Ciclo de Palestras Projeto Histórias de Sabedoria e Ensinamento

Os contos de fadas como uma possibilidade de conexão entre pais e ...


CICLO DE PALESTRAS: PROJETO  HISTÓRIAS DE SABEDORIA E ENSINAMENTO

CERTIFICADOS DIRETAMENTE PELO SIEX. 

INFORMAÇÕES: 


DE 17/06 A 22/07/2020


17/06/2020
Prof. Dr. Ruben Gerardo Sternschein

Embora possuidor de características próprias, o pensamento judaico pode se identificar como uma dinâmica entre a mística e filosofia. Às vezes convergindo, geralmente discordando. Justiça, ética, liberdade da vontade, o sentido e o valor da vida, a sexualidade e o poder são alguns dos mais variados assuntos que podem ser encontrados das formas mais variadas. Nesta palestra apresentaremos as principais fontes, os métodos de abordagem e estudo e os principais temas do pensamento judaico desde o contexto bíblico e até os nossos dias.


24/06/2020
UM SONHO CHINÊS
Prof. Dr. Luiz-Fernando Fontes-Teixeira

O "Sonho da Borboleta" é a passagem mais famosa do Zhuangzi (c. 369 a.C.), clássico da literatura daoísta. Nesse encontro, além da leitura da história, discutiremos um pouco sobre o formato de transmissão dos ensinamentos daoísta, sobre os sentidos e interpretações possíveis dessa sabedoria e sobre como essa narrativa pode nos ajudar a pensar questões de pertinência filosófica.



01/07/2020
Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar

A época  pré-islâmica;  Os beduínos e a comunicação oral: a importância da poesia; A comunicação oral no medievo árabe.

VAGAS ESGOTADAS


08/07/2020
Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo

O contar uma história por parte do mestre e sua posterior interpretação pelos discípulos é uma técnica muito utilizada por diversos místicos islâmicos medievais, posteriormente incorporada a ordens sufis. A técnica de interpretação é baseada na polissemia desses contos, que podem ser entendidos desde a partir de uma simples apreciação estética e um sentido puramente lúdico, até diferentes níveis de interpretação, cada vez mais profundos, que incluem uma mensagem ética, por vezes uma descrição cosmológico-metafísica até atingir seus sentidos mais internos referentes à vida espiritual. A palestra visa fornecer aos ouvintes uma introdução a estas técnicas de interpretação.

Inscrições: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=18085 


10/07/2020 - data alterada!!!!
Prof. Dr. Luiz-Fernando Fontes-Teixeira
As histórias zen representam algumas das mais magníficas peças da transmissão da sabedoria do budismo japonês. O objetivo dessa conversa será explorar a história da "Iluminação de Dogen", discutindo um pouco a subversão da lógica nas histórias de sabedoria e ensinamentos do zen.

22/07/2020
Prof. Dr. Ruben Sternschein

Ao elitismo intelectual dos rabinos, o movimento chassídico do século 18 respondeu com um resgate da emoção e da ação, da responsabilidade social e comunitária, da mística e do messianismo. A Mágica e a simplicidade completaram suas reformas que hoje se tornaram ultraortodoxias intransigentes.
Nesta palestra introdutória viajaremos aos começos desta revolução social e teológica, conheceremos seu contexto histórico,  suas bases epistemológicas, espirituais, éticas e sociais e nos prepararemos para a leitura, estudo e análise das histórias de sabedoria que este movimento gerou, e através das quais mudou o mundo judaico e acabou se mudando a si próprio nos nossos dias".