III Workshop em Equações Dispersivas da UFMG

19 e 20 de fevereiro de 2024  |   Belo Horizonte - Brasil

 Boas vindas!

Esta será a terceira edição do workshop sobre equações dispersivas, a ser realizadas no âmbito do programa de verão do departamento de matemática da UFMG em 2024. O estudo das equações dispersivas não-lineares tem sido muito ativo nos últimos tempos. Equações desse tipo modelam diversos fenômenos em ciência natural, dentre eles podemos destacar a teoria de ondas em fluidos, óptica não-linear, mecânica quântica. No Brasil, este campo de pesquisa foi introduzido em meados dos anos 80 no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e vem crescendo desde então. Diversos pesquisadores em várias universidades e centros de pesquisa no Brasil estão trabalhando muito ativamente nesta área com importantes contribuições a nível internacional. Dentre os principais modelos que são objeto de estudo nessa área, citamos como exemplos as equações de Schrödinger não linear, de Korteweg-de Vries, de Benjamin-Ono, de Benjamin-Bona-Mahony e suas generalizações e de Boussinesq. Também é importante o estudo de sistemas acoplados envolvendo as equações citadas.

O objetivo desta edição é, mais uma vez, reunir pesquisadores que trabalham na área, de modo a fortalecer e promover a interação de seniores e jovens da comunidade acadêmica, incluindo estudantes de pós-graduação. Além disso, o encontro tem como objetivo apresentação e divulgação de trabalhos de ponta nessa área de pesquisa, por meio de palestras.

Público alvo: estudantes de pós-graduação e pesquisadores atuantes na área de equações diferenciais dispersivas.

 Agenda

Sala 3060

Inscrições

As inscrições podem ser feitas diretamente no local do evento, na sala 3060 do ICEx.

Pôster do Evento

Palestras Confirmadas

Andressa Gomes (UFPI)

Eduardo Abreu (Unicamp)

Felipe Linares (IMPA)

Jaime Angulo (USP)

Mykael Cardoso (UFPI)

Roberto Capistrano-Filho (UFPE)

Carlos Guzmán (UFF)

Fábio Natali (UEM)

Gleison Santos (UFPI)

Márcio Cavalcante (UFAL) 

Nataliia Goloshchapova (USP)




Local

Instituto de Ciências Exatas
ICEx - UFMG

Sala 3060

Informações práticas

Para mais informações 

Sobre a cidade

Durante o período colonial, a província das Minas Gerais teve grande importância econômica e cultural. No conhecido “ciclo do ouro”, inúmeras cidades se formaram na região das minas, que adquiriu identidade tipicamente urbana.

Com a Proclamação da República em 1889, momento marcado por novas influências da modernidade e da preparação para a chegada ao século XX, os mineiros reivindicaram uma capital, mais condizente com aquela conjuntura. Na época, a sede administrativa de Minas Gerais ainda era Vila Rica (atual Ouro Preto), cidade colonial e barroca em decadência após o auge da exploração do ouro.

A nova cidade foi encomendada em 1893 e entregue em 1897. Aarão Reis, engenheiro urbanista paraense ficou responsável pelo projeto com inspiração fortemente francesa. O plano incorporava as ideais de Georges Eugéne Haussman,  prefeito de Paris que, no final do século XIX, literalmente colocou parte da capital da França abaixo para remodelar e replanejar, ficando conhecido como “o artista demolidor”.

Sendo então a primeira cidade brasileira moderna planejada, foram feitas avenidas em diagonal e quarteirões de dimensões regulares. Belo Horizonte nasceu com grandes bulevares circulantes. Entre a paisagem urbana e a natural previu-se uma área de transição que articulava os dois setores.

Na chamada área urbana ficaram concentrados a administração, os serviços, o comércio e as moradias urbanas. Na faixa suburbana um misto entre moradias de padrão urbano e chácaras de pequeno ou médio portes. E por fim, na região rural, um cinturão verde para o abastecimento urbano de alimentos.

Comitê cientifico

Ademir Pastor

Universidade Estadual de
Campinas - Unicamp


César Niche

Universidade Federal do
Rio de Janeiro - UFRJ


Felipe Linares

Instituto Nacional de Matemática
Pura e Aplicada – IMPA

Comitê organizador

Luccas Campos

Universidade Federal de
Minas Gerais - UFMG


Luiz Gustavo Farah

Universidade Federal de
Minas Gerais - UFMG


Mykael Cardoso

Universidade Federal do
Piauí - UFPI