Palestrantes

Prof. Dr. José Ribeiro (UAberta do Porto)

Doutor em Antropologia, Mestre em Multimedial Educational Communication pela Universidade Aberta. Graduado em Filosofia pela Universidade do Porto. Estudos de Cinema e Vídeo na Escola Superior de Arte do Porto.

Professor de Antropologia, Mídia e Mediações Culturais e Cinema. Investigador do Centro de Estudos sobre Migração e Relações Interculturais da Open University onde é Investigador responsável pelo GI - Media and Cultural Mediations.

Publicações na área do cinema, antropologia e antropologia visual e virtual. Professor visitante da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais nos programas de pós-graduação em artes e cultura visual e antropologia social.

Profª. Drª. Denise Machado Cardoso (UFPA)

Doutora em Desenvolvimento Socioambiental (Pós-Graduação do Trópico Úmido PDTU/ NAEA) pela Universidade Federal do Pará (2006), realizou estágio doutoral na Universidade do Algarve/Portugal (2005). É mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (2000) e graduada em História também nesta universidade (1987). Atualmente é Assessora Adjunta da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS/UFPA), pesquisadora do Laboratório de Antropologia e dos Programas de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI).

Participa do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV/ABA) e é Pesquisadora Associada ao Musée du Quai Branly (França). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA (2012/2017). Participou, como Consultora Ad Hoc, no Programa Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (2014/2016).

Coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM) e o Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI). É vice-coordenadora do Grupo de pesquisa Nósmulheres e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Gênero Eneida de Moraes (GEPEM), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia (NEIVA), do Projeto Recursos Naturais e Antropologia das Populações Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas (RENAS/MPEG), e do Pet/GT/CS. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, educação indígena, etnomuseologia, cibercultura, antropologia visual, antropologia política, ciências sociais e ambientais.

Prof. Dr. Pedro Núñez (Flacso - Argentina)

Pedro Núñez é Doutor em Ciências Sociais (UNGS / IDES), Mestre em Estudos e Políticas Juvenis (Universidade de Lleida, Espanha) e Bacharel em Ciência Política (UBA). É pesquisador assistente do CONICET e da Área de Educação da FLACSO Argentina. É professor da disciplina de Administração da Educação na Faculdade de Filosofia e Letras e em vários cursos de pós-graduação.

Co-coordena o Núcleo de Estudos em Vínculos Escolares e Intergeracionais da FLACSO e participa da Equipe de Pesquisa em Políticas e Juventude (EPoJu) do Instituto Gino Germani da UBA. É membro da Rede de Pesquisadores da Juventude Argentina e do GT "Juventude, Infância: Políticas, Culturas e Instituições Sociais" do CLACSO. Foi consultor da Direção Geral de Escolas da Província de Buenos Aires, onde participou da disciplina de Pré-desenho da Construção da Cidadania.

Ele é coautor com Inés Dussel e Andrea Brito de Além da crise. Visão de alunos e professores do ensino médio argentino (Ed. Santillana, 2007) e autora do livro Política na escola (La crujía, 2013). Seu último livro, em coautoria com Lucía Litichever, é Radiografias da experiência escolar. Ser jovem(s) na escola (Grupo Editor Universitário, 2015).

Profª. Drª. Daniela Melaré Vieira Barros (UAB-Portugal)

Brasileira / Italiana - Pedagoga USC. Professora Auxiliar Universidade Aberta de Portugal, no Departamento de Educação e Ensino a distância.

Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância.

Mestre em Engenharia das Medias para a Educação Euromime- Erasmus Mundus- Portugal, Espanha e França e Mestre em Educação pela UNESP- BRASIL.

Doutora em Educação UNESP -BRASIL, Pós-Doutorado pela UNICAMP e a UNED, com segundo Doutorado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no proyecto COLEARN.

Profª. Ms. Vânia Graça (UMinho - Portugal)

Professora Investigadora da FCT no Doutoramento em Ciências da Educação, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Investigadora colaboradora do CIEd (Centro de Investigação em Educação) no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Investigadora/Colaboradora no InEd (Centro de Investigação e Inovação em Educação), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Porto.

Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico.