, a FUVEST, Unicamp, UNESP e afins. 

QUAIS SÃO OS HORÁRIOS DE AULA?

As aulas no Cursinho acontecem das 19:00h às 22:00 h. Atividades extras podem acontecer todos os dias a partir das 18h e ocasionalmente aos sábados. Um exemplo do nosso horário de funcionamento atual está ao final dessa página.

O Cursinho não possui aulas nos períodos da manhã, tarde, ou turmas de sábado.

O CURSINHO É PRESENCIAL OU ONLINE?

Presencial. Apenas.

AS AULAS VÃO DE QUANDO ATÉ QUANDO?

Nossas turmas seguem esse único calendário. Não há turmas de meio de ano.
05 de fevereiro a 19 de julho (1º semestre de aulas)
20 de julho a 4 de agosto (férias coletivas)
05 de agosto a 13 de dezembro (2º semestre de aulas)

A PRESENÇA NAS AULAS É OBRIGATÓRIA? HÁ LIMITES DE FALTAS?

Não há frequência mínima para os nossos alunos. Entretanto, ausências que somarem a 10 dias seguidos serão questionadas. Entendemos as dificuldades que o transporte e o tempo podem fazer surgir para nossos estudantes, ainda mais para quem trabalha. Também sabemos que existem outros compromissos pessoais, como outros cursos, práticas religiosas, necessidades familiares e afins. Faz parte da Educação Popular compreender e lidar com essas eventualidades da melhor (e mais respeitável) forma possível.

ONDE FICA O CURSINHO?

Av. Professor Mello Moraes, 1721 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030. Bloco B, sala 30.

O Cursinho fica dentro da Cidade Universitária da USP (CUASO - Cidade Universitária Armando Sales de Oliveira), no Butantã, e o modo mais comum de acesso é vindo com os Ônibus Circulares que saem da Estação de metrõ Butantã. 

O CURSINHO DA PSICO É GRATUITO?

O Cursinho não tem mensalidade, nem taxa de inscrição. Mas há uma taxa de matrículas de 20 reais. É o único pagamento feito e deve ser realizado após a convocação de matrícula, que ocorrerá a partir do final de janeiro.. Também temos uma Campanha de Financiamento Coletivo na plataforma Apoia-se (Clique aqui) para aqueles que quiserem e puderem contribuir com 10 ou 20 reais mensais. Isso ajuda a custear as impressões das apostilas e listas de exercícios para aqueles que as desejarem.

O CURSINHO DA PSICO GARANTE BILHETE ÚNICO DE ESTUDANTE?

Não. Infelizmente Estudantes de Cursinhos Pré-Vestibulares ou Pré-Universitários não têm esses direito, porque o Cursinho não é uma Instituição educativa regulamentada pelo Ministério da Educação.

QUE TIPO DE MATERIAL O CURSINHO DA PSICO USA? OS ALUNOS RECEBEM ALGUM MATERIAL FÍSICO?
Os alunos não recebem nenhuma apostila física no Cursinho e esse é um dos motivos que permite sua ausência de mensalidade. Cada uma das disciplinas, por outro lado, é instruída a fornecer virtualmente apostilas, listas de exercícios, slides utilizados em aula e outros materiais de apoio que possam ser utilizados pelos alunos em seus estudos autônomos. Cada disciplina escolhe se vai montar sua própria apostila ou utilizar materiais já disponíveis de outros Cursinhos. 

QUEM PODE ESTUDAR NO CURSINHO DA PSICO?

Todes podem se inscrever para o Cursinho da Psico. Em caso de lista de espera, daremos prioridade, de acordo com nosso projeto pedagógico: a) Estudantes provenientes de ensino público (médio, supletivo, EJA ou CIEJA); b) Transgêneros e travestis; c) Refugiados políticos; d) Egressos ou aparentados de egressos do sistema penitenciário.

O CURSINHO DA PSICO É APENAS PARA QUEM QUER ESTUDAR PSICOLOGIA?

Não. O Cursinho da Psico tem esse nome apenas porque usa os espaço do Instituto de Psicologia da USP. Não há direcionamento para a carreira de psicologia. A formação é geral, com revisões que prepararam para todos os vestibulares, inclusive aqueles que possuem segunda fase. 

COMO ESTUDAR NO CURSINHO DA PSICO?

Inscreva-se primeiramente no nosso formulário Aqui!  Caso algo não de certo, escreva para cursinhopsico.secretaria@gmail.com, avisando que precisa de ajuda. Quando surgir uma vaga na lista de espera, entraremos em contato para esclarecer os detalhes finais e preparar os próximos passos. Vamos novas chamadas pelo menos quinzenalmente. Então vale a pena esperar. (:

COMO TRABALHAR NO CURSINHO DA PSICO?

Acreditamos que o Cursinho é um espaço de formação não só para alunas(os), mas também para todas e todos que por ele passam. Portanto, ele serve como espaço para realização de estágios no campo da docência assim como oportuniza experiência docente em sala de aula para recém-formadas(os).

Caso possua interesse, envie um e-mail para cursinhopsico.contratacao@gmail.com e entraremos em contato.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CARTA DE COMPROMISSOS MÍNIMOS DO CURSINHO DA PSICO?

A Carta de Compromisso Mínimo  é um documento condicionante do fazer parte do Cursinho. Se você se inscreveu no Cursinho, concorda e endossa esse documento, que tem acordos para o nosso bom funcionamento. Esse documento foi construído coletivamente e identifica quais são nossos direitos e deveres. Tudo o que acontecer dentro do Cursinho será avaliado segundo esse documento, que define, por exemplo, nossas medidas disciplinares para lidar com situações de quebra desses acordos.
O documento está na integra em uma das abas do menu. 

Esse é um exemplo de horário no nosso Cursinho! (: