Eventos

Este espaço serve para divulgar os Eventos que a Confraria realize ou seja convidada a participar

Feira da Serra de São Brás de Alportel 2023

Estaremos presentes: 27 a 30 Julho 2023


Feira Terra de Maio Azinhal 2023


Apresentação na Escola Hotelaria e Turismo Faro


Feira da Perdiz Martim Longo 2022

Feira da Caça Mertola 2022

Mercado Alqueva inserido na Feira Patrimónios do Sul 

Eventos promocionais da Patrimónios do Sul

IV Universidade Itinerante Internacional do Figo da India 2022

Feira Dieta Mediterranica 2022

Apresentação Conserva no Aeroporto Faro 

Feira da Serra de São Brás de Alportel 2022 

 Programa Olha SIC 

APRESENTAÇÃO DO GUIA DA FILEIRA DO FIGO DA ÍNDIA

Promoção Dieta Mediterrânica

Feira Terra de Maio Azinhal 2022

Feira da Caça Mertola 2021

Alentejo Natural Products

O Figo da India vai à Escola 2021

Mais um ano a Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India foi à escola divulgar junto dos mais novos o Figo da India!

Mesmo em tempos de pandemia, não baixamos os braços pois julgamos que é junto dos mais novos que devemos promover hábitos de alimentação saudável num tempo em que a obesidade infantil e o sedentarismo está na ordem do dia!

Como sempre, o Figo da India despertou curiosidade junto dos alunos e professores!

Participação no programa Praça da Alegria

A Confraria Gastronómica do Figo e da figueira da India, foi convidada a participar no programa "Praça da Alegria" da RTP!

Estivemos presentes no programa no dia 1 de OUT acompanhados de alguns dos mais destacados intervenientes da Fileira do Figo da India, alguns produtores com produtos inovadores e com a presença de dois Chefs da Escola de Turismo de Vila Real de Santo António que elaboraram algumas iguarias com Figo da india e Palma de Figueira da India.

Mercado Transfronteiriço de Vale do Poço

No  dia 11 de Setembro a Coop Opuntias Alentejo esteve presente no "Mercado Transfronteiriço" de Vale do Poço/Mértola em colaboração com a Confraria do Figo da India.

Correio do Alentejo com suplemento central sobre a fileira do figo da índia

Correio do Alentejo com suplemento central sobre a fileira do figo da índia, uma parceria do projeto Coopera e da Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India. Destaque para o trabalho da Confraria do Figo da Índia em prol da Fileira e as boas práticas da Cooperativa Opuntias Alentejo. 

Pode ler o artigo em:

https://sites.google.com/.../confrariadofigod.../noticias...

Apresentação Figo da índia Escola Hotelaria VRSA.

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India continua empenhada na divulgação das potencialidades da Figueira da India.

Desta vez em parceria com os alunos do 3° ano da Escola Hoteleira de Vila Real de Santo António.

Um muito obrigado aos alunos e aos chefs envolvidos assim como à direcção da escola que nos permitiu realizar este evento.

WEBINAR - COOPERA_RS – Fileira do Figo da Índia

No dia 1 de MAR 2021, realizou-se o Webinar "Sensibilização para os figos da India" no ambito do projeto Coopera RS organizado pela CIMBAL e a associação ESDIME em parceria com a Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India.

Com a participação, a convite da Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India, do Veterinário Rafael Sene (Brasil) que abordou a temática - "Figueira da India - uma alterativa Forrageira", o produtor Ricardo Brito Paes que apresentou um projeto com Opuntia Forrageira realizado em Portugal  e do eng. Liberato Portillo (México) que abordou a temática - Cochonilha - Identificação e Controlo.

Ciclo de encontro de produtores de Figo da Índia

O produtor Ferdinando de Freitas (Quinta Torre de Bera), em colaboração com a APROFIP/Opuntias Portugal, organizou, Encontro de Produtores, "Ciclo de encontro de produtores de Figo da Índia". A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da índia teve o prazer de ser convidada a participar.

Do laboratório ao mercado - Congresso Nacional dos Recursos Silvestres 

Este evento vai reuniu em painéis temáticos, diferentes casos de sucesso nas diversas fileiras dos recursos silvestres, como são os casos do cogumelo, medronho e figo da índia.

O objetivo foi divulgar e discutir os desafios e oportunidades em áreas como a investigação, inovação, novas tecnologias e a sua aplicação ao mercado empresarial. 

No Figo da India foram convidados Ana Calca da 5 Palmas, José Ferrão da Pepe Aromas e Ferdinando Freitas em representação da APROFIP.

Desafios das fileiras emergentes dos recursos silvestres - Impacto do projeto Inov@sfileiras

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India participou no webinar "Desafios das Fileiras Emergentes do Recursos Silvestres - Impacto do projeto Inov@s fileiras", evento realizado no âmbito do projeto "Inov@s fileiras" cofinanciado pelo PDR 2020, no dia 18 de DEZ de 2020.

O evento, contou com a participação de oradores dos parceiros do projeto Inov@s fileiras ( ESDIME, ADCMoura, Confraria Gastronómica do Figo e Figueira da Índia, Associação ARBUTUS e CEBAL)

Festival da Comida Esquecida - Piquenique - Cacela Velha

Piquenique em Cacela Velha no âmbito do Festival Comida Esquecida.

Oferta dos frutos da Cooperativa Opuntias Alentejo com o apoio da Confraria do Figo da India!

Obrigado pelo convite da QRER - Coop. para o Des. dos Territórios de Baixa Densidade.

O Figo da India Vai à escola 2020

A Confraria do Figo da india continua empenhada em divulgar o Figo da India junto dos mais novos, desta vez na Escola EB1/JI de Altura no dia 20 FEV 2020.

S. João de Negrilhos Aljustrel

Confraria esteve em S. João de Negrilhos Coselho de Aljustrel pela mão do Confrade António Banza.

Com direito a reportagem na RTP!

 Feira da Perdiz em Martim Longo 2019

Mais uma vez tivémos o prazer de participar na Feira da Perdiz em Martinlongo nos dias 09 e 10 de NOV 2019.

Feira da Caça em Mértola 2019

Participação da Confraria do Figo da India na Feira da Caça em Mértola de 25 a 27 OUT 2019 em parceria com a Cooperativa Opuntias Alentejo! 

Seminário Faculdade de farmácia do Porto

A Faculdade de farmácia do Porto, organizou no dia 14-OUT-2019 o Seminário "Figo da India-O Papel da Produção, da Industria e da Universidade"

A Confraria participou no evento com a apresentação sobre o estado da fileira em Portugal. 

Marketing e Comercialização do Figo da India

No âmbito do projeto "Cooperar nos Recursos Silvestres" (COOPERA_RS), realizou-se no  dia 21 SET 2019 na Vila de Cuba, uma Acção de Qualificação e Sensibilização com o tema Marketing e Comercialização do Figo da india.

Com a participação de produtores que apostaram na imagem como forma de divulgar o seu produto e especialistas em Marketing que nos falaram um pouco da mais valia de promover o produto.

Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço

O Figo da India está presente na XVII Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço nos dias 13 a 15/SET pela mão da Confrade Olga Gonçalves da Planície Bio

Festicante

A Confraria do Figo da Índia estará presente na "Festicante" em Aljustrel nos dias 30/AGO a 01/SET pela mão do Produtor\confrade Antonio Banza

Festa do Moinho de Maré da Mourisca

Confraria do Figo da India na Festa do Moinho de Maré da Mourisca 2019 em Setúbal de 23 a 25 /AGO, pela mão do Confrade/Produtor Pedro Canhestro,com a participação da também confrade Sandrina Marques

Recursos Endógenos

Participação da Confraria do Figo da Índia no Colóquio "Recursos Endógenos - raizes do passado com olhos no futuro" no dia 23/AGO, promovido pelo Município de Grândola no decorrer da "Feira de Agosto" 

Feira da Serra

A Confraria participou na "Feira da Serra" em São Brás de Alportel nos dias 25, 26, 27 e 28 de jul/2019.

Além de mostra de produtos nacionais e internacionais, tivemos degustação de Figo da India e demonstração gastronómica com a palma verdura a cargo do Chef Adérito Almeida.

 

FAVA-Feira do Ambiente E Vegan Do Algarve

A Confraria participou na FAVA, nos dias 18 e 19 de Jul/2019 em Loulé!

Uma excelente oportunidade para dar a conhecer as potencialidades do Figo da India e em especial da Palma Verdura para a alimentação Vegan.


Workshop da Apanha ao Escoamento

No dia 16/JUN, a Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da Índia realizou dois workshop's "APANHA & MATURAÇÂO"; "CONSERVAÇÂO & ESCOAMENTO" enquadrados nos projetos "Provere Recursos Silvestres", dos quais é parceira, tiveram lugar em Vale do Pereiro (Arraiolos) nas instalações da empresa Pepe Aromas

Grande adesão dos produtores, excelente recepção por parte dos anfitriões "Pepe Aromas" e da localidade Vale do Pereiro que nos acolheram com grande carinho. Mais uma vez o Workshop correu muito bem, com os participantes a participarem activamente a expor as suas inquietações relativamente à cultura e a expor as suas experiências e ideias. É desta forma que entendemos estes encontros, que sirvam de partilha entre produtores e que daqui saiam acções de colaboração e entreajuda para que possamos levar esta cultura a bom porto. A Confraria está orgulhosa da forma como tem decorrido estes eventos que temos vindo a realizar. Obrigado a todos os participantes, oradores e anfitriões!!! 


Workshop ERANETMED-MediOpuntia

A Confraria do Figo da India PARTICIPOU no Workshop de dia 17/ABR/2019 na Faculdade de ciências e tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no ambito do projeto ERANETMED-MediOpuntia. 

Este projeto visa incentivar o plantio de catos Opuntia em regiões marginais do mediterrâneo com o objetivo de combater o processo de desertificação. 

Feira do Azeite em Vale de Vargo 

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India esteve presente na "XIII Feira do Azeite" de Vale de Vargo (Serpa) nos dias 15/16/17 MAR 2019. 

BTL-Lisboa 2019

Transformados de Figo da Índia na BTL-Lisboa no Stand dos Recursos Silvestres.

Estiveram representados os produtores Doces Candeias, Serpa; Doçuras do Vale, Vale da Seda; Courela da Cinjura, Almodovar; Herdade Vale do Guadiana, Mertola. 

Jornadas do Mundo Rural

A convite da Camara Municipal de Alcoutim, foi com muita honra que a Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India marcou presença nas Jornadas do Mundo Rual 2019. 

Workshop "Poda & Fertlilização"

Relaizou-se no dia 16Fev2019 o Workshop "Poda & Fertlilização" organizado pelaConfraria do Figo da India no ambito do projeto INOV@SFILEIRAS.

O evento teve, como já vem sendo hábito, casa cheia e com os participantes muito interessados e participativos nas actividades de campo.

O nosso agradecimento à autarquia que nos cedeu o espaço e à produtora Olga Gonçalves da Planície Bio que mais uma vez disponibilizou o seu pomar para a realização deste evento. 

SEMINÁRIO “DESAFIOS PARA O CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE DAS FILEIRAS DAS PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS E DO FIGO-DA-ÍNDIA”

Na Feira do Montado em Portel dia 29/NOV/2018. 

Mais um momento de partilha entre produtores, onde a Confraria teve Oportunidade de alguns dados já recolhidos no ambito do projeto INOV@AS FILEIRAS assim como apresentação de algumas imagens da futura plataforma da Fileira do Figo da India que em breve estará online com toda a informação para os produtores.


2º Encontro de Produtores - Serpa 24/Nov/ 2018

Na sequencia do 1ºencontro no passado mês de Outubro, ficou agendado 2º encontro para apresentação de propostas concretas no sentido de encontrar soluções de escoamento para os pequenos produtores que não pertencem ainda a nenhuma organização.  

EPI para trabalhar com Figo da India

Um conjunto de empresas está a desenvolver um EPI para trabalhar com o figo da india. Dia 16/Nov/2018 foi dia de reunião com a Confraria para entregar o relatório da primeira experiência com a parte interior do fato. 

Workshop Cochonilha-Identificação Prevenção

No dia 11/out realizou-se em Martim Longo na Feira da Perdiz o segundo Workshop no âmbito do projeto INOV@SFILEIRAS, com o tema "Cochonilha-Identificação e Prevenção".

Contámos com a presença do Eng Tomé Panazeite, confrade e técnico responsável pelo projecto, o Eng António Charro Perez que nos deu uma perspectiva do drama que está a acontecer na região da Andaluzia com as Opuntias destruídas pela cochonilha e ainda com o Eng José Alves que nos transmitiu muito conhecimento sobre a cochonilha e outras pragas.

Workshopperdiz2018.mp4

Feira da Perdiz em Martim Longo 2018

Mais uma vez estivemos presentes na Feira da Perdiz nos dias 10 e 11/Nov/2018 com mostra de produtos nacionais e internacionais derivados do Figo e da Figueira da India.

Feira da Perdiz 2018.mp4

Inauguração Instalações "Pepe Aromas"

No dia 09/Nov, estivemos presentes na inauguração oficial das instalações da empresa "Pepe Aromas" com a presença do sr Ministro da Agricultura Luis Capoulas Santos. 

Encontro de produtores Serpa 27/Out/2018

Brainstorming promovido pela Confraria no sentido de encontrar soluções de escoamento para os pequenos produtores que não pertencem ainda a nenhuma organização. 

Workshop "Figo-da-índia, da produção à comercialização", 

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India, foi convidada pela Escola Agrária de Castelo Branco a participar no dia 12/Out/2018 no Workshop "Figo-da-índia, da produção à comercialização".

VI Feira da Dieta Mediterranica 

No dia 09 Setembro a Confraria do Figo da Índia participou na "VI Feira da Dieta Mediterranica" no Mercado da ribeira em Tavira. 16:00 - Potencialidades gastronómicas do figo da india e da figueira da india pelo chef Adérito M. Almeida numa parceria da Confraria do Figo da Índia, Escola Hoteleira VRSA e Vila Monte Farm House. 

OPERAÇÃO DE MARKETING PARA TODOS PEPE AROMAS

No dia 8 de Setembro, foi dia de Promoção no Intermarche de Vila Real Santo António, degustação de Figo da India, parceria Pepe Aromas

e Confraria do Figo da Índia!

XVI Feira Agropecuária Transfronteiriça

A Confraria Gastronómica do Figo e da figueira da India, participou no dia 7 Setembro, no Workshop (Seminário) " Inovação na pecuária extensiva em relação ás alterações climáticas" promovido na "XVI Feira Agropecuária Transfronteiriça" de Vale do Poço. 

Workshop "Escoamento & Promoção"

INOV@SFILEIRAS

Workshop "Escoamento & Promoção" e Encontro de produtores de Figo da Índia em Serpa, no ambito do projeto INOV@SFILEIRAS, no dia 4 de Agosto, reuniu mais de 50 produtores que puderam debater com os palestrantes, as suas preocupações e duvidas agora que se aproxima a época de colheita. 

Estamos convictos que este encontro pode ter sido o ponto de partida para um futuro melhor desta Fileira. 

Filme.MOV

Feira Anual de Vila Nova de S. Bento 2018

Nos dias 27, 28 e 29 de Julho 2018 estivemos presentes na Feira Anual de Vila Nova de S. Bento em parceria com o nosso confrade Helder Candeias

Terra de Maio & Algharb.come 

Nos dias 25 a 27 de Maio a Confraria do Figo da Índia marcou presença na festa "Terra de Maio & Algharb.come " no Azinhal, Castro Marim com uma pequena montra de produtos derivados do Figo e Figueira da India! 

 Encontro de Produtores de Figo da India 

Encontro de produtores de Figo da India na Escola Hoteleira de Vila Real Santo António. Um convívio muito interessante entre produtores, transformadores, comunidade local e internacional. Agradecer à escola Hoteleira pelo almoço com palma de Figueira da India e polpa de Figo da india. Um especial agradecimento ao director da escola David Murta, ao professor Pedro Serrano e ao Chef Adérito M. Almeida que nos receberam organizaram um excelente almoço. Agradecer também aos expositores Sebastião Afonso, Helder Candeias e Bio Opuntia que em conjunto com a Confraria realizaram uma excelente mostra de produtos derivados de Figo e Figueira da India! 

BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

No ambito do projecto "Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo", o Municipio de Almodovar, convidou os Confrades Sandrina Marques da empresa Doçuras do Vale e Helder Candeias da empresa Doces Candeias - Indústria Agro-Alimentar, Lda., a expor os seus produtos na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que decorreu entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março! 

Feira da Perdiz

Confraria gastronómica do Figo e da Figueira da Índia marcou presença na Feira da Perdiz em Martim Longo nos dias 11 e 12 de Novembro.

Representaram a Confraria os nossos Confrades Nelson Ventura e Helder Candeias, esteve ainda presente a convite da confraria o produtor da cerveja de Figo da India "Sabra" o sr Sebastião Afonso.

3ª Jornadas Técnicas

3ª Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim, Pavilhão Municipal José Rosa Pereira, Martim Longo

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India, teve o prazer de participar nas jornadas a convite da Câmara Municipal de Alcoutim.

Onde estiveram presentes 3 dos nossos Confrades:

Rural Beja

Confraria do Figo da Índia marca presença na Rural Beja nos dias 5 a 8 de Outubro de 2017, mais uma vez em parceria com o nosso Confrade Helder Candeias que transforma o Figo da Índia em produtos como compotas, licores, gomas, bombons...

Figo da India na Escola

A convite da professora Helena da escola primaria de Altura (Castro Marim), a Confraria foi à escola apresentar o Figo da India aos meninos do primeiro ano! 

7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”, Salão da JFM, Martim Longo

No Ambito do evento "Capital do Figo da India" realizou-se no passado dia 2 de Setembro de 2017 o 7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia” em Martim Longo.

A convite da organização, o nosso Confrade João Freixo esteve presente fazendo parte do Juri.

Feira Anual de Vila Nova de S. Bento

A "Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da Índia", participou mais um ano na "Feira Anual de Vila Nova de S. Bento" nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2017, a convite da União das Freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo.

Este ano fizemos a nossa participação em parceria com o nosso Confrade Helder Candeias "Doces Candeias".

Tivemos exposição e degustação de produtos derivados do Figo e Figueira da India e disponibilizámos toda a informação sobre esta cultura e produtos derivados.

O nosso obrigado à "Doçuras do Vale", "SIGO", "GetBio" e "Doces Candeias" que nos enviaram produtos para exposição. 

Encontro de Produtores de Agricultura Biológica Serpa

A Confraria Gastronómica do Figo da Índia foi convidada pela C.M. de Serpa a participar no  I Encontro de Produtores de Agricultura Biológica da Margem Esquerda do Guadiana em Serpa onde teve a oportunidade de expor vários produtos relacionados com o Figo da Índia. 

Terra de Maio

Participação da confraria na feira "Terra de Maio" no Azinhal; Castro Marim. Mostra de produtos nacionais e internacionais. Desde já agradecemos o convite da Camara Municipal de Castro Marim. 

Apresentação Projecto SIGO 

A Confraria do Figo da Índia esteve presente, na figura do seu Grão-mestre Tomé Panazeite, na apresentação do projecto SIGO no qual foi Parceiro. A Confraria tem todo o gosto em apoiar projectos no âmbito escolar, pois entende que a divulgação junto dos jovens é muito importante para o futuro da cultura do Figo da Índia!