DESTAQUES‎ > ‎

MUNDO

 
Arquivo Cabedelo Notícia

'Todos os países espionam', diz Casa Branca após reclamações da França

Resposta veio após novas revelações sobre atividades da NSA.
Notícia provocou reações iradas francesas.

 

A Casa Branca respondeu nesta segunda-feira (21) aos protestos feitos pela França sobre as novas denúncias de espionagem por parte da NSA (Agência de Segurança Nacional) americana alegando que "todas as nações realizam operações de espionagem".

"Já deixamos claro que os Estados Unidos recolhem informações de inteligência no exterior do mesmo modo que todos os países recolhem", afirmou a porta-voz da agência, Caitlin Hayden.

Os EUA interceptaram 70,3 milhões de e-mails e telefonemas da França ao longo de 30 dias, entre o final de 2012 e início de 2013, segundo documentos da agência, divulgados hoje pelo jornal francês "Le Monde", vazados pelo ex-funcionário Edward Snowden, atualmente asilado provisoriamente na Rússia.

Tiroteio deixa vítimas em escola em Nevada, nos EUA

Incidente próximo a Reno deixou 2 mortos e 2 feridos em estado grave.
Aluno matou professor, atirou contra várias pessoas e se matou depois.

Policiais próximo ao local do tiroteio nesta segunda-feira (21) em Sparks, no estado americano de Nevada (Foto: Kevin Clifford/AP)

Um tiroteio deixou dois mortos e dois feridos em estado grave nesta segunda-feira (21) na Sparks Middle School, na cidade de Sparks, próximo a Reno, no estado americano de Nevada, segundo a polícia.

mapa tiroteio eua nevada (Foto: 1)

Um professor foi morto ao tentar proteger os alunos quando um estudante de cerca de 13 ou 14 anos abriu fogo, segundo autoridades e testemunhas.

Centenas protestam em Paris contra o 'anti-cristianismo'

Manifestantes pediram a renúncia do presidente François Hollande.
'A França é cristã e deve continuar assim' diziam cartazes.

Centenas foram às ruas em Paris (Foto: Eric Feferberg/AFP)

Centenas de pessoas protestaram neste domingo em Paris convocadas pelo Instituto Civitas, principal grupo conservador católico nacionalista, contra o 'anti-cristianismo' e a 'política anti-familiar' do governo, constatou um jornalista da AFP.

 

Marcha de zumbis reúne 400 pessoas na Sérvia

Tradicional evento ocorreu neste sábado em Belgrado.
Marcha foi realizada para promover festival de cinema de ficção científica.

Dezenas de pessoas participaram de uma marcha dos zumbis em Belgrado (Foto: Marko Drobnjakovic/AP)

Dezenas de pessoas participaram de uma marcha dos zumbis em Belgrado, na Sérvia, neste sábado (19). Com maquiagem caprichada, cerca de 400 de pessoas caminharam pelas ruas para promover um festival de cinema local de ficção científica.

Cerca de 400 de pessoas caminharam pelas ruas de Belgrado (Foto: Marko Drobnjakovic/AP)

Saiba mais

Arábia Saudita se nega a entrar para o

Conselho de Segurança da ONU

Comunicado divulgado acusa conselho de ter 'dupla moral'.
País criticou impotência do órgão no Oriente Médio, em especial na Síria.



EUA espionaram 70,3 milhões de ligações e mensagens da França

Denúncia foi publicada no jornal 'Le Monde'.
Ministro francês disse que as 'revelações requerem explicações'.

Os Estados Unidos interceptaram 70,3 milhões de e-mails e telefonemas da França ao longo de 30 dias, entre o final de 2012 e início de 2013, segundo documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA), divulgados hoje pelo jornal francês "Le Monde".

A vigilância ocorreu entre 10 de dezembro e 8 de janeiro, uma média de três milhões de interceptações por dia, com pico de quase sete milhões em 24 de dezembro e 07 de janeiro, segundo o jornal, que destacou a natureza "maciça" da espionagem.

Série de atentados deixa 6 mortos e 19 feridos no Iraque

Ataques aconteceram em várias regiões do país.
No atentado mais violento, três civis morreram e 15 ficaram.

Três morreram em explosão de carro-bomba em uma rua no bairro Al Qahira (Foto: Hadi Mizban/AP)

Pelo menos seis pessoas morreram neste sábado (19) e outras 19 ficaram feridas em vários ataques em várias regiões do Iraque, informou o Ministério do Interior.

No atentado mais violento, três civis morreram e 15 ficaram feridos na explosão de um carro-bomba em uma rua no bairro Al Qahira, no norte da capital iraquiana.

Além disso, homens armados mataram um agente imobiliário na região de Al Gazaliya, oeste de Bagdá, enquanto duas pessoas sofreram ferimentos na explosão de uma bomba no carro em que se transferiam em Al-Daura, no sul da capital.

Em outro atentado com o mesmo tipo de explosivo, um civil morreu em seu carro, na cidade de Haditha, situada na província de Al-Anbar, no oeste do Iraque.

Um policial também morreu e outro ficou gravemente ferido pela detonação de uma bomba perto de um veículo policial na área de Abi Saida, na província de Diyala, ao nordeste de Bagdá.

Os ataques acontecem um dia depois que pelo menos 16 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba junto a uma sorveteria no leste da capital. G1

Protesto contra testes em animais fecha rodovia e tem confronto

Mascarados interditaram Raposo Tavares perto do Instituto Royal.
PM usou gás e bombas de efeito moral para conter manifestantes.

Manifestantes que estão acampados em frente ao Instituto Royal, na cidade de São Roque (SP), entraram em confronto com a polícia e interditaram a Rodovia Raposo Tavares  (Foto: Alex Falcão/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Escoteiros derrubam formação rochosa de 170 milhões de anos nos EUA e geram revolta

Ação, mostrada em vídeo postado na internet, foi alvo de revolta internacional; autoridades de Utah analisam possível processo contra trio.

Comments