Por que toda grávida deve correr para o Dentista?

Post date: 05/05/2011 17:00:43

Por que toda grávida deve

correr para o dentista?

Ao contrário do que muitos imaginam, junto com o ginecologista e obstetra, o pré-natal das grávidas exige também um acompanhamento criterioso do Cirurgião-Dentista.

Assim que é detectada a gravidez, a mulher – mesmo que já tenha o hábito de fazer suas consultas periódicas – deve dirigir-se imediatamente ao Cirurgião-Dentista de sua confiança.

Essa “urgência” toda é necessária para garantir: a saúde do feto, uma boa formação dos dentes decíduos ou de leite (que são formados, em sua maioria, até o 7o mês de gestação) e manutenção de uma gravidez tranquila sem surpresas.

O corpo da grávida sofre muitas alterações físicas e químicas para preparar e acolher o novo morador temporário. Dentre essas alterações, as mais importantes para a Odontologia são as hormonais.

Veja o que acontece:

· Por indução hormonal, o apetite aumenta e o intervalo entre as refeições diminui. Isso dificulta a manuteção do pH bucal (quando ele está se restabelecendo com o auxílio da saliva, uma nova alimentação é feita e ele volta a ficar ácido – favorecendo a multiplicação de bactérias causadoras de cárie e outras doenças).

· Com tantos preparativos e atribuições, as mães tendem a “deixar de lado” a higiene bucal – ou dedicar-se menos ao momento da escovação- para resolver “outras prioridades”.

As bactérias nocivas que começaram a se multiplicar são mantidas em boca, facilitando ainda mais o aparecimento de doenças.

Principalmente nas últimas semanas de gestação, pode ocorrer, devido à pressão abdominal exercida sobre o estômago, o refluxo gastro-esofágico – onde o ácido clorídrico da digestão é lançado sobre o meio bucal. Mais uma vez, o pH da boca diminui e, além do risco de desgaste da superfície dos dentes, ainda gera o ambiente propício à multiplicação microbiana.

· O acúmulo de restos de alimentos e microorganismos (placa bacteriana/biofilme) na superfície dental, além da cárie, ainda pode gerar inflamação e/ou infecção nas gengivas.

· Devido às alterações hormonais – principamente aumento do hormônio estrogênio – as gengivas das grávidas podem aumentar de tamanho e ficar mais sensíveis à presença da placa bacteriana.

· Uma inflamação ou infecção nas gengivas pode facilitar a entrada de bactérias no sangue, com grande risco de desenvolver infecção em outros locais do corpo. Essa alteração gengival ainda pode estimular o corpo a produzir substâncias inflamatórias com o objetivo de combater a infecção gengival. Essas substâncias produzidas podem interferir no andamento da gravidez e, além de prejudicar o desenvolvimento do feto, ainda podem estimular o parto prematuro.

Imagine todos esses fatores acontecendo ao mesmo tempo. Por isso as grávidas são consideradas um grupo de risco que exige uma atenção total do Dentista com acompanhamentos mensais – de preferência – principalmente porque radiografias para investigação de cárie estão contra-indicadas em grávidas e, uma dor de dente no momento em que se deve curtir a preparação de um novo ser, não é nada bem vinda.

Ainda sobre as situações acima descritas, é possível entender porque é comum algumas pessoas dizerem que os “dentes das grávidas ficam fracos”. Inclusive associa-se a esse quadro, a perda de cálcio para formação do bebê.

Não passa de um grande mito, pois uma vez que o cálcio foi incorporado nos dentes durante sua formação, ele não pode mais ser removido. Diferentemente dos ossos, que são uma espécie de reserva de cálcio para o organismo.

As grávidas ficam mais suscetíveis à cárie devido aos motivos que discutimos aqui, mas, acompanhada de um bom Dentista e realizando sua higiene oral corretamente, dificilmente a gravidez deixará sequelas bucais.