ministrantes

As aulas serão planejadas, preparadas e ministradas pelos licenciandos em Biologia do IB-USP, juntamente com a equipe de docentes responsável pela disciplina “Fisiologia para o Ensino Médio”


Equipe de licenciandos:

Amanda Schiersner Caodaglio

Ana Sayuri Yamagata

Beatriz Dias Barbieri

Diogo Shuiti Oshiro

Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco

Erica Kaori Takahashi

Fernanda Riêra Paschotto

Giovanni Santoro

Gustavo da Silva Artilheiro

Gustavo Pukar Augusto

Lucas Arantes Camacho

Matheus de Oliveira Arouca

Plínio José Ferreira van Deursen

Rafaela Christine Perez

Thiago Camargo Corrêa

Viviane Carvalho de Lima


Equipe de monitores:

Mariana Zanotti Tavares de Oliveira

Equipe de docentes responsável:

Regina Pekelmann Markus - Professora Titular (IB-USP)

Graduada em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (1970) e doutorada em Farmacologia pela mesma instituição em 1974. Livre Docente pela USP (1989) e Membro da Academia de Ciências. Na área de educação tem-se dedicado a cursos especiais para formação de cientistas, como o Curso de Ciências Moleculares da USP, e no momento está desenvolvendo um curso de Fisiologia para o Ensino Médio, de tal forma a transformar cada professor de biologia em um agente de saúde deste país. 

Lucile Maria Floeter-Winter - Professora Titular (IB-USP)

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências USP, com Doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química USP. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Fisiologia do IBUSP. Desenvolve projetos de pesquisa com organismos da família Trypanosomatidae, principalmente Leishmania e Trypanosoma. Atua na área de eduação superior, tendo atuado na coordenação do Curso de Ciências Moleculares, da Pró-Reitoria de Graduação, curso destinado à formação de cientistas, de 2003 a 2008.

Beatriz Pacheco Jordão - Professora Doutora (IB-USP)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1996). É Professora Doutora do Departamento de Fisiologia Geral do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Atualmente é presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Biociências e vice-diretora do Monumento Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos (USP).

Hamilton Haddad Junior - Professor Doutor (IB-USP)

Possui graduação em Filosofia (2008) e em Farmácia-Bioquímica (2003) pela Universidade de São Paulo, mestrado (2003) e doutorado (2008) em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de Fisiologia Geral do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia e Biofísica, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Fisiologia; Neurociência e Educação.



Comments