DESTAQUES‎ > ‎

Comunidade

Para produzir petições públicas em benefício de uma causa. Clique Aqui
                                                      
Kuhayryh Ritual - A integração de uma comunida:: CUFA Campina Grande ::   Central Única das Favelas  - Paraíba - Brasilde africana em GHANA na ÁFRICA.

ASFALTAMENTO DE ÁREA QUE COMPÕE O RETROPORTO
ESTÁ SENDO ASFALTADA
 
 
“ASFALTAMENTO DA ÁREA QUE COMPÕE O RETROPORTO DE CABEDELO QUE SÓ ESTÁ SENDO POSSÍVEL, GRAÇAS AO ESTADO, E, DEVERÁ REDUZIR O TRÂNSITO PESADO E POLUIÇÃO DO INTERIOR DO MUNICÍPIO” AFIRMA PORTA VOZ DO GOVERNO RICARDO COUTINHO EM REUNIÃO COM A ADESPB, QUANDO DO DEBATE SOBRE PARTICIPAÇÃO DAQUELE GOVERNO NA AGENDA 21 LOCAL
Em reunião, ontem (19/10) com a Agência de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba – ADESPB, o porta voz do Governo do Estado, no Município de Cabedelo, o ex-vereador, Wellington Brito confirmou a presidente da agência, Darloza Braga a participação do governo estadual no Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Cabedelo que acontecerá no período de 30/10/13 a 31/05/14, período em que será construída a Agenda 21 Local, e o Pré Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município.

GOVERNO ESTADUAL
Segundo, Wellington Brito, o Governo do Estado será parceiro da A-21 Local por entender que a cidade portuária precisa se adequar ao desenvolvimento com sustentabilidade, principio que sempre regeu o Governo de Ricardo Coutinho, já que, desde início de sua carreira política tem dado a importância, ao futuro do nosso estado, e consequentemente ao do nosso Município, onde se encontra a porta para o escoamento da produção paraibana.
 Wellington Brito, ainda afirmou que existem outras ações governamentais em estudo que ao encontro da demanda do Município para o desenvolvimento com sustentabilidade, e concluiu: “como exemplo podemos citar o asfaltamento da área que compõe o retroporto de Cabedelo que só está sendo possível, graças ao Estado, e, deverá reduzir o trânsito pesado e poluição do interior do Município”  

 
ARTICULAÇÃO DA AGENDA 21 LOCAL
 
Já a fisioterapeuta Darloza Braga, ratificou mais uma vez a importância do Estado nesta empreitada eco - sócio - política - econômica, e afirmou que já espera pela presença do Estado na Agenda 21 Local tendo em vista o grau de responsabilidade do governo e o comprometimento das lideranças municipais ligados ao governo estadual com a sustentabilidade local, principalmente, se tratando de um Município da natureza física de Cabedelo cercado por um lado por um dos mais importantes estuários do continente, e pelo outro lado, pelo Oceano Atlântico. 
 
GOVERNO FEDERAL
 
Uma nova reunião deverá acontecer próxima terça feira (22/10)  feira com representação do Governo Federal, objetivando, desta vez, definir a participação do governo na Agenda 21 Local, a informação é do tesoureiro da ADESPB, Nabal Gomes Barreto, escolhido na última reunião da agência ampliada com a participação da FENGAIS, como um dos mediadores junto as estâncias daquele poder.
 E GOVERNO MUNICIPAL
 
A Agência de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba – ADESPB deverá dá inicio na quarta feira (23/10) entendimentos com o Governo Municipal objetivando sensibilizá-lo da importância da construção da Agenda 21 Local e da sua participação no processo de construção de um Plano de Desenvolvimento Sustentável participativo para o Município de Cabedelo.
 
SOCIEDADE CILVIL ORGANIZADA
 
No que se refere a participação da sociedade civil organizada, a ADESPB, através do professor Jaêmio Carneiro, responsável pela articulação junto a este segmento vem debatendo co a Rede de ONGs SOS Cabedelo e deverá apresentar no próximo sábado (26/10) ao colegiado do fórum dos movimentos sócias o projeto da Agenda 21 finalizado.
 
SEGMENTO PRODUTIVO (EMPRESÁRIOS)
 
Já no que se refere à participação do segmento produtivo, a ADESPB deverá indicar um representante, até a próxima terça feira (22/10) para dá continuidade a articulação junto aos empresários e garantir a participação do segmento. Leia Mais.
 
Por: Jaêmio Carneiro
PORTAL DO POÇO em CABEDELO
Uma comunidade esquecida por todas as administrações públicas!
Por que será!?
 
Morador faz o que é de responsabilidade da prefeitura (ridículo)
Mesmo depois do presidente da ONG CAPP - Associação do Portal do Poço,
solicitar a intervenção do Vereador Junior Datele, que conhece as necessidades do Bairro,
que faz imensa propaganda nas redes sócias (Facebook), pedindo que enviemos
as nossas reinvindicações, não deu se quer uma resposta.
A prefeitura por sua vez, não nos enxerga (além do período político).
Não vê que temos necessidade de poder transitar (o mínimo possível), em nosso bairro.
 
 
Depois de um longo período totalmente debaixo d'agua, nada é feito para amenizar o nosso problema
que persiste há décadas, sem nenhuma providencia, é necessário que, moradores façam o serviço
que totalmente de responsabilidade da prefeitura.
 
 
Por conta e risco, morador faz obras de terraplanagem na rua Dourado,
do Portal do Poço, para que se possa transitar.
Gostaríamos saber o que o vereador que tanto pede sugestões para
apresentar ao prefeito, pode dizer desse fato, que deixa os representantes eleitos,
para servir a população, em xeque mate.
De que adianta tanta zuada para no final nós mesmos termos que fazer o trabalho da prefeitura?
Se é dessa forma que se trabalha por aqui, não se precisa eleger ninguém.
Ou estaremos errados em pensar assim?
Com a palavra os representantes da prefeitura...
FAZEM PROMESSAS PARA O BAIRRO!!??
Da esquerda para a direita: Pereirinha (eleito), Junior Datele (eleito), Primeira Dama do Município que prometeu que logo depois das eleições o próprio prefeito
estaria aqui no loteamento para falar sobre o que faria (até agora nada aconteceu), Fred William (Presidente da ONG CAPP - Associação do Portal do Poço de Cultura e Arte)
Falando pelos moradores do loteamento, agora transformado em Bairro, sem a menor infra estrutura para tal. Veja e saiba mais...
Moradores do Portal do Poço fazem reunião 
e recebem representantes do poder municipal.

A reunião para apresentação dos problemas do Bairro Portal do Poço, teve início com a leitura da pauta da reunião e apresentação dos representantes do poder municipal presentes. A abertura foi presidida pelo Artista Multimídia Fred William (residente da ONG CAPP). 

Fred fez uma explanação do que os moradores de Cabedelo esperam da nova administração municipal e fez comentários sobre a importância da criação de uma identidade própria para o nosso município, para que Cabedelo possa ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente como ele é, e não como parte de João Pessoa. Uma campanha publicitária para evidenciar a nossa identidade pode além de elevar a au
to estima dos moradores, como também alavancar investimentos turísticos mais representativos, geradores de emprego e renda. Falou também sobre a importância de projetos culturais abertos para atrair a juventude e os moradores de todas as idades, mudando assim a ótica de certas culturas alienígenas para dar valorização as coisas mais próprias de nosso Estado e as nossas potencialidades em todos os níveis da Arte e da Cultura Popular. Por fim salientou a problemática e a necessidade de um projeto de Ordenamento Urbano, em que as casas populares possam ser beneficiadas e ter uma infra estrutura de apoio as atividades profissionais, de esporte e lazer dignas com o que se pretende construir, ou seja: uma nova qualidade de vida para todos, de forma igualitária, sem distinção de classes sociais. 


Os representantes do governo municipal, estiverem atentos a tudo que foi dito e de forma sincera e direta explanaram o que nós poderemos esperar da nova administração pública.
Estiveram presentes a essa reunião  Vandalígia (vandinha): Primeira Dama de Cabedelo , representando o futuro prefeito Luceninha que está em Brasília. O Vereador eleito Junior Datelli, representando a situação e Pereirinha, 
representando a oposição na Câmara Municipal. Dessa forma tivemos um retrato real da disponibilidade de todos para trabalhar em prol de um projeto abrangente de infraestrutura básica para o município. Ficou também evidenciado que deverá ser um esforço não apenas do Governo municipal e sim dos três poderes, pois é um projeto que deverá acontecer em diversas fases e com um custo muito elevado. Mas que as primeiras atitudes já estão sendo tomadas nesse período de transição e alguns entraves que impediram durante décadas o nosso desenvolvimento já foram contornados e estão em faze de serem solucionados, podendo assim Cabedelo sair da inadimplência para o roll dos municípios que vão poder obter investimentos do Governo Federal. Fato esse fundamental para que possamos vislumbrar uma mudança estrutural em nossa infra estrutura municipal. 


Foi entregue uma carta de intenções pretendidas pelos nossos moradores do Bairro Portal do Poço e também dos proprietários do Loteamento Portal do Poço, que estavam sendo ameaçados por construções que poderiam modificar o que em projeto foi vendido como sendo inviolável. Assim sendo deverá ser marcado uma data em deveremos receber a presença de Luceninha para que seja assinado Termo de Compromisso 
com o que poderá ser obtido do governo municipal em curto, em médio e londo prazo. Assim estaremos contando com a presença de todos para esse que deverá ser um evento especial de contato direto e o começo de um diálogo aberto de colaboração de nossa ONG CAPP com a nova administração e dos nossos moradores que nunca tiveram a atenção de outros administradores públicos. 

Os moradores se sentiram confortáveis com o que foi dito e articulado até agora pela ONG CAPP, e com a presença dos representantes do novo poder municipal de Cabedelo, evidenciado que os moradores do Portal do Poço é uma minoria que não tem peso político, mas mesmo assim recebeu a atenção igual aos moradores de grandes centros urbanos, como Intermares o que demonstra a disponibilidade de que fará 
a prefeitura, acabando de vez com os boatos de algumas pessoas desinformadas ou mal intencionadas de que a nova administração não atenderia as nossas reivindicações e que eram todos iguais. Estamos mostrando que necessitamos de uma parceria para que possamos criar uma malha de desenvolvimento sustentável para Cabedelo em que a nossa ONG CAPP apresentará seus projetos e em parceria tentaremos viabilizar o mais rápido possível, buscando sempre a inclusão social, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento sustentável. 

Os moradores puderam falar abertamente e alguns até agradeceram a presença pós campanha, o que é coisa rara, salientando a atitude que se espera dos políticos que elegemos para nos representar, sabendo que somos nós que pagamos os seus salários e muitos se beneficiam do cargo para causas pessoais e deixam o principal de lado. Pensando que isso é uma situação permanente de poder. Certos do que pode
m esperar, os moradores que estiveram presentes ficaram satisfeitos por tudo o que aconteceu na reunião, salientando que esse canl de comunicação é de suma importância para unificação e sintonia do governo e a população, que tem suas idéias e suas necessidades que devem sempre estar em harmonia entre o que é possível e o que pode ser executado. Vamos agora aguardar a data para um evento maior com a presença maciça da população e dos representantes da nova administração. 

A oposição na Câmara, Municipal, representada por Pereirinha, também ressaltou a importância do que foi pretendido nessa reunião e salientou que no que depender dele como único representante do Governo Estadual em Cabedelo, poderemos contar com todo o seu apoio, que ele fará uma oposição consciente e aberta ao diálogo, dentro do que for mais importantes para o nosso povo e o nosso desenvolvimento.

Exclusivo: Cabedelo Notícia
Texto: Fred William
Fotos: Márcia Dutra.

 

 
 
 
 
Comments