O SUFISMO E A ARTE DA POLISSEMIA - Conferência


O Sufismo e a arte da polissemia

(Ciclo de Palestras – Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento)

Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo 

08/07/2020

Online (via Google Meet)

Aberto ao público interessado em geral, mediante inscrição

Inscrições: SIEX-UNIFESP-  https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=18085

Informações: nurunifesp@gmail.com

 

Ementa:

O contar uma história por parte do mestre e sua posterior interpretação pelos discípulos é uma técnica muito utilizada por diversos místicos islâmicos medievais, posteriormente incorporada a ordens sufis. A técnica de interpretação é baseada na polissemia desses contos, que podem ser entendidos desde a partir de uma simples apreciação estética e um sentido puramente lúdico, até diferentes níveis de interpretação, cada vez mais profundos, que incluem uma mensagem ética, por vezes uma descrição cosmológico-metafísica até atingir seus sentidos mais internos referentes à vida espiritual. A palestra visa fornecer aos ouvintes uma introdução a estas técnicas de interpretação.

Sobre o evento:

A conferência “O Sufismo e a arte da polissemia” é parte integrante de um ciclo de 6 conferências a serem realizadas dentro do Projeto de Extensão “Histórias de Sabedoria e Ensinamento”, sob a coordenação da Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo. Como projeto organizado pelos integrantes do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental da UNIFESP, as conferências serão referentes ao Judaísmo, Islam, Tradições da China e Japão.

 

Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo é Professora do Departamento e Programa de Pós graduação em Filosofia da  UNIFESP. Doutora em Ciências da Religião, Mestre em Filosofia, com pós doutorado em Filosofia Medieval. Pesquisa filosofias não cristãs na Idade Média, com destaque para o Neoplatonismo medieval e mística e sistemas tradicionais de transmissão de conhecimentos.


Comments