"VOE O AVIÃO"

Durante uma decolagem nos USA o piloto, preocupado em fechar o canopy que abriu na corrida, foi ficando cada vez mais alto até virar o rebocador. O rebocador pilonou e o planador passou por cima do avião batendo no chão quase no dorso, matando o passageiro e ferindo gravemente o piloto. Uma coisa é certa. O piloto do planador não manteve suas prioridades na ordem certa. Creio que ele deve ter sido instruído a "Voar o Avião" independentemente do que possa estar acontecendo. Outro erro provável do piloto foi não ter lido o seu "check list" apropriadamente. Lembre-se que a maioria dos acidentes ocorre por uma série de causas, não apenas uma.

Espero que nós aprendamos algo com esse infeliz incidente. Todo instrutor deveria dizer aos seus alunos para "Voar o Avião" não importa que outras coisas estejam acontecendo. Mas como nós vamos realmente ensinar e avaliar como o aluno irá reagir numa emergência verdadeira? Claro que nós treinamos emergências nas decolagens com quebra do cabo de reboque. Mas será que isso é o bastante?

Meu pensamento é que cada um de nós deve, continuamente, nos lembrar e lembrar nossos alunos a "Voar o Avião" não importa o que mais possa estar acontecendo.  

Na decolagem de um Jantar de Bauru no último campeonato carnavalesco em Bebedouro o canopy abriu. O piloto contou que se flagrou com a duas mãos tentando fechar o canopy e o Jantar já estava bem mais alto que o rebocador. Felizmente ele notou a tempo e voltou a "Voar o Avião". O canopy foi perdido mas ele pousou inteiro.

Outro piloto contou que levava uma garrafa d'água solta dentro da cabine. Enquanto girava uma térmica, já próximo a base, a garrafa rolou e ficou nos pedais atrapalhando os movimentos. Ele se distraiu tentando pegar a garrafa e acabou entrando na nuvem numa atitude bem estranha. Ele conseguiu nivelar as asas e pouco depois acabou saindo da nuvem.

Evite ao máximo situações que podem tirar sua atenção nunca levando nada solto dentro da cabine.

Independentemente do que está acontecendo sempre "Voe o Avião" em primeiro lugar.

Texto original de Frank Reid.
Tradução e adaptação CVV-CTA.
 

Canopy KW1 abre durante a decolagem!