DESTAQUES‎ > ‎

Política Cabedelo

O mundo Político no município e suas influencias no Estado.
O Portal Cabedelo Notícia lança seu Blog de pesquisa participe
PESQUISA ON LINE

Arquivo Cabedelo Notícia
 
MATÉRIA DA REUNIÃO ONDE
REPRESENTANTES DA ATUAL GESTÃO
FAZEM PROMESSAS PARA O BAIRRO!!??
<<<<>>>>
Moradores do Portal do Poço fazem reunião e recebem representantes do poder municipal.

A reunião para apresentação dos problemas do Bairro Portal do Poço, teve início com a leitura da pauta da reunião e apresentação dos representantes do poder municipal presentes. A abertura foi presidida pelo Artista Multimídia Fred William (residente da ONG CAPP).

Fred fez uma explanação do que os moradores de Cabedelo esperam da nova administração municipal e fez comentários sobre a importância da criação de uma identidade própria para o nosso município, para que Cabedelo possa ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente como ele é, e não como parte de João Pessoa. Uma campanha publicitária para evidenciar a nossa identidade pode além de elevar a au
to estima dos moradores, como também alavancar investimentos turísticos mais representativos, geradores de emprego e renda. Falou também sobre a importância de projetos culturais abertos para atrair a juventude e os moradores de todas as idades, mudando assim a ótica de certas culturas alienígenas para dar valorização as coisas mais próprias de nosso Estado e as nossas potencialidades em todos os níveis da Arte e da Cultura Popular. Por fim salientou a problemática e a necessidade de um projeto de Ordenamento Urbano, em que as casas populares possam ser beneficiadas e ter uma infra estrutura de apoio as atividades profissionais, de esporte e lazer dignas com o que se pretende construir, ou seja: uma nova qualidade de vida para todos, de forma igualitária, sem distinção de classes sociais. 


Os representantes do governo municipal, estiverem atentos a tudo que foi dito e de forma sincera e direta explanaram o que nós poderemos esperar da nova administração pública.
Estiveram presentes a essa reunião  Vandalígia (vandinha): Primeira Dama de Cabedelo , representando o futuro prefeito Luceninha que está em Brasília. O Vereador eleito Junior Datelli, representando a situação e Pereirinha,
representando a oposição na Câmara Municipal. Dessa forma tivemos um retrato real da disponibilidade de todos para trabalhar em prol de um projeto abrangente de infraestrutura básica para o município. Ficou também evidenciado que deverá ser um esforço não apenas do Governo municipal e sim dos três poderes, pois é um projeto que deverá acontecer em diversas fases e com um custo muito elevado. Mas que as primeiras atitudes já estão sendo tomadas nesse período de transição e alguns entraves que impediram durante décadas o nosso desenvolvimento já foram contornados e estão em faze de serem solucionados, podendo assim Cabedelo sair da inadimplência para o roll dos municípios que vão poder obter investimentos do Governo Federal. Fato esse fundamental para que possamos vislumbrar uma mudança estrutural em nossa infra estrutura municipal. 


Foi entregue uma carta de intenções pretendidas pelos nossos moradores do Bairro Portal do Poço e também dos proprietários do Loteamento Portal do Poço, que estavam sendo ameaçados por construções que poderiam modificar o que em projeto foi vendido como sendo inviolável. Assim sendo deverá ser marcado uma data em deveremos receber a presença de Luceninha para que seja assinado Termo de Compromisso
com o que poderá ser obtido do governo municipal em curto, em médio e londo prazo. Assim estaremos contando com a presença de todos para esse que deverá ser um evento especial de contato direto e o começo de um diálogo aberto de colaboração de nossa ONG CAPP com a nova administração e dos nossos moradores que nunca tiveram a atenção de outros administradores públicos. 

Os moradores se sentiram confortáveis com o que foi dito e articulado até agora pela ONG CAPP, e com a presença dos representantes do novo poder municipal de Cabedelo, evidenciado que os moradores do Portal do Poço é uma minoria que não tem peso político, mas mesmo assim recebeu a atenção igual aos moradores de grandes centros urbanos, como Intermares o que demonstra a disponibilidade de que fará
a prefeitura, acabando de vez com os boatos de algumas pessoas desinformadas ou mal intencionadas de que a nova administração não atenderia as nossas reivindicações e que eram todos iguais. Estamos mostrando que necessitamos de uma parceria para que possamos criar uma malha de desenvolvimento sustentável para Cabedelo em que a nossa ONG CAPP apresentará seus projetos e em parceria tentaremos viabilizar o mais rápido possível, buscando sempre a inclusão social, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento sustentável. 

Os moradores puderam falar abertamente e alguns até agradeceram a presença pós campanha, o que é coisa rara, salientando a atitude que se espera dos políticos que elegemos para nos representar, sabendo que somos nós que pagamos os seus salários e muitos se beneficiam do cargo para causas pessoais e deixam o principal de lado. Pensando que isso é uma situação permanente de poder. Certos do que pode
m esperar, os moradores que estiveram presentes ficaram satisfeitos por tudo o que aconteceu na reunião, salientando que esse canl de comunicação é de suma importância para unificação e sintonia do governo e a população, que tem suas idéias e suas necessidades que devem sempre estar em harmonia entre o que é possível e o que pode ser executado. Vamos agora aguardar a data para um evento maior com a presença maciça da população e dos representantes da nova administração. 

A oposição na Câmara, Municipal, representada por Pereirinha, também ressaltou a importância do que foi pretendido nessa reunião e salientou que no que depender dele como único representante do Governo Estadual em Cabedelo, poderemos contar com todo o seu apoio, que ele fará uma oposição consciente e aberta ao diálogo, dentro do que for mais importantes para o nosso povo e o nosso desenvolvimento.

Exclusivo: Cabedelo Notícia
Texto: Fred William
Fotos: Márcia Dutra.

 


O prefeito Luceninha apresentou projeto de reforma e ampliação do hospital ao Ministério da Saúde em Brasília.
O prefeito de Cabedelo, Luceninha, e o secretário municipal da saúde, André Lima, classificaram como positiva a reunião ocorrida recentemente, em Brasília, com o ministro da saúde, Alexandre Padilha. Luceninha destacou ainda a importância da participação do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca e do Deputado Federal, Manoel Júnior.
Ampliar e construir para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários que buscam os serviços de saúde oferecidos pelo município. Estes são os propósitos dos diversos projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretária de Saúde e que já foram encaminhados ao Ministério da Saúde.
Dentre os projetos que já foram aprovados pelo Fundo Nacional de Saúde estão o da construção de duas Unidades Básicas de Saúde a ser construída no Jardim Jericó em Camboinha e outra no Portal do Poço, além de uma Unidade de Fitoterapia,a ser implantada  na Floresta Nacional de Restinga de Cabedelo (Mata da AMEM),  consagrando o único município da Paraíba a conseguir a aprovação de um projeto de ações de saúde ambiental.
Os projetos não ficam por aí, além dos já mencionados, também foram aprovados o da construção do  Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) tipo 3  que tem como objetivo acolher pessoas com problemas com álcool e outras drogas, estimulando sua integração com a sociedade e família. De acordo com a Assessora Especial da Secretária Municipal de Saúde, Magda Cecília, "este Centro funcionará em horário integral, podendo o usuário permanecer interno até 45 dias, dependendo da necessidade do paciente".
Em reunião no Ministério da Saúde, o Luceninha apresentou o projeto com orçamento em torno de R$ 7 Milhões, que visa a reforma e ampliação do antigo Hospital Geral de Cabedelo, situado à Rua Juarez Távora, para onde será transferido o atual Hospital Municipal, o que possibilitará a ampliação, com a instalação de cem novos leitos e dez UTI’s.
De acordo com o Prefeito, em Cabedelo existem diversos desafios a serem enfrentados, melhorar as condições da área de saúde é um deles. “A nossa luta por melhorias para o município é e será incansável. A ampliação do Hospital Municipal, que representa uma referência fundamental na cidade e nos municípios vizinhos, a exemplo de Conde e Lucena, principalmente no atendimento materno e infantil, é muito importante, uma vez que vai proporcionar melhores condições de atendimento e acolhimento aos usuários". Destacou Luceninha.
O projeto de ampliação do Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa foi idealizado por conta do aumento do fluxo de atendimento que, segundo o secretário de saúde de Cabedelo, André Luiz Barbosa, aquela Unidade Hospitalar atende uma demanda muito grande de pessoas, não só de Cabedelo, mas, também de outros municípios. "Atualmente, o Hospital Padre Alfredo dispõe apenas de 35 leitos e não possui nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva. Os casos de maior complexidade tem que ser transferido para João Pessoa", explicou.
Já de acordo com Magda Cecília, a transferência do Hospital Pe. Alfredo Barbosa para o prédio do antigo Hospital Geral é de extrema necessidade devido a possibilidade de ampliação. "No projeto consta a construção de 100 novos leitos sendo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e não há possibilidade de ser feito no atual prédio do hospital por falta de espaço", comentou.
O projeto contempla ainda a ampliação na parte de urgência, uma unidade de coleta de leite materno, um setor para realização de exames, dentro das normas do Ministério da Saúde. Atualmente o Hospital Municipal de Cabedelo conta com uma excelente equipe de profissionais e realiza em média 170 atendimentos diários. Também são feitos alguns procedimentos cirúrgicos como: Cirurgia de Catarata, Hérnia, Histerectomia e Vesícula.
 
O vice-prefeito de Cabedelo, Leto Viana, confirmou a sua saída do PMDB e sua filiação ao PTN. Da sua nova casa partidária, Leto recebeu o convite para ser pré-candidato a deputado estadual.
“Vou enfrentar mais este desafio na minha vida política, depois de seis mandatos como vereador, quatro vezes presidente da Câmara Municipal, atualmente como vice-prefeito, e principalmente com o apelo que venho recebendo dos cabedelenses, sou sim, pré-candidato a deputado estadual, disse Leto.
Ele falou ainda que Cabedelo precisa ter o deputado da cidade, que tenha o seu dia a dia no município. O pré-candidato afirmou ainda que seu candidato a governador em 2014 é Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). “Cabedelo precisa ter o deputado da cidade, que tenha o seu dia a dia no município". Finalizou Leto.
 
Comments