1. (INSCRIÇÕES ABERTAS) Histórias Talmúdicas e Midrashicas de Sabedoria e Ensinamento

Histórias Talmúdicas e Midrashicas de Sabedoria e Ensinamento

(INSCRIÇÕES ABERTAS)


https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=1&code=18334 

 


Apresentação:

O curso “Histórias Talmúdicas e Midrashicas de Sabedoria e Ensinamento” é parte integrante de um ciclo de 6 cursos de curta duração a serem oferecidos dentro do Projeto de Extensão “Histórias de Sabedoria e Ensinamento”. Como projeto organizado pelos integrantes do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da UNIFESP, os cursos serão referentes ao Judaísmo, Islam, Tradições da China e Japão.

 

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

Professor responsável: Prof. Dr. Ruben Gerardo Sternschein

Duração: 10 horas

De 19/08 a 09/09 de 2020 (quartas-feiras às 19:30)

Ementa:

Embora possuidor de características próprias, o pensamento judaico pode se identificar como uma dinâmica entre a mística e filosofia. Às vezes convergindo, geralmente discordando. Justiça, ética, liberdade da vontade, o sentido e o valor da vida, a sexualidade e o poder são alguns dos mais variados assuntos que podem ser encontrados das formas mais variadas. Nesta palestra apresentaremos as principais fontes, os métodos de abordagem e estudo e os principais temas do pensamento judaico desde o contexto bíblico e até os nossos dias.

Neste curso, o Rabino Prof. Dr. Ruben Sternschein apresentará cinco temas centrais na literatura rabínica clássica, isto é no material discutido e escrito entre o século primeiro A.E.C. e o século sexto D.E.C. conhecidos como literatura talmúdica é midrashica. Serão escolhidos relatos curtos, alguns deles com a ajuda das contribuições de leitores e pesquisadores contemporâneos.

 

Cronograma:

1) 19/08  - O tempo e a evolução da tensão entre a autoridade humana e a divina,

2) 26/08 - Poder e resolução de conflitos. Modelos de perdão e violência passiva.

3) 02/09 -  Empatia, alteridade e liberdades em leituras Talmúdicas de Levinas.

4) 09/09 -  Psicologia social dos gêneros em leituras talmúdico-midrashicas de Ruth Calderon e Admiel Kosman.

  

Ruben Gerardo Sternschein é doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2017), possui mestrado em Pensamento Judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1996), mestrado em Letras Hebraicas - Hebrew Union College/Jewish Institute of Religion (1996) e atualmente é rabino - professor - Congregação Israelita Paulista. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Judaica.

Comments