PÁGINA PRINCIPAL

APRESENTAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO MORGADO DE MATEUS

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. As bibliotecas escolares articulam-se com as redes de informação e de bibliotecas, de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da UNESCO.

Desenvolver os níveis de leitura e de literacias dos seus utilizadores, diluir as diferenças existentes no acesso à informação, promover a fruição e o uso pleno e consciente da informação, apoiar o currículo, promover e apoiar o desenvolvimento de projetos internamente e orientados para a comunidade, apoiar a investigação, a ocupação dos tempos livres e a ação de clubes, promover a interiorização das literacias – em especial as da informação, leitura e media – e da multiculturalidade, abrir novos horizontes aos seus utilizadores e contribuir para a sua formação como cidadãos informados, num agrupamento que se pretende virado para o sucesso apostando cada vez mais num ensino de qualidade, constituem princípios basilares que norteiam toda a sua atividade.

As bibliotecas têm-se distinguido pelo investimento em ações inovadoras capazes de atrair os leitores mais difíceis e continuar a motivar os restantes.

O trabalho desenvolvido deve-se ao desempenho de duas professoras bibliotecárias com assento no Conselho Pedagógico, a equipas formadas por docentes e assistentes operacionais e ao facto de se contar sempre com a colaboração dos professores e da direção, pois valoriza-se o trabalho e o entusiasmo de todos. As bibliotecas procuram, igualmente, ir ao encontro da colaboração e envolvimento dos encarregados de educação.

O seu funcionamento rege-se por regulamento próprio. Possuem planos de atividades anuais e processos de autoavaliação.

As bibliotecas do agrupamento integram a Rede de Bibliotecas de Vila Real (RBVR), realizando, sempre que possível, trabalho em rede.

 
BIBLIOTECAS

Biblioteca da Escola Secundária Morgado de Mateus

A biblioteca da Escola Secundária Morgado de Mateus, atualmente escola sede do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, tem o tempo de vida deste estabelecimento de ensino, inaugurado no ano letivo de 1986-87. No entanto, a sua vitalidade,  a sua força maior, foi reforçada na sequência da atualização de um desejo e investimento dos seus atores principais: a integração na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em 2003. 

Mail: becre.esmm@gmail.com
Professora bibliotecária: Maria Manuel Carvalhais 


 
Biblioteca da Escola Monsenhor Jerónimo Amaral

A biblioteca da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, escola mais antiga do agrupamento, foi a primeira a ser integrada na Rede de Bibliotecas Escolares (1999), embora já possuísse uma estrutura semelhante a funcionar desde a inauguração da escola. Esta escola, devido à sua dinâmica, foi convidada em 2010 para integrar o Projeto A LER+ do Plano Nacional de Leitura.

Mail: culturalmente.mja@gmail.com
Professora bibliotecária: Anabela Quelhas

Biblioteca da Escola EB Nº7 Vila Real

A biblioteca da Escola Básica de Vila Real nº 7 foi integrada na RBE em 2011. Desde o início que organizou uma biblioteca itinerante, “Jerónimo Saltarico”, com obras para apoiar a leitura orientada na sala de aula, criando condições para a leitura aos alunos e professores que ainda se encontravam em escolas dispersas.

Mail: bibliotecajeronimo@gmail.com
Professora bibliotecária: Anabela Quelhas



Biblioteca da Escola Básica Abade de Mouçós

A biblioteca da Escola Básica Abade de Mouçós foi integrada na RBE em 2014, ano subsequente à entrada em funcionamento deste estabelecimento de ensino, encontrando-se em fase de constituição do seu fundo documental e do seu equipamento, embora funcionando já em pleno no cumprimento da sua missão.

Mail: ce.abademoucos@gmail.com
Professora bibliotecária: Maria Manuel Carvalhais 


 

 

 
 
   
 


 
 
 
 

 
 
...........................................................................................................

godaddy counter

...........................................................................................................