Homenagem:

Post date: 21/06/2014 22:29:46

Morre aos 83 anos no Rio a escritora e feminista Rose Marie Muraro

Ela estava internada por causa de um câncer na medula óssea.Rose Marie é uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil.

Morreu neste sábado (21), no Rio de Janeiro, a escritora e feminista Rose Marie Muraro, aos 83 anos. De acordo com a filha, Tonia Muraro, ela tinha câncer na medula óssea há 10 anos e, desde o dia 15 de junho, estava internada no CTI do Hospital São Lucas, em Copacabana. Ela teve complicações após um tratamento de quimioterapia.

Rose Marie Muraro foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil entre a década de 70 e 80. Foram mais de sessenta anos de dedicação e luta nas conquistas pelos direitos das mulheres. Ela é autora de mais de 40 livros e também atuou como editora em 1600 títulos, quando foi diretora da Editora Vozes, ao lado do teólogo e escritor Leonardo Boff. Os dois trabalharam juntos por 17 anos. Ao lado de Boff, ela também lutou pela teologia da libertação.

Formada em física e economia, ela também trabalhou na Editora Rosa dos Tempos. Em 2009, inaugurou o Instituto Cultural Rose Marie Muraro onde trabalhava até a piora do estado de saúde.

O velório da escritora está marcado para às 8h deste domingo (22), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. O corpo será cremado às 16h em uma cerimônia para a família.

Emocionada, a filha da escritora disse que a mãe tinha o sonho de construir um mundo mais solidário e lutou por isso. " A partir dos seus livros, muitos deles com Leonardo Boff, ela ofereceu essa condições mas a gente ainda tem uma grande luta pela frente", disse. Rose Marie tinha cinco filhos, 12 netos e quatro bisnetos.

Em uma rede social, a presidente Dilma Rousseff lamentou a notícia. "Foi com tristeza que soube da morte de Rose Marie Muraro, ícone da luta pelos direitos das mulheres. Intelectual notável, Rose Mariue foi uma mulher determinada em tudo, na luta contra a barreira da cegueira, na luta pelas suas ideias. Somos todas gratas à dedicação incansável de Rose Marie", escreveu. Também em rede social, o Instituto Rose Marie Muraro postou um poema inédito da escritora com o título "O Pássaro de Fogo". Leia abaixo o poema.

O Pássaro de Fogo

Tu vieste como um pássaro E pousaste no meu ombro E eu fui habitada Pela paixão da entrega.Eu te amei antes que tu existisses

Como o deserto que tem sede de água

E as flores tem sede da luz

E te amei como a pedra ama a terra

Que lhe dá sua força.

Com teu bico colocaste na minha mão esquerda

A semente da morte

E na direita a semente da vida

Para que com as duas juntas

Eu fizesse a escolha de cada momento

Ligando o instante à sua profundidade eterna.

Pássaro de fogo

Capaz de queimar sem consumir

Estás dentro de mim.

Pássaro de fogo

Irei onde tuas asas me conduzirem

E meu caminho se tornou incandescente

Como teus olhos.

Homenagem a Rose Marie

Em 2011 foi lançada uma revista comemorativa dos 20 anos do Encontro da Nova Consciência. Rose Marie Muraro, palestrante sempre reverenciada no evento, se propôs a enviar um artigo, escrito a punho e ditado por telefone, pois ela já se encontrava com muitas limitações físicas. Essa é a homenagem da Nova Consciência: mostrar que a missão e o trabalho de de Rose Marie Muraro continuam vivos. Leiam abaixo o artigo na íntegra:NOVA CONSCIÊNCIA Rose Marie Muraro(clique na imagem para ampliar)

Frequentei por mais de dez anos o Encontro da Nova Consciência, por absoluta crença de que seriam necessários muitos movimentos desse tipo — exatamente em fins do século XX e início do século XXI, épocas de uma grande turbulência histórica e maior ainda turbulência ambiental —, a fim de que houvesse um aumento da consciência popular em relação ao que estava realmente acontecendo.

Além do Encontro da Nova Consciência, e no mesmo sentido, havia a Unipaz, que trabalhava em profundidade o ano inteiro no desdobramento das consciências acomodadas, preparando-as para as grandes transformações que o mundo estava passando. E assim aos poucos, fui trabalhando com tudo que tinha à minha frente, dando a direção daquilo que eu achava do fundo do meu ser que era o caminho para que nós pudéssemos enfrentar as turbulências cada vez maiores que de fato estão vindo. O mundo caminha mais e mais aceleradamente para a sua destruição, devido à velha consciência competitiva e violenta que durante dez mil anos governou, a partir do inconsciente coletivo, todas as ações humanas.

Só um pequeno grupo ia crescendo cada vez mais, à medida em que a situação ficava mais grave. Hoje somos muitos, graças aos movimentos de nova consciência espiritual e solidária. Só isso poderá salvar a nova Era da Informação — que não é mais nem agrária, nem industrial, mas sim a era do conhecimento — de ser destruída, porque ainda estão sendo usados os métodos antigos de guerra e violência sobre o mundo do conhecimento, que é intangível.

O mundo do conhecimento é grátis porque vem pela Internet, que anda à velocidade da luz por todos os meios de comunicação que acabam mudando a consciência coletiva, inclusive dos povos oprimidos como os do Oriente Médio, que querem que tudo seja feito pela paz, pela igualdade e pela justiça. Está muito claro que é isto que a juventude mundial está procurando, mas ainda estão sendo dados a essa juventude apenas os valores antigos, que levaram e estão nos levando à destruição. Temos que ter muitos grupos de nova consciência, porque o povo está se revoltando contra a tirania e a dominação, seja ela política ou econômica. Por isso, tenho pena de não poder continuar participando desse maravilhoso evento, porque meu corpo não resiste mais.

Eu, como mulher, acho que está principalmente sobre os ombros das mulheres a cura do futuro, porque são elas que criam a vida e a alimentam. Não podemos ficar com isso só dentro das nossas casas, mas precisamos levar a Nova Consciência, que é mais feminina do que masculina, para todas as estruturas locais, nacionais e internacionais, senão estaremos todos perdidos.

Viva o 8 de março!

Fontes:

- Revista Nova Consciência - 20 anos

- G1

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/06/morre-aos-83-anos-no-rio-escritora-e-feminista-rose-marie-muraro.html

- Quem foi Rose Marie Muraro?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rose_Marie_Muraro

- Conheça um dos trabalhos de Rose Marie realizado após participação no Encontro da Nova Consciência

https://sites.google.com/site/ongnovaconsciencia/programaao-geral/novaconscienciacomciencia