O Vôo a Vela
Autor: João Alexandre Widmer
www.asaventura.com.br
Ensina os fundamentos do vôo com planadores para todos aqueles que querem voar como os pássaros,  ao sabor dos ventos, mas com técnica e segurança. O autor foi varias vezes campeão brasileiro de volovelismo.

Moderno Vôo de Distância em Planadores
Autor: F.W. Weinholtz - Tradução - João Alexandre Widmer
www.asaventura.com.br
 
Para pilotos de planadores que querem aprofundar seus conhecimentos na arte dos vôos de distâncias, com uma técnica apurada que levou muitos a quebrar recordes e mudar limites.

Vôo, Vela, Vida
Autor: Antonio Marinho Jr.
www.papelvirtual.com.br

Voar como os pássaros é uma das mais antigas fantasias do ser humano. Todos gostaríamos que nossas fantasias se transformassem em realidade mas, na verdade, apenas alguns de nós têm o privilégio de viver realidades que mais parecem fantasias. Entre estes, estão os pilotos de planadores, que praticam um esporte aéreo ainda pouco divulgado no Brasil, o vôo a vela. Perfeitamente integrado ao ambiente, o vôo dos planadores é elegante, silencioso e impulsionado apenas pelas forças da natureza. Através deles, podemos percorrer distâncias inacreditáveis para um vôo sem motor e, assim, conhecer lugares, culturas e pessoas. Envolto num ambiente em que os sentimentos de amizade e de solidariedade afloram a cada instante, o vôo a vela permite que seus praticantes compartilhem notáveis experiências e, com isto, passem a conhecer melhor os outros e a si mesmos.
Neste livro, o autor dirige-se a pessoas de todas as idades, buscando introduzi-las no mundo fascinante dos planadores. Adotando uma abordagem não convencional, isto é feito principalmente por meio de crônicas do cotidiano do esporte. Nelas, a aventura de voar como os pássaros serve de fundo para que ele nos revele suas observações sobre nós, seres humanos, especialmente naquilo que temos de melhor.

Vivênvias Aeronáuticas & Pousos Fora de Pista
Autor: Francisco Leme Galvão
http://www.clubedeautores.com.br

Em forma de pequenas crônicas, muitas delas escritas de modo bem humorado, o autor relata na primeira parte os episódios ligados a sua carreira como engenheiro aeronáutico, e ao desenvolvimento das industrias aeronáuticas brasileiras, Neiva e Embraer, iniciando com episódios de sua infancia e tempo de estudante no ITA, passando por seus estágios no exterior, até a sua mudança para o INPE em 1986.

Na segunda parte, relata as peripécias decorrentes das ocasiões em que precisou aterrizar fora de pistas de pouso, pilotando planadores nas competições de voo a vela que participou durante 40 anos.
Manual do Vôo a Vela
Para Instrutores e Alunos
Autor: Jorge Rugard Neumann
www.asaventura.com.br 
 
Destinada a instrutores, alunos e praticantes do volovelismo, facilita o aprendizado da técnica, seguindo as exigências da Associação Brasileira de Vôo a Vela (ABVV), e ensina procedimentos tais como, por exemplo, conduzir o planador, aproveitar a melhor térmica, tráfego e pouso do planador, recuperação de parafuso, formação de térmicas, ascendência em colina, formação de onda, pouso fora, vôo de distância e muitos outros.

Asas, Penas e Troféus
Autor: Reinaldo de Almeida Monteiro
ykom.telecom@fasternet.com.br
É um livro que diz respeito aos pilotos de todos os tipos de aeronaves desportivas e principalmente daqueles que dependem das térmicas para o seu vôo.
Trata dos urubus, aves planadoras por excelência, de sua interação com os nossos planadores vertebrados ou invertebrados e que proporciona uma gama de conhecimentos muito grande sobre a ave e suas características.
Destaca a arte do vôo puro, sem motor, por conta apenas das forças da atmosfera.

Enciclopédia de Aviões Brasileiros
Autor: Roberto Pereira
globolivros.globo.com

Precioso acervo para a história de nossa aviação. São 630 modelos e versões de aeronaves, com nome, histórico, ficha técnica e ilustrações, incluindo as que ficaram no projeto.