NUR‎ > ‎

6 - (mini-curso)Histórias Chassídicas de Sabedoria e Ensinamento

Histórias Chassídicas de Sabedoria e Ensinamento

 22609 - Sfarad.es


Prof. Dr. Ruben Gerardo Sternschein

De 19/5  a  9/6  de 2021 (quartas-feiras às 18:30)

Inscrições Siex-UNIFESP


https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=1&code=19677 



Apresentação:

O curso “Histórias Chassídicas de Sabedoria e Ensinamento” é parte integrante de um ciclo de 6 cursos de curta duração a serem oferecidos dentro do Projeto de Extensão “Histórias de Sabedoria e Ensinamento”. Como projeto organizado pelos integrantes do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da UNIFESP, os cursos serão referentes ao Judaísmo, Islam, Tradições da China e Japão.

 

Professor responsável: Prof. Dr. Ruben Gerardo Sternschein

Realização: NUR- Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental (UNIFESP)

Coordenação: Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

 

Duração: 10 horas

De 19/5  a  9/6  de 2021 (quartas-feiras às 18:30)

 

Objetivos

Apresentar uma introdução ao estilo, temáticas, funções e modo de utilização das histórias chassídicas de sabedoria e ensinamento na tradição judaica, seu impacto e atualidade sociocultural, filosófica e teológica.

 

Justificativa

A partir do Século 18 na Europa Oriental surgiu um resgate da emoção e o fervor litúrgico em oposição à intelectualidade, e da ação social e ritual com elementos mágicos e milagrosos além de psíquicos, éticos e místicos. A simplicidade, a solidariedade comunitária e o messianismo completaram suas reformas oferecidas em resposta ao elitismo hermético da liderança rabínica de época. 

Este acervo inovador do Pensamento judaico chega a nós a traves de contos de sabedoria e ensinamento dos quais escolhemos materiais representativos para apresentar neste curso. Desse modo esperamos disponibilizar para o público em geral o acesso a esta área do pensamento judaico.

 

Conteúdo programático

 

Entre os múltiplos temas incluídos nos contos chassídicos destacam-se a simplicidade, a autenticidade, a busca de sentido, a reintegração do divino e do humano na existência em dimensões diversas a responsabilidade e a solidariedade comunitária, o impacto do coletivo no indivíduo e vice versa, os mistérios da existência e seus modos de revelação e decodificação, o amor, a entrega, a alegria, o combate à depressão diante das adversidades, os desafios da fé e do desespero, a transformação e conserto do mundo e do indivíduo, e os desafios da transmissão entre gerações. Neste curso o Rabino Prof. Dr Ruben Sternschein apresentará em 3 encontros alguns dos materiais mais representativos destes temas nas primeiras gerações de mestres chassídicos e no último encontro mostrará os roteiros evolutivos do movimento e suas formas rígidas na ultra ortodoxia por um lado, junto a suas transformações liberais , românticas, hippies e quase ateias no neo-chassidismo , por outro.

 

Cronograma   

 

19/5 Contos de sabedoria e ensinamento fundacionais do movimento: Israel ben Eliezer, O Baal Shem Tov

 

26/5 Desenvolvimentos e evoluções dos primeiros discípulos: O Maguid, levi Isac de Berdichv e Zissia de Haripol

 

2/6 Os mestres continuadores e suas diversificações

 

9/6 Aspectos ultrortodoxos do chassidismo atual e derroteiros neo-chassidicos nos trabalhos de Buber, Heschel, Wiesel, Schachter e Green.

 

Metodologia:

Material disponibilizado online pelo Google Classroom

Aulas expositivas online por videoconferência através do Google Meet

 

Critérios de aproveitamento: 

presença e participação nas aulas online

 

Bibliografia básica (a ser complementada):

Martin Buber, História do Rabi, Trad. Marianne Arnsdorf,  Editora Perspectiva, São Paulo, 2011.

 

Abraham J. Heschel, The Earth is the Lord´s: The inner world of the Jew in Eastern Europe, Farrar Straus Giroux, New York, 1950.

Elie Wiesel, Souls on fire: Portraits and Legends of Hasidic Masters, Trad. Marion Wiesel, Touchstone - Simon and Shuster, New York, 1993.

 

Zalman Schachter Shalomi, Fragments of a Future Scroll: Hassidism for the Aquarian Age, Leaves of Grass Press, Virginia University, 1975.

 

Arthur Green, Seek my Face, jewish lights, New York, 2012.


Ruben Gerardo Sternschein é doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2017), possui mestrado em Pensamento Judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1996), mestrado em Letras Hebraicas - Hebrew Union College/Jewish Institute of Religion (1996) e atualmente é rabino - professor - Congregação Israelita Paulista.  É pesquisador do CEJ, da USP, do NUR da UNIFESP e coordenador do grupo de pesquisa de Filosofia Politica judaica do Labô da PUC.

Comments