Projetos

Indo um pouco ao encontro daquela que é a missão da Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Piódão em pleno século XXI, vamos trabalhar no sentido de reabilitar e reanimar alguns locais da aldeia, de modo a poder proporcionar aos seus habitantes, familiares, amigos e visitantes em geral, todas as comodidades e actividades que tornem a sua estadia o mais agradável possível, sem ter de percorrer necessária ou desnecessariamente grandes distâncias para ir ao encontro de atividades que preencham os seus tempos livres.

Curto Prazo

Posto Médico 

No corrente ano, a Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Piódão propõe-se começar a trabalhar em alguns projetos, nomeadamente em resolver os problemas de infiltração e humidade que atualmente o nosso Posto Médico enfrenta.


Pequena nota

Decorreram, durante o ano de 2011, as obras de beneficiação e modernização do Posto Médico. Esta obra, uma parceria entre a Comissão de Melhoramentos, os Compartes e a Junta de Freguesia de Piódão, visou oferecer melhores condições tanto aos profissionais de saúde, como aos utentes em geral.

O Posto Médico situa-se no 1º Piso da Casa do Povo, obra realizada pela Comissão de Melhoramentos, e desde a sua inauguração, em Dezembro de 1956, nunca tinha sofrido qualquer intervenção de fundo.

O Posto Médico serve não só os habitantes da aldeia de Piódão, como também os habitantes das aldeias vizinhas. Não queremos, de forma alguma, que a falta de condições seja desculpa para as prolongadas ausências de médico e para a falta ou pouca assistência à saúde da nossa população.

Salão da Comissão 

Pouco usado, gostaríamos de voltar a colocar este salão como um importante ponto de referência na Aldeia.

Sede da Comissão, e muito usado no passado para esse fim, gostaríamos de, num futuro muito próximo reativá-lo: não só expondo o espólio da Comissão, como também usando-o como sala de leitura e/ou convívio com várias atividades e jogos de mesa e tabuleiro.


Pequena Nota

Em 2011, aproveitando o facto de o 1º piso (posto médico) ter ido para obras de remodelação, a Comissão aproveitou para proceder às tão necessárias obras de conservação do seu Salão, sito no 2º Piso.

 Estas pequenas obras passaram pela substituição de janelas, o que de qualquer forma teria de acontecer para a fachada do edifico ficar uniforme com o 1º piso, e pela remoção de humidades e pintura das paredes interiores.

Represa: Bar e Balneários

Pouco usado desde a trágica enxurrada de 14.07.2006, a Comissão pretende dar início a novas pequenas obras de reabilitação deste espaço. Ter um bar de apoio à praia fluvial é absolutamente necessário nos dias que correm e faz todo o sentido, tendo em conta o número de pessoas que visita a nossa praia fluvial.

 

Pequena nota

De salientar, em 2011, as obras de reabilitação deste espaço. Estas pequenas obras passam pela remoção do entulho no interior do bar (resultante da abrupta corrente de água e deslizamento de terras), pela sua limpeza, pintura, substituição de portas dos armários e das fechaduras das portas de acesso.

Também os balneários foram sujeitos à devida limpeza e às necessárias reparações, de modo a tudo poder estar operacional para a re-inauguração.

Também o espaço circundante sofreu pequenas intervenções e melhorias, nomeadamente no que se refere à colocação de mesas e bancos de piquenique e descanso.

Aldeamento turístico

O 'Aldeamento turístico' é constituído por 2 pequenas casas, cada uma delas com 2 pisos. Recentemente uma delas esteve alugada durante todo o ano. A outra tem estado fechada durante os últimos tempos. A Comissão gostaria de reativar estas 2 casas, tentando rentabilizá-las, direcionando os eventuais ganhos para as melhorias necessárias na aldeia.

A fim de proceder à (re)activação destas casa para aluguer, será necessário fazer uma intervenção a fundo, que passa pela remoção de manchas de humidade e pintura interior. Será também necessário a substituição de alguns eletrodomésticos e a contratação de uma pessoa para arrumação e limpeza do espaço.


Pequena nota

Construído pela Comissão de Melhoramentos quando o Piódão já era um importante ponto de interesse turístico e não havia qualquer forma de alojar os visitantes que por lá queriam passar uns dias ou simplesmente pernoitar, o  'Aldeamento turístico' foi uma importante obra e um grande passo dado pela Comissão nesse sentido.

Dadas as suas características, as Casas da Aldeia são o sítio ideal para alojar pequenos grupos de pessoas e/ou famílias que prefiram a privacidade que uma pequena casa completamente equipada (e com kitchenette) oferece.

Não é objetivo da Comissão competir com os outros negócios existentes na aldeia mas, esta casa, poderia ser uma importante fonte de rendimento para a Comissão, rendimento esse extremamente necessário para os seus projetos de recuperação e beneficiação das infra estruturas já existentes.

Médio-longo prazo

Casarão

Obra iniciada ainda na década de 80, o casarão situado à Fonte Caminho, causa grande impacto

a quem visita a nossa aldeia e também aos seus habitantes, não só pelas dimensões do edífico, mas também, e principalmente, por este ser, há anos, obra inacabada. Inicialmente pensado para centro social, esta obra, por vários motivos, nunca chegou a ser concluída.

 A Comissão ainda gostaria de ver esta situação resolvida, estando consciente de que a solução talvez não seja nem fácil nem rápida.

No entanto já iniciou contactos com a Câmara Municipal de Arganil, com os Compartes e a Junta de Freguesia de Piódão para, em conjunto, se estudar e encontrar a solução mais adequada à resolução deste assunto, quer seja ela a conclusão e/ou requalificação do espaço.