Projetos Culturais e Educacionais

Projeto Caminho das Abelhas Nativas ganha mais um novo espaço

Numa iniciativa da empresa Multiflon  com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha - RS, o Apiário Abelhinha Feliz desenvolveu o projeto Caminho das Abelhas Nativas Erika Irma Glufke. Trata-se da instalação e manutenção de Meliponário com caráter conservacionista e educativo. Em fase de implantação no Parque Natural São Francisco de Assis em Flores da Cunha, será entregue à comunidade em março de 2024.

Projeto Cultural  Livro "O Desfile das Abelhinhas"

 100% DAS METAS ALCANÇADAS. SUCESSO DE PÚBLICO 

Fomentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, "O Desfile das Abelhinhas" é um livro destinado ao público infantil, Trata-se da estória de um grupo de abelhinhas que deseja realizar um desfile de primavera. Este é o mote para a escritora Ana Lucia Schmidt e os ilustradores Gio e Doug abordarem assuntos como a ecologia e a importância da colaboração na vida em sociedade. Graças ao apoio de empresas  que se importam com a cultura e com o tema ambiental, o projeto alcançou suas metas e conquistou o público.

Depois do êxito do lançamento no Instituto de Leitura Quindim em 12 de agosto de 2023, o projeto seguiu uma extensa agenda de apresentações. Foram contempladas com a contação de história e experiências no aparelho lúdico mais de 2000 crianças alunas de escola públicas de Caxias do Sul e região. Fez-se presente nas Feiras de Livros Regionais, entre elas a de Porto Alegre, considerada a maior do sul do Brasil.

O Livro ainda terá sessões de autógrafos confirmadas nas Feiras de Livro de Caxias do Sul, Gramado e Porto Alegre.

Interessados em adquirir o livro O Desfile das Abelhinhas podem entrar em contato com a produção através do e-mail apiarioabelhinhafeliz@gmail.com

Assista a versão animada do Livro O Desfile das Abelhinhas.

Atividades em escolas

Em formato de conversa informal, com brincadeiras e atividades lúdicas, levamos conhecimento sobre as abelhas para crianças em idade escolar. 

Exposição Melô

Para dar maior visibilidade à atividade apícola, aos benefícios de seus produtos e a importância das abelhas para a natureza de uma forma divertida e criativa, o artista gráfico e também apicultor João Geraldo elaborou a exposição “Melô”.

A mostra consiste de uma série de releituras de capas de álbuns musicais sob o prisma do universo apícola, numa linguagem original e divertida.

No formato tradicional do vinil, as intervenções se apresentam de diversas formas, ora quase imperceptíveis, ora radicais. 

Abelha, mel, (bee e honey no idioma inglês), rainha, própolis e fumigadores, são alguns elementos e palavras presentes no cotidiano dos apicultores que aparecem nas criações de João Geraldo, um mero, porém ávido, consumidor de mel que, ao conhecer a apicultura há apenas alguns anos atrás, converteu-se num comprometido defensor destes incríveis insetos e colaborador nas causas de proteção ao meio-ambiente.

A exposição, cujo lançamento ocorreu no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, RS, tornou-se itinerante e tem levado cultura e entretenimento a milhares de pessoas por onde já foi instalada.  

Projeto Caminho Das Abelhas Nativas

Em uma iniciativa independente, o Apiário Abelhinha Feliz está empreendendo o Projeto Ecológico-Educacional Caminho das Abelhas Nativas. Identificar as abelhas nativas e informar o público sobre suas características é uma forma de auxiliar na preservação destes insetos de grande importância para o meio ambiente. A instalação de placas em locais públicos onde as espécias de abelhas nativas podem ser observadas traz mais visibilidade ao assunto e desperta engajamento. 

Participe você também desta iniciativa avisando-nos se encontrar algum  enxame das nossas amiguinhas na suas andanças pelo mundo. Conhecer para proteger é uma de nossas propostas e todo apoio é bem- vindo!

Sr. Raul e suas abelhinhas de estimação! 

Tetragonisca angustula, também chamada jataí-amarela, abelha-ouro, alemãzinha.

 

Placas informativas. Para sensibilizar e educar sobre a  importância das abelhinhas.

Compartilhar conhecimento

Traduzir e legendar vídeos de outros parceiros e pesquisadores também faz parte da nossa vida.