Edital

X SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO – 2015

QUAL É O LUGAR DA PESQUISA E DA FORMAÇÃO NA “PÁTRIA EDUCADORA”?

Faculdade de Educação – UNICAMP


EDITAL DE CHAMADA DE PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


A Comissão Organizadora do X SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO – 2015 receberá inscrições de participação nas modalidades ouvinte e apresentação de trabalhos em Sessões de Comunicação, que sejam resultantes de estudos e pesquisas atualmente em desenvolvimento nos Programas de Pós-graduação em Educação e Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da UNICAMP e outros Programas de Pós-graduação da UNICAMP, atendidas as condições deste edital.


1. Dos Objetivos

1.1 O evento tem como objetivo geral a garantia de um importante espaço para apresentação e discussão dos trabalhos de mestrado e doutorado em andamento, no sentido de que os estudantes de pós-graduação possam divulgar suas pesquisas, seja em seu estágio inicial ou mais avançado, contribuindo assim para construção coletiva da reflexão sobre educação enquanto campo de pesquisa e formação docente.

1.2 Como objetivo específico o evento pretende discutir e refletir o lugar da pesquisa e da formação na “Pátria Educadora”, lema do atual governo federal e título do documento elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. A questão enunciada e título do X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento – 2015, “Qual é o lugar da pesquisa e da formação na Pátria Educadora?”, compõe parte do conjunto de interrogações que estão colocadas no presente aos estudantes de pós-graduação em Educação em todo o país.


2. Das Linhas de Pesquisa e Dos Eixos Temáticos

2.1 Os trabalhos inscritos deverão inserir-se em uma das seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1 – Currículo, Avaliação e Docência;

Linha 2 – Educação e Ciências Sociais;

Linha 3 – Educação e História Cultural;

Linha 4 – Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias;

Linha 5 – Estado, Políticas Públicas e Educação;

Linha 6 – Filosofia e História da Educação;

Linha 7 – Formação de Professores e Trabalho Docente;

Linha 8 – Linguagem e Arte em Educação;

Linha 9 – Psicologia e Educação;

Linha 10 – Trabalho e Educação;

Linha 11 – Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências e Matemática;

Linha 12 – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente;

Linha 13 – História, Filosofia e Linguagem na Construção do Conhecimento em Ciências da Natureza e Matemática e no seu ensino.

2.2 As linhas de pesquisa referem-se apenas à uma indicação prévia dos trabalhos inscritos, que servirá de orientação para composição dos Anais do Evento. As Sessões de Comunicação serão organizadas conforme eixos temáticos, podendo, portanto, os/as participantes com trabalhos inscritos no evento comporem Sessões de Comunicação com integrantes de diferentes linhas e grupos de pesquisa.


3. Das Condições de Participação

3.1 Estão convidados a participar deste Edital na modalidade apresentação de trabalhos os/as estudantes regularmente matriculados nos Programas de Pós-graduação em Educação e Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP, com suas pesquisas (mestrado e doutorado) atualmente em andamento. Os interessados deverão se inscrever através de ficha de inscrição on-line disponível no sítio eletrônico do evento: https://www.sites.google.com/site/apgfeunicamp/xseminario.

3.2 Serão aceitos trabalhos de alunos matriculados em outros Programas de Pós-graduação da UNICAMP, desde que as temáticas de seus trabalhos estejam relacionadas à área de Educação.

3.3 Demais interessados em participar das atividades do X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento – 2015, mas que não se enquadrem nos itens 3.1 e 3.2, poderão realizar sua inscrição na modalidade de ouvinte.


4. Das Inscrições

4.1 A inscrição no seminário será gratuita para todos os participantes.

4.2 Os/As participantes devidamente inscritos terão direito ao recebimento de certificado de 30 horas, desde que participem de, pelo menos, 75% das atividades do evento (Sessões de Comunicação e Mesas-Redondas).

4.3 Inscrições de ouvintes

4.3.1 Interessados em participar na condição de ouvintes deverão se inscrever através de Ficha de Inscrição que se encontra on-line no sítio eletrônico acima referido no período entre os dias 20 de agosto de 2015 até 21 de setembro de 2015.

4.3.2 A Ficha de Inscrição, contendo Nome Completo, Endereço Eletrônico (e-mail), Password e Instituição, deverá ser enviada completamente preenchida no ato da inscrição, não sendo possíveis alterações posteriores. Recomenda-se, portanto, atenção no seu preenchimento pois o certificado será emitido de acordo com os dados preenchidos.

4.4 Inscrições de Trabalhos

4.4.1 Os/As estudantes interessados na apresentação de trabalhos, desde que estejam em uma das condições descritas no item 3.1 ou 3.2 deste edital, deverão se inscrever através de Ficha de Inscrição que se encontra on-line no sítio eletrônico acima referido.

4.4.2 A Ficha de Inscrição, contendo RA, Nome Completo, Endereço Eletrônico (e-mail), Password, Programa de Pós-graduação, Orientador/co-orientador, Grupo(s) de Pesquisa, Linha de Pesquisa, Título, Subtítulo, Palavras-chave (3), Resumo Simples e Resumo Expandido, deverá ser enviada completamente preenchida no ato da inscrição, não sendo possível nenhuma alteração posterior. Recomenda-se, portanto, atenção no seu preenchimento pois as informações serão usadas para o preenchimento dos certificados.

4.4.3 Somente serão aceitas inscrições entre os dias de 20 de julho de 2015 até 09 de agosto de 2015 - PRORROGADO para 24 de agosto de 2015.

4.4.4 Cada participante terá o direito de inscrever e apresentar 01 (um) trabalho.

4.4.5 A inscrição implica na aceitação, por parte do/da participante, das normas e condições descritas neste Edital.


5. Da Seleção de Trabalhos

5.1 A Comissão Organizadora esclarece que todos os trabalhos que preencham as condições descritas neste Edital, enviados dentro do prazo máximo para inscrição, sendo realizados por estudantes de pós-graduação descritos nos itens 3.1 e 3.2 e estando em andamento, serão aceitos para publicação nos Anais do X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento – 2015, publicação que contará com cadastro ISBN. A seleção ocorrerá mediante o correto preenchimento da Ficha de Inscrição e submissão dos resumos (simples e expandido) conforme normas de apresentação (item 6) e de publicação (item 7) de trabalhos.


6. Normas para Apresentação de Trabalhos

6.1 Os Trabalhos deverão ser inscritos na modalidade “Comunicação Oral” com envio de Resumo Simples e Resumo Expandido na Ficha de Inscrição até o dia 09 de agosto de 2015 - PRORROGADO para 16 de agosto de 2015. A comunicação oral dos trabalhos será realizada em uma das Sessões de Comunicação.

6.4 As salas das Sessões de Comunicação contarão com equipamento para projeção eletrônica. Os arquivos apresentados deverão estar salvos em programa Power Point – versão 1997-2003 (.ppt) ou em formato .pdf. Estudantes que optarem por fazer uso deste recurso deverão se apresentar à sua Sessão de Comunicação com antecedência.

6.4 O Certificado da comunicação oral do trabalho está condicionado à presença do autor no evento e sua efetiva apresentação durante a Sessão de Comunicação na qual estiver inscrito.

6.5 Os locais e horários das Sessões de Comunicação serão disponibilizados com antecedência no site do evento.


7. Normas de Formatação dos Resumos Simples e Expandidos

7.1 Os trabalhos apresentados devem estar relacionados com a tese ou dissertação em andamento.

Resumo Simples

7.2 O Resumo Simples será enviado mediante campo apósito presente na Ficha de Inscrição e deverá ser preenchido com, no máximo, 1.000 caracteres (com espaços). Esse resumo servirá para a produção do Caderno de Resumos do Evento.

Resumo Expandido

7.3 O Resumo Expandido será composto pelos seguintes campos: Introdução/Apresentação, Objetivos, Metodologia, Base Teórica, Campo de Pesquisa e Resultados Esperados/Parciais, Notas, Referências Bibliográficas, os quais deverão estar devidamente preenchidos na Ficha de Inscrição on-line no sítio eletrônico acima referido. Os dados informados servirão para a produção dos Anais do Evento.

7.3.1 Recomenda-se que os Resumos Expandidos contenham entre 7.000 e 10.000 caracteres (com espaços), sem contar os caracteres das Referências Bibliográficas. Trabalhos que não seguirem a recomendação serão avaliados pela comissão de seleção.

7.3.2 As citações e referências bibliográficas devem seguir às normas da ABNT (NBR 6023/2002).

7.4 Os trabalhos aprovados serão divulgados em 30 de agosto de 2015 - PRORROGADO para 10 de setembro de 2015 no sítio eletrônico do evento.

7.5 Solicita-se atenção quanto ao rigor relativo aos aspectos formais e de conteúdo solicitados segundo este edital. A redação dos resumos deve ser concisa, com exatidão e clareza necessários à sua fiel compreensão.

7.6 Os resumos cujas inscrições atendam rigorosamente aos critérios estabelecidos neste edital serão publicados no Caderno de Resumos (Resumo Simples) e Anais do Evento (Resumo Expandido), contendo ISBN.


8. Disposições finais

8.1 Os autores selecionados, desde já, autorizam a Comissão Organizadora a publicação do trabalho em meio impresso e/ou eletrônico.

8.2 A Comissão Organizadora do X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento reserva o direito de distribuir as apresentações de trabalhos conforme horário e eixos de discussão que considerar pertinentes.

8.3 Os casos omissos neste Edital serão avaliados pela Comissão Organizadora.

8.3 A Comissão Organizadora se reserva ao direito de fazer quaisquer alterações neste Edital, sem aviso prévio, mas que deverão ser divulgados pelo site do evento com a devida antecedência.

Calendário do evento

06/07/2015

Divulgação do site eletrônico

06/07/2015

Publicação do Edital de Inscrição

20/07/2015

Abertura das inscrições de trabalhos e de participantes na condição de ouvintes

09/08/2015

Encerramento das inscrições de trabalhos

30/08/2015

Divulgação dos trabalhos aprovados para Comunicação Oral.

21/09/2015

Encerramento das inscrições de participantes na condição de ouvintes

22, 23 e 24/09/15

Apresentações de Comunicações Orais


Campinas, 06 de julho de 2015.


Comissão Organizadora do X SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO – 2015