Colóquio Wittgenstein



VIII Colóquio Nacional / 

V Colóquio 

Internacional Wittgenstein

"Compreensão: Adestramento, Treinamento, Definição"

2 a 4 de outubro de 2013

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP

Campinas, São Paulo, Brasil



Wittgenstein poderia ser interpretado como um pensador voltado para o positivismo lógico, sobretudo na época do Tractatus, assim como para o behaviorismo, na époda das Investigações. Se a imagem de um jovem positivista já está suficientemente afastada, após a exploração aprofundada da parte ética e estética da obra, todavia ainda não está esgotada a exploração de uma possível faceta behaviorista na fase madura de seu pensamento.

De fato, é possível interrogarmos o sentido dos exemplos de ensino e de aprendizado fornecidos e explorados por Wittgenstein após o Tractatus, muitos dos quais dizendo respeito a formas bastante elementares, como o adestramento e o ensino ostensivo de regras. Assim, também, podemos interrogar a importância que parece dar às manifestações naturais do comportamento em jogos de linguagem como critério para o sentido conceitual.

Surgiria, então, a questão de saber se é possível aproximar a terapia filosófica, que Wittgenstein propõe, de uma descrição empírica de comportamentos linguísticos – e, assim, aproximar as ideias de regra gramatical e estímulo comportamental?

Estas, e outras questões afins, serão debatidas nesta VIII/V versão do Colóquio Wittgenstein.







Organização e Apoio

Coordenação: Arley Ramos Moreno (Unicamp).

Comissão Científica: António Marques (Universidade Nova de Lisboa), Arley Ramos Moreno (Unicamp)Cristiane Maria Cornélia Gottschalk (USP), Nuno Venturinha (Universidade Nova de Lisboa), Rafael Lopes Azize (UFBA).

Comissão Organizadora: Arley Ramos Moreno (Unicamp), Rafael dos Reis Ferreira (Unicamp), Rafael Lopes Azize (UFBA)Marciele Eloisa Muller (Unicamp), Thiago Carreira A. Nascimento (Unicamp).

Promoção: Grupo de Estudos Filosofia da Linguagem e do Conhecimento (CNPq/Unicamp)Departamento de Filosofia da Unicamp, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp.

Participação: Grupo Luso-Brasileiro de Estudos Wittgensteinianos (Univ. Nova de Lisboa/Unicamp/UFBA); Grupo de Estudos Empirismo, Fenomenologia e Gramática (UFBA); GT-Wittgenstein (ANPOF).

Apoio Técnico: Rafael dos Reis Ferreira (Unicamp), Rafael Lopes Azize (UFBA), Secretaria de Eventos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-IFCH/Unicamp 

Apoio institucional:








Contato   Contact: 
coloquiowittgenstein@gmail.com